Ensino Superior Mediado pelas Tecnologias Digitais: uma Discussão acerca da Formação Docente na Modalidade EaD
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2155Palavras-chave:
Tecnologias de mediação, Formação de professores, Facilitador VirtualResumo
Partindo do contexto da modalidade de ensino a distância (EaD), este artigo traz reflexões sobre a formação de professores na relação com os facilitadores virtuais de aprendizagem do programa ofertado pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), primeira universidade virtual pública do país. Foram analisados qualitativamente 36 Relatórios do Facilitador Univesp entre os anos de 2021 e 2023 que apresentam vivências dos facilitadores virtuais com graduandos dos cursos de licenciaturas e pedagogia da instituição, evidenciando desafios das tarefas de mediação os quais sofisticadas tecnologias para o ensino remoto buscam dar conta e que merecem um olhar privilegiado ao debate da modalidade EaD no Brasil. Os resultados trazem indícios acerca dos limites enfrentados por facilitadores virtuais no que diz respeito ao engajamento dos alunos em seus estudos e em exercer práticas de ensino que possibilitem o desenvolvimento da escrita acadêmica de autoria dos graduandos num mundo onde a inteligência artificial entra em cena, impactando a qualidade da formação na modalidade EaD de futuros docentes.
Palavras-chave: Tecnologias de mediação. Formação de professores. Facilitador virtual.
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