Ensino Presencial versus Ensino à Distância: O Que os Índices de Aprovação no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade Revelam?

Autores/as

Palabras clave:

Modalidade de ensino, Ensino presencial, Ensino à distância, Exame de suficiência

Resumen

O Exame de Suficiência visa a avaliação de conhecimentos médios por parte daqueles que pretendem atuar como profissionais da contabilidade. O estudo objetiva comparar o desempenho dos estudantes do ensino presencial versus ensino à distância a partir dos índices de aprovação no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. Não se nota uma discussão longitudinal do desempenho dos estudantes no Exame de Suficiência considerando as modalidades de ensino presencial e à distância. As evidências expostas neste estudo apresentam-se como material de consulta a fim de identificar tendências e promover o aprimoramento do processo de formação dos profissionais contábeis brasileiros. As 40.013 observações foram agrupadas por unidades da federação e modalidade de ensino distribuídas entre a primeira edição de 2019 e a segunda edição de 2022 gerando 432 observações. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, teste t de Student para duas amostras independentes e ANOVA com post hoc de Games-Howell. Identificou-se que a modalidade de ensino presencial apresentou melhores índices de aproveitamento que o ensino à distância. Além disso, foram identificadas diferenças entre os períodos em análise, sendo que após a segunda edição de 2020 houve uma queda no desempenho dos estudantes. A pesquisa chama a atenção para a queda do desempenho dos discentes, em especial, da modalidade presencial e indica que para algumas unidades da federação os estudantes do ensino à distância têm alcançado melhor desempenho.

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Biografía del autor/a

Leonardo dos Santos Bandeira, Universidade Estadual do Tocantins

Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Jeová Brito Silva, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade ITOP

Pós-graduado em Auditoria e Planejamento Tributário pela Faculdade ITOP

Docência do Ensino Superior pela Faculdade FAVENI

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Publicado

2024-02-22

Cómo citar

Bandeira, L. dos S., Martins Meurer, A., & Silva, J. B. (2024). Ensino Presencial versus Ensino à Distância: O Que os Índices de Aprovação no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade Revelam?. EaD Em Foco, 14(1), e2105. Recuperado a partir de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2105

Número

Sección

Estudos de Caso