Estilos Cognitivos e Estratégias de Aprendizagem dos Alunos de um Curso de Licenciatura em Computação na Modalidade de Educação a Distância

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2071

Palabras clave:

Estilos Cognitivos., Estratégias de Aprendizagem, Educação a Distância

Resumen

Este artigo apresenta uma discussão acerca dos estilos cognitivos e estratégias de aprendizagem, de um grupo de alunos de um Curso de Licenciatura em Computação, ministrado na modalidade de Educação a Distância. Na disciplina de Didática Geral, os alunos responderam a um instrumento, que estabelece os estilos cognitivos dominantes de cada estudante. Além disso, cada aluno, por meio de um fórum de discussão, apresentou suas estratégias de aprendizagem, especialmente no contexto da EaD. Participaram do fórum, dez dos vinte e sete alunos matriculados na disciplina. Dos dez alunos participantes, quatro ficaram compreendidos no estilo reflexivo e, esse mesmo número, no estilo divergente. Dois alunos ficaram compreendidos no estilo convergente e um aluno teve o estilo cognitivo classificado como holista, bem como um aluno como serialista. A soma de alunos aqui é maior do que os dez participantes, já que um aluno pode ter mais do que um estilo dominante. A metodologia de pesquisa adotada foi qualitativa, com base na análise de conteúdo. Como o curso é ministrado na modalidade de EaD, com atividades em sua maioria assíncronas, os alunos precisam estabelecer uma rotina de estudos, para que possam acompanhar as aulas e atividades. Entre as estratégias de estudo, a maioria dos alunos destacou as videoaulas como uma forma de aprofundar o conhecimento. Além disso, os alunos destacaram a importância de buscar fontes de estudo adicionais, bem como aliar teoria e prática. 

 

Palavras-chave: Estilos cognitivos. Estratégias de aprendizagem. Educação a distância.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sidnei Renato Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

Antônio Rodrigo Delepiane de Vit, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

Guilherme Bernardino da Cunha, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

Nara Martini Bigolin, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

Vinicius Gadis Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições70, 2010.

BARIANI, I. C. D. Estilos Cognitivos de Universitários e Iniciação Científica. 1998. Tese (Doutorado) – Unicamp, Campinas.

BENDALL, R. C. A; GALPIN, A.; MARROW, L. P.; CASSIDY, S. Cognitive Style: time to experiment. Frontiers in Psychology, v.7, 2016. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2016.01786/full - Acesso em: 11 set. 2023.

BERGMANN, J. Aprendizagem Invertida para resolver o Problema do Dever de Casa. Porto Alegre: Penso, 2018.

CANDOTTI, C. T. et al. Sistema Hipermídia Adaptativo baseado em Estilos Cognitivos. RENOTE Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, n. 2, 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14161 - Acesso em: 11 set. 2023.

CARDOSO, M. R. G.; OLIVEIRA, G. S.; GHELLI, K. G. M. Análise de Conteúdo: uma metodologia de pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 43. p. 98-111, 2021.

COLLI, E.; SILVEIRA, S. R. Sistema de Recomendação de Objetos de Aprendizagem baseado em Estilos Cognitivos e na Taxonomia de Bloom. Educere et Educare, v. 18, n. 45, 2023. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/issue/view/1166 - Acesso em: 09 jul. 2023.

COWAN, J. Como ser um Professor Universitário Inovador: reflexão na ação. Traduzido por Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2002.

DAROS, F. A. G.; PRADO, M. R. M. Feedback no Processo de Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior. Anais do EDUCERE – XII Congresso Nacional de Educação, 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17456_9283.pdf - Acesso em: 18 nov. 2021.

FLORES, A. M. O Feedback como Recurso para a Motivação e Avaliação da Aprendizagem na Educação a Distância. Anais do Congresso da Associação Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 2009. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2009/CD/trabalhos/1552009182855.pdf - Acesso em: 24 nov. 2021.

GELLER, M. Educação a Distância e Estilos Cognitivos: Construindo um Novo Olhar sobre os Ambientes Virtuais. 2004. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Pós-Graduação em Informática na Educação, UFRGS, Porto Alegre.

LEMES, S. S. Os Estilos Cognitivos na Educação Escolar e sua Dimensão Conceitual como Aporte Teórico para a Orientação do Ensino e da Aprendizagem. Camine, v. 4, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/616 - Acesso em: 11 set. 2023.

NATEL, M. C.; TARCIA, R. M. L.; SIGULEM, D. A Aprendizagem Humana: cada pessoa com seu estilo. Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, v. 30, ed. 92, 2013. Disponível em: http://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/107/a-aprendizagem-humana--cada-pessoa-com-seu-estilo - Acesso em: 11 set. 2023.

OVALLE, A.; TOBÓN, G. C. Calidad de la Interacción Docente-Niño en el Aula y los Estilos Cognitivos en la Dimensión Reflexividad-Impulsividad. Manizales (Colômbia), 13 (1): 201-222. Disponível em: https://revistasojs.ucaldas.edu.co/index.php/latinoamericana/article/view/4020/3728 - Acesso em: 10 set. 2023.

PARREIRA, F. J.; FALKEMBACH, G. A. M.; SILVEIRA, S. R. Construção de Jogos Educacionais Digitais e Objetos de Aprendizagem: um estudo de caso empregando Adobe Flash, HTML 5, CSS, JavaScript e Ardora. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2018.

PEREIRA, A. S. et al. Metodologia da Aprendizagem em EaD. Santa Maria: UAB/UFSM, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/15809 - Acesso em: 27 abr. 2023.

PEREIRA, A. S. et al. Didática Geral. Santa Maria: UAB/UFSM, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/11912 - Acesso em: 27 abr. 2023.

SILVEIRA, S. R. Formação de Grupos Colaborativos em um Ambiente Multiagente de Aprendizagem na Internet: um estudo de caso utilizando sistemas multiagentes e algoritmos genéticos. Porto Alegre: PPGC/UFRGS, 2006. Tese de Doutorado.

SILVEIRA, S. R.; PARREIRA, F. J.; BIGOLIN, N. M. Metodologia do Ensino e da Aprendizagem em Informática. Santa Maria: UAB/NTE/UFSM, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/18334 - Acesso em: 01 mai. 2022.

SILVEIRA, S. R. et al. A Importância do Feedback para Estimular a Aprendizagem: relato de experiências realizadas no ensino remoto. In: Maraia, L. G. O. (Org.). Metodologias e Práticas Pedagógicas: experimentações criadoras na educação. 1 ed. Santa Maria: Arco Editores, 2022, v. 1, p. 151-165.

SILVEIRA, S. R. et al. Aplicação de Sistemas Hipermídia Adaptativos nos Processos de Ensino e de Aprendizagem. In: Educação em Perspectiva: reflexões entre a teoria e a prática. Itapiranga - SC: Schreiben, 2022.

SILVEIRA, S. R.; VIT, A. R. D.; RIBEIRO, V. G. Experiências no Ensino Híbrido: a opinião dos alunos do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen/RS. Anais do V Seminário de Boas Práticas de Ensino e Aprendizagem (SBPEA) da EEL-USP, 2022. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/sbpea2022/ - Acesso em: 10 jul. 2023.

SILVEIRA, S. R.; VIT, A. R. D.; RIBEIRO, V. G. Computadores e Sociedade: relato de experiências na modalidade de ensino remoto. Anais do III COBICET – Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 2022. Disponível em: https://www.even3.com.br/cobicet2022/ - Acesso em: 10 set. 2023.

UFSM, Universidade Federal de Santa Maria. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação. Disponível em: https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/educacao-a-distancia/computacao - Acesso em: 10 set. 2023.

VYGOTSKY, L. A Formação Social da Mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ZABALZA, M. A. O Ensino Universitário: seu cenário e seus protagonistas. Traduzido por Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Publicado

2023-10-13

Cómo citar

Silveira, S. R., Delepiane de Vit, A. R., Cunha, G. B. da, Bigolin, N. M., & Ribeiro, V. G. (2023). Estilos Cognitivos e Estratégias de Aprendizagem dos Alunos de um Curso de Licenciatura em Computação na Modalidade de Educação a Distância. EaD Em Foco, 13(1), e2071. https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2071

Número

Sección

Estudos de Caso