Explorando a Aprendizagem Lúdica: Desenvolvimento de Jogo Interativo Utilizando Calculadora de Blocos
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2023Palabras clave:
Jogo Educacional, Android, Lua, Corona SDKResumen
Os jogos possuem um grande potencial educativo e atraem as pessoas devido à interatividade que proporcionam. Utilizar elementos lúdicos na educação pode ser promissor, especialmente considerando que a nova geração cresce imersa no mundo digital, adquirindo habilidades naturalmente ao interagir com dispositivos tecnológicos. A tecnologia pode ser uma aliada importante para aproximar o ensino do lúdico, permitindo que o tempo gasto em dispositivos eletrônicos gere resultados positivos na educação. Nesse sentido, foi desenvolvido um jogo educacional para a plataforma Android, utilizando a linguagem de programação LUA, o emulador Corona SDK e o editor de texto Sublime Text. O objetivo do aplicativo é auxiliar o ensino de Matemática através da calculadora de bloco, estimulando aspectos cognitivos e sociais, tornando o estudo um momento prazeroso por meio de desafios que incentivam a descoberta e criando um ambiente de estudo agradável e propício ao aprendizado.
Palavras-chave: Jogo educacional. jogos aplicados no ensino da Matemática. Android. Lua. Corona SDK.o.
Descargas
Citas
ARRUDA, E. Ciberprofessor. Novas tecnologias, ensino e trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica; FCH-Fumec, 2004.
BELL, D. The Coming of Post-Industrial Society, Basic Books, 1976.
BIANCHESSI, C.; MENDES, A. P. Ensino de História por Meio de Jogos Digitais: Relato de Aprendizagem Significativa com Games. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(29), 145-160, 2019.
BURTON , B. G. Criando Aplicações Móveis com Corona, Burtons Media Group, 2012.
CANI, J. B. et al. Análise de jogos digitais em dispositivosmóveis para aprendizagem de línguasestrangeira, Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 2017.
COSCARELLI, C. V. Linkando as ideias dos textos. In: ARAÚJO, J. C. A.; DIEB, M. (Org.). Letramentos na web: gêneros, interação e ensino. Fortaleza: UFC, p. 13-20, 2009.
COSTA, J. H. L.; SILVA, H. C. A.; NASCIMENTO, G. F. C. L. A Questão dos Jogos Eletrônicos para Inclusão Digital e Social no Contexto da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão e Ciência da Informação, 2010, João Pessoa. Anais do 33º Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão e Ciência da Informação (ENEBD), 2010.
FERNANDEZ, M. M. Corona SDK Mobile Game Development: Beginner’s Guide, Editora Packt, 2012.
GAIO, S. M., PETRY, R. R.; Objetos Virtuais de Aprendizagem no Geogebra: Estudo de Possibilidades para o Ensino de Parábolas, Jornada de Iniciação Científica E Tecnológica, 2022.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, Atlas, 2022.
GLOBAL MOBILE STATISTICS 2023: DATAREPORTAL. Mobile subscribers; handset market share; mobile operators» mobiThinking [S.l.] 2023. https://datareportal.com/global-digital-overview, Acesso em: 28 de junho de 2023.
GUISSO, L.; GESSER, M. Docência e Processos de Escolarização: Desafios nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Psicol., Ciênc. Prof, 2019.
LECHETA, R. R. Aprenda a Criar Aplicações para Dispositivos Móveis com o Android SDK, Novatec, 2010.
MANZANO, J. A. N. G. Introdução à linguagem Lua, Novatec, 2018.
NETO, J. F. B.; DA FONSECA, F. S. Jogos educativos em dispositivos móveis como auxílio ao ensino da matemática. Renote, v. 11, n. 1, 2013.
PALEG, D. Mastering Sublime Text: A Concise Guide to Help You Master the Sublime Text Skills, from Basic Setup Through the Art of Theme Customization to the Proficiency of Plugin Development, Packt Publishing, 2013.
PEREIRA, L. C. O.; DA SILVA, M. L., Android para desenvolvedores. Brasport, 2009.
SOUZA, R. B. O. Uso das Tecnologias na Educação, Revista Pátio, 2015.
THUROW, A. C. et al. A importância da Atividade Lúdica para a Prática Docente: a Construção do Conhecimento das Crianças. Revista Educação Pública, (21), 39, 2021.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.