Possíveis Contribuições do Aplicativo Photomath na Análise de Erros no Estudo Sobre Produtos Notáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2009

Palavras-chave:

Aplicativo photomath, Análise do erro , Produtos notáveis, Ensino de matemática

Resumo

 Este estudo surgiu do diálogo com estudantes no conteúdo de produtos notáveis, quando se apontou o App Photomath como recurso para resolver atividades matemáticas propostas pelos professores no ensino remoto emergencial. Diante disso, o presente relato de experiência docente tem por objetivo investigar as possíveis contribuições do App Photomath para análise do erro na resolução de problemas matemáticos por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Os dados aqui apresentados têm como sujeitos 21 estudantes do 9º ano de uma escola pública estadual de um município da região metropolitana de Curitiba e segue, como metodologia, a abordagem qualitativa. Para tanto, o estudo se desenvolveu em quatro aulas de Matemática, separadas em cinco momentos que envolviam desde o preenchimento de questionário inicial até a análise dos erros cometidos na resolução de problemas com registro em um relatório final, tendo como ferramenta o App Photomath. As conclusões iniciais evidenciaram que no ensino remoto emergencial surgiu a necessidade de acessar recursos digitais na busca de sanar dificuldades de aprendizagem de algum conteúdo, reverberando no retorno às aulas o uso desses. O App Photomath emerge como aliado à análise de erros na resolução de problemas de modo a se tornar um meio para a aprendizagem matemática mediada por uma tecnologia.

 

Palavras-chave: Aplicativo photomath. Análise do erro. Produtos notáveis. Ensino de matemática.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille, 2004.

AVIZ, W. M. de A.; VASCONCELOS, A. E. R.; LOZADA, C. O. O uso dos aplicativos Photomath e Toon Math no ensino de matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 8, n. 23, p. 721–737, 2021.

BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R. S. R; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: Internet e sala de aula em movimento. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

CURY, H. N. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

DIAS, A. L. B.; COELHO, J. C. B. G.; MYNATT, G. "Professora, a gente pode usar o Photomath?" O lugar dos aplicativos nas aulas de Matemática. Pesquisas e Práticas Educativas, v. 1, p. 1-17, 2020.

GONÇALVES, A. M.; KANAANE, R. A prática docente e as tecnologias digitais. Revista Eletrônica Pesquiseduca. Santos, v.13, n. 29, p.256-265, jan.-abr 2021.

JACINTO, H. Gostar de matemática, é caso raro? Educação e Matemática, Brasília, n. 161, p. 1-1, 2021.

KALINKE, M. A. Em busca de compreensões, possibilidades e definições. In: MOTTA, M. S.; KALINKE, M.A. (Orgs). Inovações e Tecnologias Digitais na Educação: uma busca por definições e compreensões. Campo Grande, MS: Life Editora, 2021.

KLIEMANN, G. L.; DULLIUS, M. M. Análise de erros na resolução de problemas matemáticos. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Amazônia, v. 13, n. 28, p. 166-180, 2017.

LEAL DA CONCEIÇÃO, D. et al. O uso do aplicativo Photomath como um recurso pedagógico na aprendizagem de matemática. Revista Actas del CUREM, [S. l.], v. 2, 2015.

RIBAS, E. VIALI; L. LAHM, R. Educação com Tecnologias Digitais: questões didáticas que contribuem para aprendizagem. SIED: EnPED-Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2016

ROCHA, A. K. de O.; PRADO, M. E. B. B.; VALENTE, J. A. A linguagem de programação Scratch na formação do professor: uma abordagem baseada no TPACK. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, Segipe, v. 5, n. 2, p. 19-36, 2020.

SANTOS, J.; SANTOS, R. O uso do celular como ferramenta de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação e Saúde, Patos, v.4, n. 4. p. 1-6, jan. 2015.

SCHLEMMER, E.; MOREIRA, J. A. M. Ampliando conceitos para o paradigma de educação digital OnLIFE. Interações, Belo Horizonte, v. 16, n. 55, p. 103-122, 2020.

SILVA, K.K.A; BHEAR, P. A. Competências digitais na Educação a Distância: perspectiva para a pós-pandemia. In: MATTAR, E. (Org). Educação à distância pós-pandemia: uma visão do futuro. São Paulo: Artesanato Educacional, 2022.

SPINILLO, A. G.; PACHECO, A. B.; GOMES, J. F.; CAVALCANTI, L. O erro no processo de ensino-aprendizagem da Matemática: Errar é preciso? Boletim Gepem (Online), Campinas SP, n. 64 – jan./jun. 2014.

UNESCO. Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel. 2017.

VALÊNCIA, A. F. Tecnología y educación matemática en tiempos de pandemia. Olhar de professor, v. 23, p. 1-4, 2020.

VAZ, R. F. N.; NASSER, L. Um Estudo sobre o Feedback Formativo na Avaliação em Matemática e sua Conexão com a Atribuição de Notas. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Marília, v. 35, n. 69, pp. 3-21, 2021.

Downloads

Publicado

04-05-2023

Como Citar

Almeida, S. R. M. de, Grosskopf, A. L., & Motta, M. S. (2023). Possíveis Contribuições do Aplicativo Photomath na Análise de Erros no Estudo Sobre Produtos Notáveis. EaD Em Foco, 13(1), e2009. https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2009

Edição

Seção

Estudos de Caso

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)