A Gamificação como Alternativa Didática na Aprendizagem de Conceitos Matemáticos nos Anos Iniciais Durante a Pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1904Resumen
O objetivo deste estudo é investigar as contribuições da gamificação enquanto alternativa didática na aprendizagem de conceitos matemáticos durante o período pandêmico. A metodologia deste trabalho está apoiada na abordagem qualitativa, com princípios da pesquisa-intervenção organizada em três etapas: mapeamento do perfil da turma e das necessidades; planejamento e execução da gamificação e avaliação da atividade gamificada no aprendizado de conceitos matemáticos. O público-alvo foi constituído por uma turma de 25 estudantes do 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública no interior do Paraná. Os resultados indicam que a atividade gamificada favoreceu a aprendizagem de conceitos matemáticos na medida em que possibilitou a participação ativa e o engajamento dos estudantes por meio de uma experiência lúdica, juntamente com a possibilidade de fornecer feedbacks instantâneos, a avaliação constante e as mediações necessárias. Ainda, que a atividade gamificada se constituiu como uma tarefa desafiadora, a qual provocou várias formas de operação mental e o interesse dos estudantes em realizar questões matemáticas via ensino remoto.
Palavras-chave: Gamificação. Matemática. Didática. Aprendizagem. Ensino remoto.
Descargas
Citas
APARíCIO, A.; SILVA, F. G. M. da. Jogo para a aprendizagem das operações matemáticas. Atas do 4.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning. Mai-2018. p.362-371. Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX Universidade de Coimbra - Coimbra. ISBN:978-972-8627-79-9
BELLONI, M. L.; GOMES, N. G. Infância, mídias e aprendizagem: autodidaxia e colaboração. Educ. Soc. [online]. 2008, vol.29, n.104, pp.717-746. ISSN 1678-4626. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a0529104.pdf Acesso em: 30 mar. 2021.
BITTENCOURT, L. P.; BATISTA, M. L. S. A Educação Matemática e o "Desinteresse" do Estudante: Causa ou Consequência? In: II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇíO MATEMíTICA. 2011. Ijuí, RS. Disponível em: www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cnem/cnem/principal/cc/DOC/CC44.doc Acesso em: 20 set. 2021.
BRASIL, Ministério da Educação e da Cultura – MEC, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Brasil no PISA 2018 [recurso eletrônico]. Brasília – DF, 2020. 185 p. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/relatorio_brasil_no_pisa_2018.pdf Acesso em: 20 de fev de 2021.
BUNCHBALL INC. Gamification 101: an introduction to the use of game dynamics to influence behavior. 2010. Disponível em: http://www.bunchball.com/sites/default/files/downloads/gamification101.pdf. Acesso em: 02 set. 2021.
BUSARELLO, R. I. Gamification: princípios e estratégias. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016. 126p.
CARVALHO, M. S. Gamificação no ensino fundamental: uma revisão da literatura acadêmica. Juiz de Fora - BH, 18-Ago-2018.
COELHO, J. A. P. Uso de Gamificação em cursos online abertos e massivos para Formação Continuada de Docentes de Matemática (2017) 102 f. Mestrado Profissional em EDUCAÇíO MATEMíTICA Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, Juiz de Fora Biblioteca Depositária: UFJF.
COSTA, T. M. Elementos dos jogos aplicados a um material instrucional sobre modelagem matemática de problemas físicos sob a ótica da teoria da aprendizagem significativa. Universidade de brasília programa de pós-graduação em ensino de ciências mestrado profissional em ensino de ciências. Brasília – DF, 2014.
CREMONTTI FILHO, J. L. O uso da Aprendizagem Móvel e Técnicas de Gamificação como suporte ao Ensino de Matrizes. 75f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional), Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2016.
FANTIN, M. Crianças, dispositivos móveis e aprendizagens formais e informais. ETD - Educação Temática Digital, v. 20, n. 1, p. 66-80, 15 jan. 2018.
FARDO, M. L. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41629. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41629. Acesso em: 23 jun. 2021.
FERNANDES, D. Para uma teoria da avaliação formativa. Revista Portuguesa de Educação, 2006, 19 (2), pp. 21-50. CIEd - Universidade do Minho. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpe/v19n2/v19n2a03.pdf acesso em: 27 de dez. 2021.
GOMES, M. S. Gamificação e Educação Matemática: uma reflexão pela óptica da Teoria das Situações Didáticas. 2017, 96 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, São Paulo, SP, 2017.
GOMES, M. dos S.; SILVA, M. J. F. Gamificação: uma estratégia didática fundamentada pela perspectiva da Teoria das Situações Didáticas. Horizontes - Revista de Educação, 2018, vol. 6, nº 11, 18–30. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8398/4846
JÚNIOR, M. S. T. da S. APONTAMENTOS SOBRE A NARRATIVIDADE E A ASPECTUALIZAÇíO DO ATO DEJOGAR NO JOGO SUPER MARIO WORLDNARRATIVITY AND ASPECTUALIZATION ON PLAYING SUPER MARIO WORLD, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 85-111, jan.-abr. 2019 – ISSN 1983-3652DOI: 10.17851/1983-3652.12.1.85-111
MACÊDO, A. (2011). Práticas educativas escolares ancoradas í s mídias tecnológicas: Um estudo da contextualização da tecnologia na realidade de uma escola municipal em Natal/RN. [Dissertação de Mestrado]. Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/bitstream/123456789/14482/1/AldaM_DISSERT.pdf. Acesso: 05 jan 2021.
MORAES, D. A. F. de.; SANTOS, A. M. C. Formação de conceitos de Geografia nos anos iniciais: contribuições de uma sequência didática centrada em diferentes estratégias. Atos de Pesquisa em Educação, v. 17, n. 1, p. e9388, jul. 2022. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9388. Acesso em: 23 mai. 2022.
MORAES, D. A. F. de; MELLO, D. E. de. O ensino de conceitos na universidade: o Facebook como instrumento de mediação didática colaborativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 361–384, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i2.12391. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12391. Acesso em: 24 ago. 2021.
MALVASI, V.; RECIO-MORENO, D. Percepción de las estrategias de gamificación en las escuelas secundarias italianas. Alteridad, 2022 (17)1, 50-63. Disponível em: https://alteridad.ups.edu.ec/index.php/alteridad/article/view/1.2022.04. Acesso: 07 fev. 2022.
ORLANDI, T. R. C.; DUQUE, C. G.; MORI, A. M. Gamificação: uma nova abordagem multimodal para a educação. Biblios [online]. 2018, n.70, pp.17-30.
RITTER, D.; BULEGON, A. M. Mapeamento das Publicações sobre Gamificação e Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 36, p. 1-20, 17 dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/13010/10050. Acesso: 06 fev 2021.
SANTOS, C. B. M dos. Medal of Honor e a construção da memória da Segunda Guerra Mundial. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Fluminense, 2009.
SEIXAS, L. da R. A efetividade de mecânicas de gamificação sobre o engajamento de estudantes do Ensino Fundamental. 2014. 136f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco. Recife.
SCHLEMMER, E. Gamificação em espaços de convivência híbridos e multimodais: design e cognição em discussão. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 42, p. 73-89, jul/dez 2014. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1029/709. Acesso em 10 jan. 2021
TOLOMEI, B. V. A Gamificação como Estratégia de Engajamento e Motivação na Educação. EaD em Foco, v. 7, n. 2, 6 set. 2017.Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/440. Acesso em 20 nov. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.