A Gamificação como Alternativa Didática na Aprendizagem de Conceitos Matemáticos nos Anos Iniciais Durante a Pandemia da Covid-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1904

Resumen

O objetivo deste estudo é investigar as contribuições da gamificação enquanto alternativa didática na aprendizagem de conceitos matemáticos durante o período pandêmico. A metodologia deste trabalho está apoiada na abordagem qualitativa, com princípios da pesquisa-intervenção organizada em três etapas: mapeamento do perfil da turma e das necessidades; planejamento e execução da gamificação e avaliação da atividade gamificada no aprendizado de conceitos matemáticos. O público-alvo foi constituído por uma turma de 25 estudantes do 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública no interior do Paraná. Os resultados indicam que a atividade gamificada favoreceu a aprendizagem de conceitos matemáticos na medida em que possibilitou a participação ativa e o engajamento dos estudantes por meio de uma experiência lúdica, juntamente com a possibilidade de fornecer feedbacks instantâneos, a avaliação constante e as mediações necessárias. Ainda, que a atividade gamificada se constituiu como uma tarefa desafiadora, a qual provocou várias formas de operação mental e o interesse dos estudantes em realizar questões matemáticas via ensino remoto.

Palavras-chave: Gamificação. Matemática. Didática. Aprendizagem. Ensino remoto.

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Biografía del autor/a

Krishna Campos, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pelo Instituto Federal do Paraná. Especialização em Desenvolvimento para Dispositivos Móveis no Centro Universitário Filadélfia.

Diene Eire de Méllo, Universidade Estadual de Londrina

Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Pedagogia com Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997). Doutora em Educação pela UEM (2010). Pós doutora em Educação com foco em e-learning pela Universidade Aberta de Portugal (2015). É docente do Programa de pós-graduação em Educação (PPEDU-UEL), com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: formação de professores, ensino, educação, tecnologias e aprendizagem e educação a distância. Coordenadora do NDE (Núcleo de Desenvovimento Estrututurante) do Curso de Pedagogia. Editora chefe da Revista Educação em Análise. Coordenadora do Grupo de Pesquisa DidaTic. Site do Grupo de Pesquisa: https://ueldidatic.wixsite.com/website. Coordenadora do NDE do Curso de Pedagogia. Membro representante do Curso de Pedagogia no FOPE-UEL (Fórum Permanente das licenciaturas). Coordenadora do Curso de Especialização em Docência na Educação Superior (CEMAD- UEL). Coordenadora do GT-11 - Comunicação e Educação- Anped Sul.

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Publicado

2022-09-23

Cómo citar

Campos, K., Moraes, D. A. F. de, & Méllo, D. E. de . (2022). A Gamificação como Alternativa Didática na Aprendizagem de Conceitos Matemáticos nos Anos Iniciais Durante a Pandemia da Covid-19. EaD Em Foco, 12(2), e1904. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1904

Número

Sección

Estudos de Caso

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