Desafios para a Reformulação da Concepção Pedagógica de um Curso de Especialização Lato Sensu Durante a Pandemia da COVID-19: um Relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1783Resumen
A Escola de Governo Fiocruz é responsável por prover diversos cursos lato sensu para a formação de profissionais na área da saúde. Neste artigo, será relatada a experiência do curso Tecnologias Industriais Farmacêuticas que repensou toda a concepção pedagógica durante a pandemia da COVID-19. Em uma análise histórica verifica-se a necessidade de atualização do currículo em conjunto com a modernização das formas de mediar o processo ensino-aprendizagem, especialmente no que tange o uso de tecnologias para tal. As primeiras mudanças coincidiram com o início da pandemia da COVID-19 e a necessidade imediata de virtualizar as atividades. Dentro de uma perspectiva que envolveu a capacitação de coordenadores e docentes, algumas grandes mudanças foram propostas, entre elas: criação de instância coletiva deliberativa com representante docente e discente, fortalecimento do acolhimento dos estudantes como estratégia de engajamento, revisão curricular, implementação do portfólio digital como instrumento reflexivo e avaliativo e flexibilização das modalidades de trabalhos de conclusão de curso. Atribui-se o sucesso da implementação das mudanças e a superação de desafios ao comprometimento conjunto dos profissionais da gestão acadêmica, coordenação, docentes e estudantes em fazer do curso uma construção coletiva baseada em preceitos clássicos e modernos da educação.
Palavras-chave: Atividades formativas. Educação continuada. Emergência sanitária. Indústria farmacêutica.
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