Desafios para a Reformulação da Concepção Pedagógica de um Curso de Especialização Lato Sensu Durante a Pandemia da COVID-19: um Relato de Experiência

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1783

Resumen

A Escola de Governo Fiocruz é responsável por prover diversos cursos lato sensu para a formação de profissionais na área da saúde. Neste artigo, será relatada a experiência do curso Tecnologias Industriais Farmacêuticas que repensou toda a concepção pedagógica durante a pandemia da COVID-19. Em uma análise histórica verifica-se a necessidade de atualização do currículo em conjunto com a modernização das formas de mediar o processo ensino-aprendizagem, especialmente no que tange o uso de tecnologias para tal. As primeiras mudanças coincidiram com o início da pandemia da COVID-19 e a necessidade imediata de virtualizar as atividades. Dentro de uma perspectiva que envolveu a capacitação de coordenadores e docentes, algumas grandes mudanças foram propostas, entre elas: criação de instância coletiva deliberativa com representante docente e discente, fortalecimento do acolhimento dos estudantes como estratégia de engajamento, revisão curricular, implementação do portfólio digital como instrumento reflexivo e avaliativo e flexibilização das modalidades de trabalhos de conclusão de curso. Atribui-se o sucesso da implementação das mudanças e a superação de desafios ao comprometimento conjunto dos profissionais da gestão acadêmica, coordenação, docentes e estudantes em fazer do curso uma construção coletiva baseada em preceitos clássicos e modernos da educação.

Palavras-chave: Atividades formativas. Educação continuada. Emergência sanitária. Indústria farmacêutica.

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Biografía del autor/a

Livia Deris Prado, Fundação Oswaldo Cruz

Laboratório de Desenvolvimento e Validação Analí­tica, Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), Laboratório de Desenvolvimento e Validação Analí­tica – Instituto de Tecnologia em Fármacos

Camila Areias de Oliveira, Fundação Oswaldo Cruz

Laboratório de Desenvolvimento e Validação Analí­tica, Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), Fiocruz, Rio de Janeiro, Brazil

Mariana Conceição de Souza, Fundação Oswaldo Cruz

Laboratório de Farmacologia Aplicada, Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), Fiocruz, Rio de Janeiro, Brazil

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Publicado

2022-07-14

Cómo citar

Prado, L. D., Oliveira, C. A. de ., & Souza, M. C. de. (2022). Desafios para a Reformulação da Concepção Pedagógica de um Curso de Especialização Lato Sensu Durante a Pandemia da COVID-19: um Relato de Experiência. EaD Em Foco, 12(2), e1783. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1783

Número

Sección

Estudos de Caso

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