Mudando o Foco da Avaliação: Estudo de Alternativas Possíveis para a Avaliação Escolar
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1713Resumen
Este trabalho buscou desenvolver um método de relativização da média aritmética das notas para obtenção do resultado final na avaliação escolar, utilizando para isso um curso no formato EaD para professores da Educação Básica em formação continuada, refletindo sobre a prática avaliativa nas escolas e a nota final obtida por média aritmética. O curso procurou instrumentalizar os professores, oferecendo alternativas de análise para o resultado final, discutindo possíveis problemas relacionados à média aritmética das notas. A metodologia utilizada neste estudo, de cunho qualitativo, envolveu a aplicação de um curso de formação docente continuada online e posterior análise de depoimentos relativos ao uso da metodologia avaliativa nele proposta, colhidos da própria plataforma de curso e, anos após, realizando nova coleta de depoimentos com os mesmos sujeitos, por meio da plataforma Google Forms. Percebemos a aceitação dos participantes com relação à prática avaliativa proposta, inclusive declarando uso presencial desta metodologia nas escolas e divulgação entre os colegas.
Palavras-chave: Formação docente continuada. Instructional design. Avaliação Escolar.
Descargas
Citas
ALMEIDA, M. C.; CARVALHO, E. A. C. (Org.). Edgar Morin, Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Tradução de Edgard de Assis Carvalho. 4ª. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 104 p.
ARDOINO, J. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, J. G. A. (Org.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: EdUFSCar, 1998. 204 p.
AXT, M. et al. Interação dialógica: uma proposta teórico-metodológica em ambientes virtuais de aprendizagem. RENOTE: revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, v. 4, n. 1, pp. 1-12, julho 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília: MEC, SEED, 2007. 31p. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em jul 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
p. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em nov 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselho Nacional da Educação. Base Nacional Comum Curricular / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, CNE, 2018. 600 p. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em nov 2021.
CABRAL, D. R. B. Avaliação Escolar: ser quantitativa não impede a observação processual 2019. 60f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências) – Instituto de Bioquímica Médica (IBqM), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de janeiro, RJ. 2019.
DEMO, P. Avaliação qualitativa. 9ª Edição, Campina, SP: Autores Associados, 2008. 109 p.
DEPRESBITERIS, L. Avaliação educacional em três atos. São Paulo: Editora SENAC, 2000. 102 p.
DOS ANJOS, M. B.; RÔÇAS, G.; PEREIRA, M. V.. Análise de livre interpretação como uma possibilidade de caminho metodológico. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 12, n. 3, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/340447018_Analise_de_livre_interpretacao_como_uma_possibilidade_de_caminho_metodologico. Acesso em jul 2022.
FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança – um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1997. 127 p.
FUNDAÇíO CECIERJ. DIRETORIA DE EXTENSíO. Missão. Disponível em https://www.cecierj.edu.br/a-extensao/. Acesso em nov 2021.
HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. 136 p.
HOFFMANN, J. Avaliar para promover: As setas do caminho. 14ª. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2011. 160 p.
KINCHELOE, J. L. Redefinindo e Interpretando o Objeto de Estudo. In: KINCHELOE, J. L.; BERRY, K. S. Pesquisa em Educação: conceituando a bricolagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2007.
LOTT, A. C. O. et al.Persistência e Evasão na Educação a Distância: Examinando Fatores Explicativos. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, s. l., v. 17, n. 2, p. 149-171, 2018 apud VIEIRA, K. M. et al. Escala de Determinantes da Evasão no Ensino a Distância (EDED): Proposição e Validação. EaD em Foco, v. 10, n. 2, 2020.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 18ª. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 272 p.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2013.
MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2010.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2013.
MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2008.
MOORE, M. G. The Theory of Transactional Distance. pp. 32-46. In: MOORE, M. G.; DIEHL, W. C. (Editors). Handbook of Distance Education. 4ª Ed. Ed. Routledge. 2019. 607 p.
NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, v. 44, n. 3, Seção Temática: Resistências E (Re)existências Em Espaços Sociais De Formação Em Tempos De Neo-Conservadorismo. 2019. Disponível em https://www.scielo.br/j/edreal/i/2019.v44n3/. Acesso em jul 2022.
NÓVOA, A. O Passado e o Presente dos Professores. pp 13-34. In: NÓVOA, A. (Org.) Profissão professor. 2. ed. Porto Editora, 1999.
NOVAK, J. D. The theory underlying concept maps and how to construct them. Pensacola, 2008. Disponível em: http://cmap.ihmc.us/Publications/ResearchPapers/TheoryUnderlyingConceptMaps.pdf. Acesso em: 6 jan. 2009.
PALLOF, R. M.; PRATT, K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula on-line. Porto Alegre: Artmed, 2002. 248 p.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência í regulação das aprendizagens – Entre duas lógicas. Tradução Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed. 1999. 183 p.
SALES, P. A. O. Evasão em Cursos a Distância: motivos relacionados í s características do curso, do aluno e do contexto de estudo. 2009. 176f. Dissertação. Universidade de Brasília, Brasília apud VIEIRA, K. M. et al. Escala de Determinantes da Evasão no Ensino a Distância (EDED): Proposição e Validação. EaD em Foco, v. 10, n. 2, 2020.
RAMOS, W. M; BICALHO, R. N. M.; SOUSA, J. V. Evasão e persistência em cursos superiores í distância: o estado da arte da literatura internacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DIST NCIA, 9., 2014, Florianópolis. Anais [...]. Cuiabá: Associação Universidade em Rede; Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, p. 1-16. 2014 apud VIEIRA, K. M. et al. Escala de Determinantes da Evasão no Ensino a Distância (EDED): Proposição e Validação. EaD em Foco, v. 10, n. 2, 2020.
ROVAI, A. P. In search of higher persistence rates in distance education online programs. Internet and Higher Education, Virginia Beach, v. 6, n. 1, p. 1-16. 2003 apud VIEIRA, K. M. et al. Escala de Determinantes da Evasão no Ensino a Distância (EDED): Proposição e Validação. EaD em Foco, v. 10, n. 2, 2020.
SILVA, D. R.; MARTINS, S. L.; MACIEL, C. Identification and systematization of indicatives and data mining techniques for detecting evasion in distance education. In: Latin American Conference On Lear-Ning Technologies (LACLO), 20., 2017, La Plata. Anais [...]. [S. l]: IEEE, p. 1-8. 2017 apud VIEIRA, K. M. et al. Escala de Determinantes da Evasão no Ensino a Distância (EDED): Proposição e Validação. EaD em Foco, v. 10, n. 2, 2020.
VIEIRA, K. M. et al. Escala de Determinantes da Evasão no Ensino a Distância (EDED): Proposição e Validação. EaD em Foco, v. 10, n. 2, 2020.
WOLFFENBÜTTEL, A. Desvio padrão. Rev. Desafios do Desenvolvimento. Ano 3. Edição 23. 2006. Disponível em https://goo.gl/R8srpv. Acesso em fev 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.