Changing the Focus of Assessment: Study of Possible Alternatives for School Evaluation

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1713

Abstract

This work sought to develop a method of relativizing the arithmetic average of grades to obtain the final result in the school evaluation, using a course in the distance education format for teachers of Basic Education in continuing education, reflecting on the evaluation practice in schools and the final grade obtained by arithmetic average of grades. The course sought to instrumentalize the teachers, offering alternatives for the analysis of the final result, discussing possible problems related to the arithmetic average of grades. The methodology used in this study, of a qualitative nature, involved the application of an online continuing teacher training course and subsequent analysis of testimonies related to the use of the evaluative methodology proposed therein, collected from the course platform itself and, years later, carrying out a new collection of testimonials with the same subjects, through the Google Forms platform. We noticed the acceptance of the participants regarding the proposed evaluative practice, including declaring the presential use of this methodology in schools and dissemination among colleagues.


Keywords: Continuing teacher Education. Instrucional design. Evaluation in school.

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Author Biographies

Cristina Oliveira Maia, Universidade Federal de Ouro Preto

Atualmente Professora Adjunta do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio ambiente da Universidade Federal de Ouro Preto-MG, pertence ao quadro de docentes permanentes e orientadores do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências do IBqM/ UFRJ. Articuladora do texto do Currí­culo Mí­nimo implantado nas escolas pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro em 2012 e atuou como coordenadora de curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia para professores da Educação Básica entre fevereiro de 2013 e fevereiro de 2016. Tem experiência na área de Educação e formação continuada de professores desde 2000. Possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado em Quí­mica Biológica (2002), doutorado em Ciências (2013) - ambos na área de concentração em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAPES 7). Pesquisadora e membro do grupo "Em Formação" de pesquisas na área educacional (IBqM/ UFRJ) e do Grupo de Pesquisas Núcleo de Ações e Reflexões em Neuropsicologia do Desenvolvimento (NARN/ UFRRJ). Expertise em cursos, Workshop e palestras em EaD. Doutora em Ciências, voltada para a área de Educação.

Denise Lannes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Ciências Biológicas, com mestrado e doutorado na área de concentração em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, pelo Instituto de Bioquí­mica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é professora Associado do Instituto de Bioquí­mica Médica (UFRJ) onde é coordenadora da pós-graduação lato sensu - Especialização em Ciências Educacionais e vice-coordenadora da pós-graduação stricto-sensu - Mestrado Profissional. É Editora Chefe da Revista Em Formação. Coordenadora da equipe de elaboração do "Currí­culo Mí­nimo" da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro, para as modalidades do Ensino Regular, EJA e Curso Normal - Formação de Professores. Tem experiência nas áreas de Educação, Gestão e Divulgação Cientí­fica, com ênfase na pesquisa nas áreas de Práxis Pedagógica e Representações Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, identidade profissional, relações no contexto escolar, currí­culo, processos avaliativos e interação arte-ciência (transdisciplinaridade).

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Published

2022-10-20

How to Cite

Maia, C. O., & Lannes, D. (2022). Changing the Focus of Assessment: Study of Possible Alternatives for School Evaluation. EaD Em Foco, 12(2), e1713. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1713

Issue

Section

Estudos de Caso

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