Museus Virtuais: o Museu da Pessoa na Construção do Conhecimento Histórico e Geográfico pela Criança em Tempos de Pandemia de Covid-19

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1667

Resumen

O objetivo principal deste trabalho consiste em discutir como os museus virtuais, em especial o Museu da Pessoa, podem ser utilizados pelos professores, em tempos de Pandemia de Covid-19, em ações didáticas nas disciplinas de História e Geografia do 4º Ano do Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo propositivo, resultante de pesquisa bibliográfica e exploratória, com abordagem qualitativo-interpretativa, para o qual foram estabelecidas as transformações e permanências sociais e culturais (História) e a diversidade cultural das regiões brasileiras (Geografia), como recortes de conteúdos, propostos pela BNCC para o 4º ano do Ensino Fundamental, que podem ser trabalhados pelo professor, através das coleções de histórias do Museu da Pessoa, incorporando-se procedimentos investigativos da área de História e Geografia. Constatou-se que as histórias de vida e imagens de pessoas de diferentes regiões do Brasil, que constituem o acervo do Museu da Pessoa, podem ser utilizadas por professores para trabalhar esses conhecimentos de modo contextualizado com a sua realidade junto às crianças. Portanto, o Museu da Pessoa pode contribuir com as ações didáticas do professor, em tempos de Pandemia de Covid-19, em face à construção do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento histórico e geográfico pelas crianças do 4º ano do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Museus virtuais. Museu da pessoa. Conhecimento histórico e geográfico. Ações didáticas. Criança.

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Biografía del autor/a

Waldemir Rodrigues Costa Junior, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia- Educanorte (em rede) pela Universidade Federal do Pará- UFPA/ Polo Manaus/ Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Possui Bacharelado (2008), Licenciatura (2012) e Mestrado em Geografia (2011) pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Atualmente é Professor Assistente do Departamento de Métodos e Técnicas - DMT da Faculdade de Educação - FACED/UFAM. Pesquisador do Grupo de Pesquisa CEFORT - Comunicação, Tecnologia e Conhecimento para a Educação Presencial e a Distância (CNPq). Tem experiência no ensino e pesquisa com ênfase em História e Geografia na formação inicial de professores no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia - FACED/UFAM, atuando principalmente nos seguintes temas: Mundo vivido e percebido; Espaço, Cultura e Lugar; Metodologias do Ensino, Currí­culo e Práticas pedagógicas em História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Natureza e Sociedade na Educação Infantil; Aprendizagem e Construção do conhecimento histórico e geográfico; Tecnologias no ensino de História e Geografia; Museus virtuais e mediações didáticas.

Zeina Rebouças Corrêa Thomé, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Engenharia de Produção - Mí­dia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Realizou Estágio de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, dedicando-se ao desenvolvimento de software e de material didático para suporte às ações Stricto Sensu na modalidade de Educação a Distância (2013-2015). É Professora Titular aposentada da Universidade Federal do Amazonas. Lí­der do Grupo de Pesquisa CEFORT - Comunicação, Tecnologia e Conhecimento para a Educação Presencial e a Distância (CNPq). Professora orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) desde 2005. Professora orientadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPG-ECIM) desde 2014. Coordenadora do Laboratório de Ambientes Hipermí­dia de Aprendizagem e Núcleo de Concepção e Produção das Mediações Didáticas e Tecnológicas do Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino - FACED/CEFORT, voltados para o desenvolvimento das ações de Formação Continuada de Professores, objetivadas pelos Materiais Impressos/Fascí­culo, Ví­deos Educativos e Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Comunicação, Educação e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimento, ensino, aprendizagem, informática e tecnologia aplicada.

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Publicado

2022-02-22

Cómo citar

Costa Junior, W. R., & Thomé, Z. R. C. (2022). Museus Virtuais: o Museu da Pessoa na Construção do Conhecimento Histórico e Geográfico pela Criança em Tempos de Pandemia de Covid-19. EaD Em Foco, 12(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1667

Número

Sección

Estudos de Caso