Educação a Distância em Tempos de Pandemia: Entre os Híbridos e Agenciamentos de uma Experiência
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1060Resumo
O texto apresenta reflexões que seguem os agenciamentos que constituem a experiência de orientação e suporte aos professores da Rede de Ensino Estadual do Amazonas pelo Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta na operacionalização e implementação do Regime Especial de Aulas Não Presenciaiscriado em virtude da suspensão das aulas presenciais devido a Pandemia de Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pelo novo corona vírus. Buscamos nas proposições latourianas e deleuzianas o entendimento de agenciamentos e híbridoscomo delineamento teórico para compreensão da realidade vivenciada, em que a educação a distância emerge como alternativa ao sistema educacional do estado, bem como aportepara o caminho metodológico trilhado tendo por base os princípios do método cartográfico.Acompanhamos assim, os movimentos que desvelam os desafios e controvérsias envolvendo humanos e não humanos em uma experiência ainda em construção tendo como ponto de conexão de entrada para coleta e análise de dados, os trabalhos realizados pelo centro de formação com curadorias, elaboração de materiais, encontros virtuais, além dos documentos norteadores das ações do Projeto "Aula em Casa". As reflexões nos apontam em seus primeiros traçados o papel das experiências anteriores do estado com a modalidade como contribuição para a realização do projeto, da mesma forma que, evidenciam as dificuldades que envolvem a não utilização por parte dos professores de tecnologias digitais de informação e comunicação para fins pedagógicos e ainda, o aspecto excludente do projeto devido as limitações técnicas, geográficas e realidade social.
Palavras-chave: Agenciamentos. Pandemia. Educação a distância.
Downloads
Referências
_________. Secretaria de Educação e Desporto. Centro de Mídias, 2020. Disponível em:http://www.educacao.am.gov.br/institucional/estrutura/centro-de-midias/. Acesso em: 20 de abril de 2020.
__________. Secretaria de Educação e Desporto. Diretrizes pedagógicas para o regime de aulas não presenciais, 2020. Disponível em: http://www.educacao.am.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/DIRETRIZES-PEDAGoGICAS-23.03.pdf. Acesso em: 20 de abril de 2020.
__________. Secretaria de Educação e Desporto. Portaria GS N°311 de 20 de março de 2020.Disponível em: http://www.educacao.am.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/Portaria-GS-311-de-20-03-20-20-03-2020-5-26-PM-1.pdf. Acesso em: 20 de abril de 2020.
__________. Secretaria de Educação e Desporto. Edital de chamada para credenciamento de emissoras de tv aberta nº. 03/2020. Disponível em: http://www.educacao.am.gov.br/wp-content/uploads/2020/04/Edital-de-Chamada-Publina-n.-03_2020-16_04_2020-1.pdf Acesso em: 20 de abril de 2020.
__________. Conselho Estadual de Educação do Amazonas. Resolução N°30/2020 aprovada em 18 de maço de 2020. Dispõe sobre o regime especial de aulas não presencias para Educação Básica, como medida preventiva a disseminação do COVID-19. Disponível em: http://www.educacao.am.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/Resolucao-30-ano-2020-1.pdf. Acesso em: 20 de abril de 2020.
BRASIL. MEC. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Censo Escolar 2019. [Online]. Brasília: Inep, 2017. Disponível em: http://www.inep.gov.br. Acesso em: 25 de abril de 2020.
BARROS, L. P. de. KASTRUP, V. Cartografia é acompanhar processo. In: PASSOS, E. KASTRUP, V. ESCÓSSIA, L. Org. Pistas do Método Cartográfico: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O Anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34. 2010.
_________. Mil platôs. Vol. 1. Trad. de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 2000.
_________. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. São Paulo: Editora 34,1995.
FELIX, J.M.; SILVA,I.M.M. Repositórios Digitais na Educação a Distância: Dialogando com Percepções de Docentes da UAB. EaD em Foco, V10, e853. 2020. doi: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.853
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9 ed. Campinas: São Paulo. Papirus, 2012.
LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade fora. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
__________. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos/ tradução de Gilson César Cardoso de Sousa. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2001.
__________. Vida de laboratório: a produção dos fatos científicos/ tradução de Angela Ramalho Vianna. - Rio de Janeiro: Relume Dumara, 1997.
___________. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica / Latour, Bruno; tradução de Carlos Irineu da Costa. – Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Folha informativa Covid-19. Washington: OPAS/OMS; 2020
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.