Museus Virtuais: o Museu da Pessoa na Construção do Conhecimento Histórico e Geográfico pela Criança em Tempos de Pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1667Resumo
O objetivo principal deste trabalho consiste em discutir como os museus virtuais, em especial o Museu da Pessoa, podem ser utilizados pelos professores, em tempos de Pandemia de Covid-19, em ações didáticas nas disciplinas de História e Geografia do 4º Ano do Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo propositivo, resultante de pesquisa bibliográfica e exploratória, com abordagem qualitativo-interpretativa, para o qual foram estabelecidas as transformações e permanências sociais e culturais (História) e a diversidade cultural das regiões brasileiras (Geografia), como recortes de conteúdos, propostos pela BNCC para o 4º ano do Ensino Fundamental, que podem ser trabalhados pelo professor, através das coleções de histórias do Museu da Pessoa, incorporando-se procedimentos investigativos da área de História e Geografia. Constatou-se que as histórias de vida e imagens de pessoas de diferentes regiões do Brasil, que constituem o acervo do Museu da Pessoa, podem ser utilizadas por professores para trabalhar esses conhecimentos de modo contextualizado com a sua realidade junto às crianças. Portanto, o Museu da Pessoa pode contribuir com as ações didáticas do professor, em tempos de Pandemia de Covid-19, em face à construção do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento histórico e geográfico pelas crianças do 4º ano do Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Museus virtuais. Museu da pessoa. Conhecimento histórico e geográfico. Ações didáticas. Criança.
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