Educação a Distância em Tempos de Pandemia: Entre os Híbridos e Agenciamentos de uma Experiência

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1060

Resumen

O texto apresenta reflexões que seguem os agenciamentos que constituem a experiência de orientação e suporte aos professores da Rede de Ensino Estadual do Amazonas pelo Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta na operacionalização e implementação do Regime Especial de Aulas Não Presenciaiscriado em virtude da suspensão das aulas presenciais devido a Pandemia de Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pelo novo corona vírus. Buscamos nas proposições latourianas e deleuzianas o entendimento de agenciamentos e híbridoscomo delineamento teórico para compreensão da realidade vivenciada, em que a educação a distância emerge como alternativa ao sistema educacional do estado, bem como aportepara o caminho metodológico trilhado tendo por base os princípios do método cartográfico.Acompanhamos assim, os movimentos que desvelam os desafios e controvérsias envolvendo humanos e não humanos em uma experiência ainda em construção tendo como ponto de conexão de entrada para coleta e análise de dados, os trabalhos realizados pelo centro de formação com curadorias, elaboração de materiais, encontros virtuais, além dos documentos norteadores das ações do Projeto "Aula em Casa". As reflexões nos apontam em seus primeiros traçados o papel das experiências anteriores do estado com a modalidade como contribuição para a realização do projeto, da mesma forma que, evidenciam as dificuldades que envolvem a não utilização por parte dos professores de tecnologias digitais de informação e comunicação para fins pedagógicos e ainda, o aspecto excludente do projeto devido as limitações técnicas, geográficas e realidade social.

Palavras-chave: Agenciamentos. Pandemia. Educação a distância.

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Biografía del autor/a

Zeina Rebouças Corrêa Thomé, Universidade Federal do Amazonas

Tiene un tí­tulo en Pedagogí­a de la Universidad Federal de Amazonas (1985), una maestrí­a en Educación de la Universidad Federal de Santa Catarina (1993) y un doctorado en Ingenierí­a de Producción - Medios y Conocimiento de la Universidad Federal de Santa Catarina (2001). Realizó una pasantí­a postdoctoral en el programa de posgrado en ingenierí­a y gestión del conocimiento en la Universidad Federal de Santa Catarina, dedicándose al desarrollo de software y material didáctico para apoyar las acciones de Stricto Sensu en la modalidad de educación a distancia (2013 -2015). Ella es profesora titular jubilada en la Universidad Federal de Amazonas. Lí­der del Grupo de Investigación CEFORT - Comunicación, tecnologí­a y conocimiento para la educación presencial y a distancia (CNPq). Profesor supervisor del Programa de Posgrado en Educación (PPGE) desde 2005. Profesor supervisor del Programa de Posgrado en Enseñanza de Ciencias y Matemáticas (PPG-ECIM) desde 2014. Coordinador del Laboratorio de Entornos de Aprendizaje Hipermedia y Centro de Diseño y Producción de Mediaciones Didácticas y Tecnológicas en el Centro de Educación Continua, Desarrollo de Tecnologí­a y Prestación de Servicios para Redes de Educación Pública - FACED / CEFORT, enfocado en el desarrollo de acciones de Educación Continua de Maestros, dirigidas al Material Impreso / Fascí­culo, Videos educativos y entorno virtual de aprendizaje. Tiene experiencia en el área de Educación, con énfasis en Comunicación, Educación y Tecnologí­a, actuando principalmente en los siguientes temas: conocimiento, enseñanza, aprendizaje, tecnologí­a de la información y tecnologí­a aplicada.

Citas

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Publicado

2020-08-19

Cómo citar

Gomes, J. C., & Rebouças Corrêa Thomé, Z. (2020). Educação a Distância em Tempos de Pandemia: Entre os Híbridos e Agenciamentos de uma Experiência. EaD Em Foco, 10(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1060