O Professor da Educação Básica e as Tecnologias Digitais no Ensino Remoto
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1666Resumen
Este artigo se propõe a analisar a percepção de professores da Educação Básica sobre as suas práticas e o ensino remoto, implantado de forma emergencial devido à pandemia da Covid-19. Trata-se de um levantamento, do qual participaram 46 professores que responderam um formulário com 17 perguntas fechadas e uma aberta sobre essa experiência, as tecnologias digitais utilizadas, as dificuldades nessa implementação, o acesso a internet, entre outros. As participantes identificaram os aplicativos de mensagem (WhatsApp e Telegram) como as ferramentas mais utilizadas nas aulas, sendo consideradas as mais fáceis. Observou-se neles a postura de permanentes aprendizes.
Palavras-chave:Educação básica. Tecnologias digitais. Ensino remoto emergencial. Pandemia Covid-19.
Descargas
Citas
ALFABETIZAÇíO EM REDE. Alfabetização em rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia COVID-19 - relatório técnico (PARCIAL). Revista Brasileira de Alfabetização, n.13, 2020, p.185-201. Disponível em: https://doi.org/10.47249/rba2020465.
ALFARO, L. da T.; CLESAR, C. T. de S.; GIRAFFA, L. M. M. Os desafios e as possibilidades do ensino remoto na Educação Básica: um estudo de caso com professores de anos iniciais do município de Alegrete/RS. Dialogia. n. 36, p.7-21, 2020.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 4ª ed. Lisboa: Edições 70, 2010.
BEHAR, P. O ensino remoto emergencial e a educação a distância. 6 de julho de 2020. Disponível: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/.
CARVALHO, M. R. V. Perfil do professor da educação básica. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018. 67p. (Série Documental Relatos de Pesquisa, n. 41). Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/486324/Perfil+do+Professor+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+B%C3%A1sica/6b636752-855f-4402-b7d7b9a43ccffd3e?version=1.13.
CETIC. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. TICs Kids online Brasil 2018: principais resultados. 2019a. Disponível em: https://cetic.br/media/analises/tic_kids_online_brasil_2018_coletiva_imprensa.pdf. Acesso em: 29 março. 2022.
CETIC. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. TICs Kids online, Portal de Dados, 2019b. Disponível em: http://data.cetic.br/cetic/explore?idPesquisa=TIC_KIDS. Acesso em: 29 março. 2022.
CORRÊA, I. A.; NUNES, S. G. da C.; DIAS-TRINDADE, S. Uma análise do nível de proficiência digital de professores do ensino médio de escolas públicas estaduais de Palmas – TO. Revista Observatório, v. 6, n. 1, p.1-24, 2020.
DIAS-TRINDADE, S.; CORREIA, J. D.; HENRIQUES, S. O ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspectiva dos docentes. Rev. Tempos Espaços Educ., v. 13, n. 32, e-14426, 2020.
GODOY, L. D. et al. The psychological impact of the COVID-19 pandemic in remote learning in higher education. Educ. Sci. 11, 437, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/educsci11090473
GONÇALVES, F. S. L; CUNHA, D. S. O ensino remoto emergencial e o ensino da matemática: percepção dos estudantes e professores de matemática durante a pandemia do novo coronavirus na cidade de Desterro-PB. EaD em Foco, v. 11, n.1, 2021. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1505
HINO, M. C. Desafios da educação na era da Tecnologia. Revista Trabalho & Educação, v. 28, n. 1, p.127-139, 2019.
HODGES et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. 2020.
JASKIW, E. F. B.; LOPES, C. V. G. A pandemia, as TDIC e ensino remoto na educação básica: desafios para as mulheres que são mães e professoras. SCIAS Edu., Com., Tec., v. 2, n. 2, p.231-250, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i2.5033.
JOYE, C. R.; MOREIRA, M. M.; ROCHA, S. S. D. Educação a distância ou atividade educacional remota emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, 9(7): 1-29, e521974299, 2020. Disponívelem: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4299.
MATTAR, J.; RAMOS, D. K. Metodologia da pesquisa em educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. São Paulo: Edições 70, 2021.
OLIVEIRA, S. da S.; SILVA, O. S. F.; SILVA, M. J. de O. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. Interfaces Científicas, v.10, n. 1, p.25-40, 2020.
RAMÔA, H. N.; BARBOSA, L. R. S.; SILVEIRA, S. M. V. Não Somos Robôs: a Afetividade como Processo Pedagógico no Ensino Fundamental II Durante as Aulas Remotas. EaD em Foco, v. 10, n. 2, e1306, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1306.
SOUZA, K. R. et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, 2021, e00309141. Disponível em: 10.1590/1981-7746-sol00309.
TATAGIBA, J. S.; TATAGIBA, L. S. Educação em Tempos de Pandemia: Limites e Potencialidades Segundo a Percepção dos Estudantes de uma Escola Estadual do Rio de Janeiro. EaD em Foco, v. 11, n. 2, e1317, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1317.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.