Docência Online: Percepções de Estudantes Stricto Sensu em Tempo de Pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1602

Resumen

A pandemia mundial da COVID-19 impôs novos desafios para docentes
e estudantes com a mudança da educação presencial para a educação à distância,
ou remoto-síncrona. O objetivo geral da pesquisa foi verificar como estas
mudanças afetaram, especificamente, a pós-graduação stricto sensu da
Universidade Estadual do Oeste do Paraná/ Brasil. Para isso, foi usada a
metodologia descritiva, com análise quanti-qualitativa, para compreender e refletir
acerca das principais mudanças nas práticas docentes e métodos de ensino-
aprendizagem. Os resultados evidenciaram que, na percepção dos/as estudantes, o
bom/boa professor/a é aquele/a que valoriza os aspectos profissionais e
relacionais, que fomenta a discussão e a pesquisa, envolvendo os/as estudantes no
processo, por meio de atividades interdisciplinares relacionadas com a atualidade
e na resolução de dúvidas, assim como a adaptação do/a docente com o modo
remoto-síncrono. Conclui-se que, na compreensão dos/as estudantes, há qualidade
de ensino nas aulas e na pesquisa interdisciplinar do ensino superior, e que estas
mudanças paradigmáticas demandam profissionais comprometidos/as, flexíveis e
compreensivos/as, com competência científica, pedagógica e didática também por
meio das tecnologias.


Palavras-chave: Educação. Ensino-superior. Aulas-síncronas. Pandemia.

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Biografía del autor/a

Maria Vitoria Fontolan, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Graduada em Direito pelo Centro Universitário UNIVEL.  Integra o Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Sustentável (GIIPEDES), a Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática (RIPERC) e a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional - RBPSSAN. Atualmente é editora da International Journal of Environmental Resilience Research and Science - UNIOESTE. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9680193280427940 cleardot.gif

Katiucia de Oliveira Peres, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Psicologia pela UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2009), com habilitações em licenciatura em Psicologia, Formação de Psicologo e Bacharelado em Psicologia. Especialista em Psicopedagogia (FIJ) e Educação às Necessidades Especiais (ESAP). Cursou Impactos da Violência na Saúde (FIOCRUZ). Mestre em Educação- História da Educação; pela UNIOESTE- Universidade Estadual do Oeste do Paraná (turma 2016/2017) com estudo sobre A Violência Infantil e seus reflexos no processo de aprendizagem na Comarca de Marechal Cândido Rondon- PR. Doutoranda em Desenvolvimento Rural Sustentável: pela UNIOESTE- Universidade Estadual do Oeste do Paraná (turma 2020). Atualmente desenvolve estudos direcionados
a violência, exclusão social, problemas de aprendizagem e distúrbios de relacionamento. Coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon- ISEPE Rondon, Docente na Faculdade Isepe Rondon, nos Cursos de Pedagogia, Psicologia, Ciências Contábeis e Direito, desde o ano de 2018. Foi Docente na FALURB- Faculdade Luterana Rui Barbosa, nos cursos de Ciências Contábeis e Administração e no Curso de Pós-Graduação, ministrando a disciplina de Gestão de Conhecimento e Coachingl. Atendimento Clinico Infantil e Adolescente na VIVERE- Clinicas Integradas e possui experiência em Psicologia Social junto ao Centro de Referencia Especializado de Assistência Social - CREAS- do municí­pio de Marechal Cândido Rondon, nos anos
de 2011 até 2016. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7118406093635889 Orcid: http://orcid.org/0000-0003-0318-3757

Simone Cesario Soares, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Desenvolvimento Rural Sustentável, pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduada em Filosofia - habilitação (bacharelado e licenciatura) pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Licenciada em Arte, pelo Centro Universitário Claretiano. Pedagoga pelo Centro Universitário FACVEST. Especialista em Lí­ngua Espanhola, pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel, UNIPAN. Especialista em Gestão Escolar, pela Universidade da Cidade de São Paulo. Especialista em Arte Educação, pela UNIVALE - Faculdades Integradas do Vale do ívai. Especialização em- A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno da PUC/RS. Professora efetiva da Rede Estadual
de Educação do Estado do Paraná – SEED nas disciplinas de Filosofia e Arte Ensino Fundamental e Médio na rede Estadual de Educação do Paraná, com ví­nculo efetivo. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2595149246400810 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4219-5729

Alvori Ahlert, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pós-Doutor em Educação, Doutor em Teologia (írea: Religião e Educação), Mestre em Educação nas Ciências (írea Filosofia). Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná- -UNIOESTE, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável – PPG-DRS. Pesquisador da Linha de Pesquisa Formação de Professores, do Grupo de Extensão e Pesquisa em Educação Fí­sica Escolar – GEPEFE http://dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/7034975025881353115865; do Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Sustentável – GIIPEDES (Unioeste) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9343620055632343; e do Grupo de Pesquisa de Economia da Religião, do Centro de Estudos Socioeconômicos (UEM) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0606333425732569. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9984-6409 Lattes iD:  http://lattes.cnpq.br/6070773522751798

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Publicado

2022-04-01

Cómo citar

Fontolan, M. V., Peres, K. de O. ., Soares, S. C., & Ahlert, A. (2022). Docência Online: Percepções de Estudantes Stricto Sensu em Tempo de Pandemia. EaD Em Foco, 12(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1602

Número

Sección

Estudos de Caso