A Produção do Conhecimento sobre Qualidade da EaD na Base de Dados Education Resources Information Center (ERIC)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1574

Resumen

O presente artigo é parte do resultado da pesquisa "Políticas de Expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil: Regulação, Qualidade e Inovação em Questão" (CNPq) que tem por objetivo analisar as concepções, dimensões e mecanismos de qualidade e inovação presentes na oferta e expansão da educação a distância, considerando suas mudanças de trajetória, regulamentação, presença e estratégias de atuação de atores que atuam e lidam com a modalidade. Este estudo apresenta um recorte da pesquisa em que busca analisar os conceitos de qualidade presentes nos trabalhos que tratam da educação a distância contidos no repositório Education Resources Information Center (ERIC), entre 2007 e 2019, mediante abordagem qualitativa de análise de dados, do tipo levantamento bibliográfico. O mapeamento evidenciou que a maioria dos trabalhos levantados apresentou concepção de qualidade voltada para a acreditação, para o mercado, para a avaliação e para a satisfação dos clientes numa perspectiva economicista, bem como demonstrou a lacuna de estudos sobre a qualidade da EaD no âmbito das políticas públicas que deveriam envolver a oferta da modalidade.

Palavras-chave: Políticas públicas. Educação a distância. Qualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás

Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Goiás – UFG -  Setor Leste Universitário.

Elka Cândida de Oliveira Machado, Universidade Federal de Goiás

Tribunal de Justiça do Estado de Goiás / UFG

Citas

CAMPOS, M. M;.; HADDAD, S. O direito humano í educação escolar pública de qualidade. In: HADDAD, S.; GRACIANO, M. (org.). A educação entre os direitos humanos. Campinas, SP: Autores Associados; Ação Educativa. 2006. p. 95.

CARVALHO, J. S. F. "Democratização do ensino" revisitado. Educação e Pesquisa. São Paulo, FE-USP, v. 30, n. 2, p. 327-334, mai./ago. 2004.

DEMIREL, E. Accreditation of Distance Learning. Universal Journal of Educational Research, 2016. Disponí­vel em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1116375.pdf. Acesso em: 22 maio 2019.

DAROJAT, O. How Are The Results Of Quality Assurance Programs Used To Inform Practices At A Distance Higher Education? Turkish Online Journal of Distance Education-TOJDE. Volume: 19 Number: 1 Article 6, January 2018. Disponí­vel em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1165889.pdf. Acesso em: 23 maio 2019.

DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. de. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cad. CEDES, Campinas, SP, v. 29, n. 78, p. 201-215, ago. 2009. Disponí­vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622009000200004&lng=en&nrm=iso/. Acesso em: 11 fev. 2019.

DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. de; SANTOS, C.de A. A qualidade da educação: conceitos e definições. Brasí­lia, DF: INEP, 2007. Disponí­vel em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485287/A+qualidade+da+educa%C3%A7%C3%A3o+conceitos+e+defini%C3%A7%C3%B5es/8926ad76-ce32-4328-8a26-5139ccedddb4?version=1.3/ Acesso em: 20 abr. 2018.

FONSECA, M. A. R. Qualidade da educação superior e a distância no

Brasil: entre o revelado e o velado. 304 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020. Disponí­vel em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/11236/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Maria%20Aparecida%20Rodrigues%20da%20Fonseca%20-%202020.pdf. Acesso

em: 28 abr. 2021.

GATTI, B. A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasí­lia: UNESCO, 2019. Disponí­vel em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/professores_do_brasil_novos_cenarios_de_formacao/. Acesso em: 1 ago. 2019.

HASAN, A.; LAASER, W. Higher Education Distance Learning in Portugal - State of the Art and Current Policy Issues. European Journal of Open, Distance and E-Learning, 2010. Disponí­vel em:http://www.eurodl.org/materials/contrib/2010/Abrar_Laaser.pdf. Acesso em: 22 maio 2019.

LIMA, D. da C. B. P.; ALONSO, K. M. Qualidade e educação a distância: do referencial teórico í sua proposição. Ecos Revista Cientí­fica – Educação. São Paulo, v. 51, p. 2- 26. 2019. Disponí­vel em: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=eccos&page=article&op=view&path%5B%5D=15250&path%5B%5D=8021. Acesso em: 8 abr. 2020.

MOROSINI, M. C. Qualidade da educação superior e contextos emergentes. Avaliação. Campinas/Sorocaba, v. 19, n. 2, p. 385-405, julho de 2014. Disponí­vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772014000200007&lng=en&nrm=iso/. Acesso em: 11 fev. 2020.

OSSIANNILSSON, E. et al; Quality models in online and open education around the globe: State of the art and recommendations. International Council for Open and Distance Education, 2015. Disponí­vel em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED557055.pdf. Acesso em: 22 maio 2019.

PITSOE, V. J.; LETSEKA, M. M. Quality Assurance in Virtual Learning Environments for Open Distance Learning. Virtual Learning, 2016, Dragan Cvetkovic, IntechOpen. Disponí­vel em: https://www.intechopen.com/books/virtual-learning/quality-assurance-in-virtual-learning-environments-for-open-distance-learning. Acesso em: 22 maio 2019.

REAL, G. C. M. Impactos da Avaliação na Educação Superior. Dourados, MS: Ed. UFGD, 2008.

SILVA, M. A. da. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. CAD. CEDES. Campinas, SP, v. 29, n. 78, p. 216-226, agosto de 2009. Disponí­vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622009000200005&lng=en&nrm=iso/. Acesso em: 11 fev. 2020.

STOCKTON, S.; MCNEELEY T. A Virtual World Case Study – Quality, Social Justice, And Accountability In A Simulation-based Educational Environment. Disponí­vel em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED568663.pdf. Acesso em: 02 mar. 2021.

TAIT, A. Distance and E-Learning, Social Justice, and Development: The Relevance of Capability Approaches to the Mission of Open Universities. Disponí­vel em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1017505.pdf. Acesso em: 02 mar. 2021.

VLACHOPOULOS, D. Assuring Quality in E-Learning Course Design: The Roadmap. International Review of Research in Open and Distributed Learning, Athabasca/Canadá, v. 17, n. 6, p. 183-215, 2016. Disponí­vel em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1122217.pdf/. Acesso em: 6 nov. 2018.

XIMENES, S. B. Padrão de qualidade do ensino: desafios institucionais e bases para a construção de uma teoria jurí­dica. 2014. 427 f. Tese (Doutorado em Direito do Estado) - Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

Disponí­vel em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2134/tde-22052015-090529/pt-br.php/. Acesso em: 5 out. 2020.

Publicado

2021-10-26

Cómo citar

Lima, D. da C. B. P. ., Fonseca, M. A. R. da, & Machado, E. C. de O. . (2021). A Produção do Conhecimento sobre Qualidade da EaD na Base de Dados Education Resources Information Center (ERIC). EaD Em Foco, 11(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1574

Número

Sección

Estudos de Caso