A Produção do Conhecimento sobre Qualidade da EaD na Base de Dados Education Resources Information Center (ERIC)
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1574Resumen
O presente artigo é parte do resultado da pesquisa "Políticas de Expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil: Regulação, Qualidade e Inovação em Questão" (CNPq) que tem por objetivo analisar as concepções, dimensões e mecanismos de qualidade e inovação presentes na oferta e expansão da educação a distância, considerando suas mudanças de trajetória, regulamentação, presença e estratégias de atuação de atores que atuam e lidam com a modalidade. Este estudo apresenta um recorte da pesquisa em que busca analisar os conceitos de qualidade presentes nos trabalhos que tratam da educação a distância contidos no repositório Education Resources Information Center (ERIC), entre 2007 e 2019, mediante abordagem qualitativa de análise de dados, do tipo levantamento bibliográfico. O mapeamento evidenciou que a maioria dos trabalhos levantados apresentou concepção de qualidade voltada para a acreditação, para o mercado, para a avaliação e para a satisfação dos clientes numa perspectiva economicista, bem como demonstrou a lacuna de estudos sobre a qualidade da EaD no âmbito das políticas públicas que deveriam envolver a oferta da modalidade.
Palavras-chave: Políticas públicas. Educação a distância. Qualidade.
Descargas
Citas
CAMPOS, M. M;.; HADDAD, S. O direito humano í educação escolar pública de qualidade. In: HADDAD, S.; GRACIANO, M. (org.). A educação entre os direitos humanos. Campinas, SP: Autores Associados; Ação Educativa. 2006. p. 95.
CARVALHO, J. S. F. "Democratização do ensino" revisitado. Educação e Pesquisa. São Paulo, FE-USP, v. 30, n. 2, p. 327-334, mai./ago. 2004.
DEMIREL, E. Accreditation of Distance Learning. Universal Journal of Educational Research, 2016. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1116375.pdf. Acesso em: 22 maio 2019.
DAROJAT, O. How Are The Results Of Quality Assurance Programs Used To Inform Practices At A Distance Higher Education? Turkish Online Journal of Distance Education-TOJDE. Volume: 19 Number: 1 Article 6, January 2018. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1165889.pdf. Acesso em: 23 maio 2019.
DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. de. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cad. CEDES, Campinas, SP, v. 29, n. 78, p. 201-215, ago. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622009000200004&lng=en&nrm=iso/. Acesso em: 11 fev. 2019.
DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. de; SANTOS, C.de A. A qualidade da educação: conceitos e definições. Brasília, DF: INEP, 2007. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485287/A+qualidade+da+educa%C3%A7%C3%A3o+conceitos+e+defini%C3%A7%C3%B5es/8926ad76-ce32-4328-8a26-5139ccedddb4?version=1.3/ Acesso em: 20 abr. 2018.
FONSECA, M. A. R. Qualidade da educação superior e a distância no
Brasil: entre o revelado e o velado. 304 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/11236/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Maria%20Aparecida%20Rodrigues%20da%20Fonseca%20-%202020.pdf. Acesso
em: 28 abr. 2021.
GATTI, B. A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/professores_do_brasil_novos_cenarios_de_formacao/. Acesso em: 1 ago. 2019.
HASAN, A.; LAASER, W. Higher Education Distance Learning in Portugal - State of the Art and Current Policy Issues. European Journal of Open, Distance and E-Learning, 2010. Disponível em:http://www.eurodl.org/materials/contrib/2010/Abrar_Laaser.pdf. Acesso em: 22 maio 2019.
LIMA, D. da C. B. P.; ALONSO, K. M. Qualidade e educação a distância: do referencial teórico í sua proposição. Ecos Revista Científica – Educação. São Paulo, v. 51, p. 2- 26. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=eccos&page=article&op=view&path%5B%5D=15250&path%5B%5D=8021. Acesso em: 8 abr. 2020.
MOROSINI, M. C. Qualidade da educação superior e contextos emergentes. Avaliação. Campinas/Sorocaba, v. 19, n. 2, p. 385-405, julho de 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772014000200007&lng=en&nrm=iso/. Acesso em: 11 fev. 2020.
OSSIANNILSSON, E. et al; Quality models in online and open education around the globe: State of the art and recommendations. International Council for Open and Distance Education, 2015. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED557055.pdf. Acesso em: 22 maio 2019.
PITSOE, V. J.; LETSEKA, M. M. Quality Assurance in Virtual Learning Environments for Open Distance Learning. Virtual Learning, 2016, Dragan Cvetkovic, IntechOpen. Disponível em: https://www.intechopen.com/books/virtual-learning/quality-assurance-in-virtual-learning-environments-for-open-distance-learning. Acesso em: 22 maio 2019.
REAL, G. C. M. Impactos da Avaliação na Educação Superior. Dourados, MS: Ed. UFGD, 2008.
SILVA, M. A. da. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. CAD. CEDES. Campinas, SP, v. 29, n. 78, p. 216-226, agosto de 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622009000200005&lng=en&nrm=iso/. Acesso em: 11 fev. 2020.
STOCKTON, S.; MCNEELEY T. A Virtual World Case Study – Quality, Social Justice, And Accountability In A Simulation-based Educational Environment. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED568663.pdf. Acesso em: 02 mar. 2021.
TAIT, A. Distance and E-Learning, Social Justice, and Development: The Relevance of Capability Approaches to the Mission of Open Universities. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1017505.pdf. Acesso em: 02 mar. 2021.
VLACHOPOULOS, D. Assuring Quality in E-Learning Course Design: The Roadmap. International Review of Research in Open and Distributed Learning, Athabasca/Canadá, v. 17, n. 6, p. 183-215, 2016. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1122217.pdf/. Acesso em: 6 nov. 2018.
XIMENES, S. B. Padrão de qualidade do ensino: desafios institucionais e bases para a construção de uma teoria jurídica. 2014. 427 f. Tese (Doutorado em Direito do Estado) - Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2134/tde-22052015-090529/pt-br.php/. Acesso em: 5 out. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.