Definições de Educação a Distância na Legislação Brasileira: Imbricações e Consequências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2236

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Conceitos, Educação a distância

Resumo

Este artigo analisa definições de Educação a Distância na legislação brasileira. Adota uma abordagem qualitativa, bibliográfica, descritiva e documental. O percurso metodológico parte do levantamento bibliográfico, analisando definições de EaD na literatura, bem como apresentando concepções e conceitos evidenciados no arcabouço legal brasileiro. Discute as imbricações e consequências das definições de EaD em atos normativos, demonstrando que estas não apenas influenciam a interpretação da modalidade, mas também estabelecem o cenário no qual as práticas educacionais se desdobram, acarretando implicações e resultados significativos para o sistema educacional. 

 

Palavras-chave: Conceitos. Políticas educacionais. Educação a distância. 

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Biografia do Autor

Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás

Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), Pós-doutora em Educação pela UFMT (2019). Professora Associada da Universidade Federal de Goiás no Curso de Pedagogia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFG (2022). Editora Chefe da Revista Em Rede. Membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - RBPAE, membro do Conselho Editorial da Revista Revelli (UEG), da Revista Exitus (UFOPA) e da Revista Série-Estudos da UCDB. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq). Coordenadora da Rede de Pesquisa EaD - Internacional Com apoio da Unirede (2019-2024).

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Publicado

15-10-2024

Como Citar

Fonseca, M. A. R. da, & Lima, D. da C. B. P. (2024). Definições de Educação a Distância na Legislação Brasileira: Imbricações e Consequências: . EaD Em Foco, 14(2), e2236. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2236