Acessibilidade Digital em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: uma Revisão Sistemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1143

Resumen

As Tecnologias da Informação e Comunicação estão presentes na vida diária das pessoas, provocando transformações no entretenimento, contato pessoal profissional e aprendizado. Cursos à distância, empregam esses recursos, por meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Neste contexto é essencial que esse ambiente possua recursos de acessibilidade para que pessoas com deficiência também possam acompanhá-lo. Este artigo tem por objetivos 1) Identificar os estudos que estão sendo realizados com o objetivo de fornecer acessibilidade digital nos cursos à distância; 2) Comparar os trabalhos selecionados para verificar possíveis características comuns às pesquisas; 3) Apresentar os resultados da comparação feita, mostrando as semelhanças e diferenças entre as pesquisas analisadas. Foi realizada uma revisão sistemática com artigos, utilizando como descritores: "Ambiente virtual de aprendizagem", "Acessibilidade" e "Deficiência", tendo sido selecionados 14 trabalhos. O levantamento constatou que a maioria dos trabalhos analisados contemplam pessoas com deficiência visual e utilizam o Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem, além de ter sido identificado que as diretrizes para acessibilidade W3C e WCAG são contempladas em quase todas as pesquisas. Elaborar propostas de cursos acessíveis necessita de uma equipe multidisciplinar, que planeje a acessibilidade desde a sua concepção. Isto evita retrabalho, custo e amplia a cultura da acessibilidade. Apesar dos estudos apresentados, verifica-se que a acessibilidade em cursos à distância ainda terá que percorrer um longo caminho.

Palavras-chave: Educação a distância. Moodle. Inclusão.

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Biografía del autor/a

Ligia Petrolini de Oliveira, Universidade Federal do ABC

Concluiu graduação em Bacharelado em Ciências Biomédicas (2004) e graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Moleculares (2005) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde obteve duas Iniciações Cientí­ficas na área de Biologia Molecular, estudando genes da cana-de-açúcar envolvidos no metabolismo de sacarose. Concluiu o Mestrado e o Doutorado em Oncologia no Centro Internacional de Pesquisa do AC Camargo Cancer Center (antiga Fundação Antonio Prudente - Hospital AC Camargo) com pesquisas sobre o câncer colorretal, todos como bolsista da FAPESP. Concluiu dois anos de pós doutorado na Universidade Federal do ABC (UFABC), vinculada ao programa de Pós-Graduação em Biossistemas, na área de Bioquí­mica e Biologia Celular, como bolsista da Capes. Atualmente é professora tutora do curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Victoria Alejandra Salazar Herrera, Faculdades Metropolitanas Unidas

Professora nos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica no Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas. Possui graduação em Engenharia Eletrônica e da computação - Universidad Mayor de San Andrés (2008) diploma validado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Mestre em Energia (2011) - Universidade Federal do ABC. Especialização em Organização e administração pedagógica de aulas - Universidad Mayor de San Andrés (2015). Doutor em Energia (2016) Universidade Federal do ABC. Atuou como supervisora a distância no curso de Engenharia de Computação na Universidade Virtual do Estado de São Paulo, professora conteudista cursos de Pós-Graduação EaD Kroton Educacional, tutora no curso de especialização de Ensino de Quí­mica da UFABC, no Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da UFABC, no Programa Anual de Capacitação Continuada (PACC), no curso de Especialização em Ciência e Tecnologia (2010-2012 e atual), e Supervisionou os tutores do curso de Educação em Direitos Humanos. Atua principalmente nos seguintes temas: diagnóstico de falhas, processamento digital de sinais, máquinas elétricas, eletrônica digital, Desenvolvimento sustentável e Educação a distância. 

Siony da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade de Mogi das Cruzes (1978), pós graduação em Análise de Sistemas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo (1984) mestrado em Educação pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2002) e Especialização em Educação em Saúde (2009), Especialização em Design Instrucional (2012), Especialização em Mí­dias na Educação (2016). 

Citas

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Publicado

2021-01-12

Cómo citar

dos Santos, C. E. R., Oliveira, L. P. de ., Herrera, V. A. S. ., & da Silva, S. . (2021). Acessibilidade Digital em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: uma Revisão Sistemática . EaD Em Foco, 11(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1143

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