TUTORIA A DISTÂNCIA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM CURSOS ON-LINE

Autores/as

  • Cristina Pfeiffer

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v2i1.104

Resumen

Esse estudo tem por objetivo apresentar as contribuições dos tutores a distância no processo de construção do conhecimento dos estudantes de cursos on-line, tendo por base a Espiral do Conhecimento proposta por Nonaka e Takeuchi (1997). Usando procedimentos metodológicos de uma pesquisa descritiva/bibliográfica, constatou-se que o processo de construção do conhecimento ocorre em espiral, iniciando num nível mais individual e se ampliando para o nível coletivo, a partir das interações entre os tutores a distância e os estudantes. Os resultados obtidos também evidenciam a importância destes profissionais para o aumento da participação dos estudantes nas atividades assíncronas propostas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), bem como na melhoria de seus índices de desempenho e aproveitamento. Os cursos analisados são oferecidos pela área Formação Via Web da Diretoria dos Cursos de Extensão da Fundação Centro de Ciências de Ensino Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2011-12-21

Cómo citar

Pfeiffer, C. (2011). TUTORIA A DISTÂNCIA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM CURSOS ON-LINE. EaD Em Foco, 2(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v2i1.104

Número

Sección

Artí­culo de investigación

Artículos más leídos del mismo autor/a