Centro de Referência Virtual: o Uso de REA na Formação Continuada de Professores

Autores

  • Cristina Pfeiffer Fundação CECIERJ
  • Elizabeth Soares Ramalho Bastos Fundação CECIERJ

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v5i1.295

Resumo

A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância (CECIERJ) e a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC/RJ) do Rio de Janeiro oferecem, desde 2011, formação continuada para professores do ensino fundamental e médio, com 15 mil professores já capacitados até junho de 2014. Por meio de cursos de aperfeiçoamento atrelados a uma especialização nas disciplinas Matemática, Língua Portuguesa, História, Biologia e Ciências, os professores da rede estadual são capacitados para usarem em sala de aula o currículo mínimo e dinâmicas do reforço escolar em Língua Portuguesa e Matemática. Visando disponibilizar o material do professor, as dinâmicas do reforço escolar e os planos de trabalho elaborados pelos cursistas, foi criado o repositório Centro de Referência Virtual (CRV), integrado ao Portal TECA (http://teca.cecierj.edu.br/). Experiências de sucesso desses professores, metodologias inovadoras, além de outros temas relacionados à educação básica são divulgados na nova versão eletrônica da revista Educação Pública (http://educacaopublica.cederj.edu.br), também integrada ao CRV.

Palavras-chave: Currículo mínimo; Educação básica; REA.


 Virtual Reference Center: the Use of OER in Continuing Education of Teachers

AbstractThe Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância: CECIERJ  and the Secretaria de Estado de Educação - SEEDUC/RJ of Rio de Janeiro offer, since 2011, continuing education of teachers of elementary and secondary education, with 15 thousand teachers trained until June 2014. Through improvement courses linked to a specialization in subjects as Mathematics, Portuguese, History, Biology, and Science, state school teachers are trained to use the minimum curriculum and school reinforcement dynamics in portuguese and mathematics in the classroom. In order to make the professors material, the dynamics of school reinforcement, and course participants workplans available, the repository Centro de Referência Virtual: CRV was crated and integrated with the Portal TECA (http://teca.cecierj.edu.br). Successful experiences of these teachers and innovative methodologies, as wellother topics related to basic education, are disclosed in the new electronic version of the magazine Educação Pública (http://educacaopublica.cederj.edu.br) and integrated with the CRV.

Keywords: Basic education; Minimum curriculum; OER.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Pfeiffer, Fundação CECIERJ

Professora Dra. Associada da Fundação CECIERJ

Publicado

2015-01-02

Como Citar

Pfeiffer, C., & Bastos, E. S. R. (2015). Centro de Referência Virtual: o Uso de REA na Formação Continuada de Professores. EaD Em Foco, 5(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v5i1.295

Edição

Seção

Artigos Originais

Most read articles by the same author(s)