Projeto de Intervenção: uma Proposta de Formação em EaD
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v6i3.451Abstract
Comunicar é um desafio nos tempos atuais, principalmente no contexto educacional, seja presencial ou a distância. O entrave na comunicação pode ser observado nos processos de orientação realizados na modalidade a distância. O objetivo deste artigo é apresentar a contribuição do professor orientador na construção de um projeto de intervenção em um curso de pós-graduação ofertado na modalidade a distância na busca por pesquisas e práticas que conduzam a uma formação de qualidade. A metodologia utilizada é exploratória, descritiva a partir de um estudo de caso. Como resultado, observou-se que a interação e o uso das mídias, síncronas ou assíncronas, incluindo as redes sociais, contribuem para potencializar a formação do indivíduo como cidadão crítico na sociedade do conhecimento.
Palavras-chave: Orientação, Formação, Qualidade, Educação a distância.
Intervention Project: a Proposal for Training in Distance Education
Abstract
Communication is a challenge nowadays, especially in education, either face-to-face or distance education. Barriers in communication can be observed in the guidance process in distance education. This paper aims to present the contribution of the advisor teacher in the construction of an intervention project in a distance graduate course, in order to search for researches and practices that lead to a quality education. The methodology is exploratory, descriptive from a case study. As a result, we observed that the interaction and the use of media, synchronous or asynchronous, including social networks, contribute to enhance the training of the individual as a critical citizen in the knowledge society.
Keywords: Guidance, Formation, Quality, Distance education.
Downloads
References
ABED. (2015). Censo EaD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil, 2014. Curitiba: Ibpex.
Almeida, M. de S. (2011). Elaboração de projeto, TCC, dissertação e tese: uma abordagem simples, prática e objetiva. São Paulo: Atlas.
Kenski, V. M. (2004). Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus.
Mallmann, E. M.; de Bastos, F. da P.; Catapan, A. H. (2006). Desafios da mediação pedagógica em cursos de formação de professores presenciais e a distância. Revista Educação, UFSM, v. 31, p. 367-382.
Silva, M. (2000). Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet.
Thiollent, M. (2008). Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez.
Tori, R. (2010). Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac SP.
Zancanaro, A. et al. (2012). Redes sociais na Educação a Distância: uma análise do projeto e-Nova. DataGramaZero - Revista de Informação, v. 13, n. 2, abr.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
All articles published in Revista EaD em Foco receive the license
Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
All subsequent publications, complete or partial, must be made with the acknowledgment, in citations, of the Revista EaD em Foco as the original editor of the article.