Projeto de Intervenção: uma Proposta de Formação em EaD

Autores

  • Andreza Regina Lopes da Silva Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0003-1530-8908
  • Andreia de Bem Machado Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcelo Ladislau da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v6i3.451

Resumo

Comunicar é um desafio nos tempos atuais, principalmente no contexto educacional, seja presencial ou a distância. O entrave na comunicação pode ser observado nos processos de orientação realizados na modalidade a distância. O objetivo deste artigo é apresentar a contribuição do professor orientador na construção de um projeto de intervenção em um curso de pós-graduação ofertado na modalidade a distância na busca por pesquisas e práticas que conduzam a uma formação de qualidade. A metodologia utilizada é exploratória, descritiva a partir de um estudo de caso. Como resultado, observou-se que a interação e o uso das mídias, síncronas ou assíncronas, incluindo as redes sociais, contribuem para potencializar a formação do indivíduo como cidadão crítico na sociedade do conhecimento.

Palavras-chave: Orientação, Formação, Qualidade, Educação a distância.


Intervention Project: a Proposal for Training in Distance Education

Abstract
Communication is a challenge nowadays, especially in education, either face-to-face or distance education. Barriers in communication can be observed in the guidance process in distance education. This paper aims to present the contribution of the advisor teacher in the construction of an intervention project in a distance graduate course, in order to search for researches and practices that lead to a quality education. The methodology is exploratory, descriptive from a case study. As a result, we observed that the interaction and the use of media, synchronous or asynchronous, including social networks, contribute to enhance the training of the individual as a critical citizen in the knowledge society.


Keywords: Guidance, Formation, Quality, Distance education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Regina Lopes da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduanda em Pedagogia pela UniCesumar. Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento com ênfase na área de Mí­dia do Conhecimento. Especialista em Educação a Distância e em Auditoria Empresarial. Graduada em Administração pela UFSC em 2002. Experiência na área de Educação com ênfase em Educação a Distância (EaD) atuando principalmente nos temas: gestão, projeto, planejamento, desenvolvimento, implementação e avaliação de cursos e materiais didáticos para EaD. Das diferentes atividades desenvolvidas destaca-se a atuação como coordenadora de produção de material didático e coordenadora de projeto. Atualmente pesquisadora CNPq na área de Projeto, Metodologia e Design Instrucional para planejamento, prática, acompanhamento e avaliação em EaD bem como Gestão e Mí­dia do Conhecimento. Atua também como professora formador, professora orientadora e avaliadora de artigos cientí­ficos e do Ministério da Cultura (MINC). Autora de livro e artigos cientí­ficos.

Andreia de Bem Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação Cientí­fica e Tecnológica (PPGECT) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Alfabetização na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em Pedagogia na Faculdade de Educação (FAED) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Experiência na área de Educação há mais de 20 anos e com ênfase em Educação a Distância (EaD) desde de 2004, atuando principalmente nos temas: material didático , orientação de trabalho de pós graduação a distância, planejamento, desenvolvimento, coordenação nos cursos a distância. As diferentes atividades desenvolvidas centram-se principalmente como Designer Instrucional (DI) e áreas pedagógicas relacionadas a EAD. Atualmente desenvolve trabalhos e pesquisas na área de Projeto, Metodologia e Design Instrucional para o planejamento, prática, acompanhamento e avaliação em EaD, educação corporativa, inovação, parques tecnológicos bem como na área de Mí­dia e Conhecimento. Atua também como professora formador, professora orientadora e avaliadora de artigos cientí­ficos.Autora de livro e artigos cientí­ficos.

Marcelo Ladislau da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Gestão da Informação do Programa de Pós-graduação em Gestão d Informação (PPGINFO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Cursa a Pós-Graduação e Gestão de Mí­dias sociais e Marketing Digital pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, Graduado em Biblioteconomia pela UDESC. É bibliotecário hospitalar atuando principalmente nos seguintes temas: busca e analise da informação, gestão de biblioteca especializada, gestão da informação e do conhecimento.

Referências

ABED. (2015). Censo EaD.BR: relatório analí­tico da aprendizagem a distância no Brasil, 2014. Curitiba: Ibpex.

Almeida, M. de S. (2011). Elaboração de projeto, TCC, dissertação e tese: uma abordagem simples, prática e objetiva. São Paulo: Atlas.

Kenski, V. M. (2004). Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus.

Mallmann, E. M.; de Bastos, F. da P.; Catapan, A. H. (2006). Desafios da mediação pedagógica em cursos de formação de professores presenciais e a distância. Revista Educação, UFSM, v. 31, p. 367-382.

Silva, M. (2000). Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet.

Thiollent, M. (2008). Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez.

Tori, R. (2010). Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac SP.

Zancanaro, A. et al. (2012). Redes sociais na Educação a Distância: uma análise do projeto e-Nova. DataGramaZero - Revista de Informação, v. 13, n. 2, abr.

Downloads

Publicado

27-12-2016

Como Citar

Silva, A. R. L. da, Machado, A. de B., & Silva, M. L. da. (2016). Projeto de Intervenção: uma Proposta de Formação em EaD. EaD Em Foco, 6(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v6i3.451

Edição

Seção

Estudos de Caso