A PRÁTICA DA TUTORIA NO PROJETO E-NOVA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DOS CONCEITOS DE COMUNIDADE DE PRÁTICA

  • Andreza Regina Lopes da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Isadora de Souza Bernardini Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Jaqueline Rossato Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Sabrina Rebelo Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Fernando José Spanhol Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Resumo

O presente artigo tem como objetivo buscar evidências que possam ilustrar a semelhança entre a tutoria do projeto e-Nova e às comunidades de prática. Para tanto, a metodologia utilizada caracteriza a pesquisa como teórico-empírica, de natureza exploratória e descritiva; já a sua abordagem classifica-se como qualitativa. A unidade de análise escolhida foi o curso de capacitação do e-Nova, projeto que tem como objetivo a disseminação do empreendedorismo inovador e a geração de produtos e processos inovadores com sucesso técnico e mercadológico. Como método, utilizou-se do estudo de caso, pois busca caracterizar o grupo de tutoria do projeto e identificar características que possam caracterizá-lo com uma comunidade de prática. Como resultado, observa-se que, a tutoria do projeto e-Nova possui três características basilares: trata-se de um grupo de trabalho intensivo em conhecimento; atua sobre um conjunto comum de questões; e promove a criação de novos conhecimentos por meio do compartilhamento. Conclui-se que, em sua maioria, as características desse grupo se assemelham a aspectos pertencentes a uma comunidade de prática, tais como: possui um grupo de indivíduos que se importa com um conjunto comum de questões, e compartilha e desenvolve conhecimentos nesse domínio.

Biografia do Autor

Andreza Regina Lopes da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina: UFSC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento: UFSC

Isadora de Souza Bernardini, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina: UFSC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração: UFSC

Jaqueline Rossato, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina: UFSC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento: UFSC

Sabrina Rebelo, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina: UFSC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento: UFSC

Fernando José Spanhol, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina: UFSC

Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento: UFSC

Vice Reitor da Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS

Publicado
2012-09-20
Como Citar
Silva, A. R. L. da, Bernardini, I. de S., Rossato, J., Rebelo, S., & Spanhol, F. J. (2012). A PRÁTICA DA TUTORIA NO PROJETO E-NOVA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DOS CONCEITOS DE COMUNIDADE DE PRÁTICA. EaD Em Foco, 2(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v2i1.98
Seção
Artigos Originais