Projeto de Intervenção: uma Proposta de Formação em EaD
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v6i3.451Resumo
Comunicar é um desafio nos tempos atuais, principalmente no contexto educacional, seja presencial ou a distância. O entrave na comunicação pode ser observado nos processos de orientação realizados na modalidade a distância. O objetivo deste artigo é apresentar a contribuição do professor orientador na construção de um projeto de intervenção em um curso de pós-graduação ofertado na modalidade a distância na busca por pesquisas e práticas que conduzam a uma formação de qualidade. A metodologia utilizada é exploratória, descritiva a partir de um estudo de caso. Como resultado, observou-se que a interação e o uso das mídias, síncronas ou assíncronas, incluindo as redes sociais, contribuem para potencializar a formação do indivíduo como cidadão crítico na sociedade do conhecimento.
Palavras-chave: Orientação, Formação, Qualidade, Educação a distância.
Intervention Project: a Proposal for Training in Distance Education
Abstract
Communication is a challenge nowadays, especially in education, either face-to-face or distance education. Barriers in communication can be observed in the guidance process in distance education. This paper aims to present the contribution of the advisor teacher in the construction of an intervention project in a distance graduate course, in order to search for researches and practices that lead to a quality education. The methodology is exploratory, descriptive from a case study. As a result, we observed that the interaction and the use of media, synchronous or asynchronous, including social networks, contribute to enhance the training of the individual as a critical citizen in the knowledge society.
Keywords: Guidance, Formation, Quality, Distance education.
Downloads
Referências
ABED. (2015). Censo EaD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil, 2014. Curitiba: Ibpex.
Almeida, M. de S. (2011). Elaboração de projeto, TCC, dissertação e tese: uma abordagem simples, prática e objetiva. São Paulo: Atlas.
Kenski, V. M. (2004). Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus.
Mallmann, E. M.; de Bastos, F. da P.; Catapan, A. H. (2006). Desafios da mediação pedagógica em cursos de formação de professores presenciais e a distância. Revista Educação, UFSM, v. 31, p. 367-382.
Silva, M. (2000). Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet.
Thiollent, M. (2008). Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez.
Tori, R. (2010). Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac SP.
Zancanaro, A. et al. (2012). Redes sociais na Educação a Distância: uma análise do projeto e-Nova. DataGramaZero - Revista de Informação, v. 13, n. 2, abr.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.