Panorama da Aplicação de Massive Open Online Course (MOOC) no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades

Authors

  • Marcos Viní­cius Mendonça Andrade

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v6i3.392

Abstract

Este trabalho aborda a aplicação dos Massive Open On-line Courses: MOOC: no contexto do Ensino Superior. Traz um breve histórico, características e principais tipos de MOOC, bem como os relaciona com o movimento da Educação Aberta. Demonstra através de mapeamento sistemático da literatura um panorama dos estudos publicados na área, tendo como recorte temporal o período entre 2011 e 2015. Os resultados obtidos evidenciam que a aplicação dos MOOC no Ensino Superior é apontada como tema emergente e descortina uma série de potencialidades e desafios, exigindo uma nova postura das instituições de ensino superior. Ressalta que os estudos nessa temática ainda são incipientes.

Palavras-chave: MOOC, Massive Online Open Course, Ensino Superior, Educação Aberta, Tecnologias Emergentes.'



Overview of the application of Massive Open Online Course (MOOC) in Higher Education: Challenges and Opportunities

Abstract
This paper proposes to identify application of Massive Open Online Courses: MOOC: in higher education context. It provides a brief history, features and main types of MOOC as well as relates to the movement of Open Education. Demonstrates through systematic mapping of literature an overview of the studies published in the field, with the time frame the period between 2011 and 2015. The results show that the application of MOOC in higher education is seen as an emerging theme and opens up a number of potential and challenges requiring a new approach of higher education institutions. It is evident although the studies on this topic are still incipient.


Keywords: MOOC, Massive Online Open Course, Higher education, Open Education, Emerging Technologies.

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Published

2016-12-27

How to Cite

Andrade, M. V. M. (2016). Panorama da Aplicação de Massive Open Online Course (MOOC) no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades. EaD Em Foco, 6(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v6i3.392

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