Acessibilidade em Objetos de Aprendizagem na EaD: uma Análise em um Curso de Especialização
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v6i1.374Abstract
Este trabalho tem como objetivo analisar os objetos de aprendizagem oferecidos em duas disciplinas do curso de especialização em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, sob a ótica da acessibilidade. Os objetos de aprendizagem são recursos digitais reutilizáveis e que auxiliam a aprendizagem de algum conceito. Para atingir o objetivo proposto, foi empreendida uma pesquisa bibliográfica seguida de um estudo de caso. Para a coleta de dados optou-se no estabelecimento de categorias de análise que permitiram obter uma visão global dos recursos. Os dados foram analisados qualitativamente etapa a etapa de cada jogo, e os dados coletados foram organizados em uma planilha previamente elaborada para esse fim. Os resultados evidenciaram que, embora haja esforço da universidade promotora do curso em oferecer acessibilidade em todo o ambiente virtual e materiais disponíveis, ainda são necessárias algumas adaptações nos objetos de aprendizagem para que se tornem totalmente acessíveis às pessoas com necessidades especiais em nível sensorial. Todavia, é por meio de iniciativas como essa que são possíveis o crescimento e o aprimoramento de objetos educacionais acessíveis e, dessa forma, contribuir com o acesso de permanência de todos na educação a distância.
Palavras-chave: Objetos de aprendizagem; Acessibilidade; Educação a Distância.
Accessibility in Objects Learning in EAD: an Analysis on a Course of Expertise
Abstract
This work aims to analyze the learning objects offered in two course subjects of specialization in Special Education from the perspective of inclusive education from the perspective of accessibility. The learning objects are reusable digital resources and that help learning some concept. To achieve this purpose a literature search followed by a case study was undertaken. To collect data it was decided to establish categories of analysis, which provided an overview of resources. Data were analyzed qualitatively, step by step each game, and collected data organized in a spreadsheet previously prepared for this purpose. The results showed that although there is a university effort to offer accessibility across the virtual environment and available materials are still needed some adjustments to the learning object to become fully accessible to people with sensory disabilities. However, it is through such initiatives that are possible growth and improvement of accessible educational materials and thus contribute to the permanence of access for all in the distance.
Keywords: Learning objects; Accessibility; Distance education.
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