Voz aos Evadidos: a Evasão Escolar da Licenciatura em Matemática Ofertada na Educação a Distância na UniCesumar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.966

Resumo

A evasão escolar é fenômeno complexo, multideterminado e multidimensional que afeta pessoas e inúmeras instituições de Ensino Superior em todo o Brasil. Nossos objetivos foram (a) mapear e identificar o perfil do estudante evadido e suas principais motivações para o abandono da licenciatura em Matemática ofertada na modalidade a distância numa instituição de Ensino Superior privada e (b) compreender o fenômeno da evasão e seus determinantes a partir das perspectivas dos evadidos. Para isso, aplicamos um questionário on-line dirigido aos 1.000 participantes, evadidos de 2014 a 2018, oriundos de diferentes cidades e estados brasileiros. Nossos resultados desta pesquisa quali-quantitativa sugerem que participantes são, prevalentemente, homens casados; com renda de 2 a 4 salários-mínimos; que possuem filhos e têm faixa etária entre 20 e 40 anos de idade; atuam como professores e moram na região sul do Brasil. Contudo, destacaram que abandonaram o curso, mormente, por dificuldades assim elencadas: a ausência do contato presencial com professores e colegas, a falta de apoio do tutor presencial, os problemas em estabelecer cursar disciplinas da área da Matemática (Ílgebra, Cálculo, Estatística, Geometria Analítica, entre outras) e manter rotinas pessoais e de estudo, por graves motivações financeiras e até mesmo em receber adequado auxílio on-line dos professores.

Palavras-chave: Formação de professores de Matemática. Evasão escolar. Percepções dos evadidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo César Gomes, Universidade Estadual Paulista

Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Referências

BIELSCHOWSKY, C. E. Qualidade na educação superior a distância no Brasil: onde estamos, para onde vamos? Revista EaD em Foco, v. 8, n. 1, p. 1-26, mar. 2018a. Disponí­vel em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/709/284 Acesso em 25 jun.2020.

BIELSCHOWSKY, C. E. et al. Fundação Cecierj: ontem, hoje e amanhã. Rio de Janeiro: Carlos Bielschowsky, 2018b. 298p.

BIELSCHOWSKY, C.E.; MASUDA, M. O. Diplomação na Educação Superior a Distância. Em Rede-Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p.16-44, jan. 2018.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira. Sinopse Estatí­stica da Educação Superior 2018. Brasí­lia: INEP, 2019a.

______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2017. Brasí­lia, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira, 2019b.

______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira. Censo da Educação Superior 2018: notas estatí­sticas. Brasí­lia, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira, 2019c.

______. Diplomação, Retenção e evasão nos Cursos de Graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas. Comissão Especial de Estudos sobre a evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. ANDIFES/ABRUEM/SESu/MEC. 1996. Disponí­vel em: http://www.andifes.org.br/wp-content/files_flutter/Diplomacao_Retencao_Evasao_Graduacao_em_IES_Publicas-1996.pdf Acesso em 22 03.2020.

COMARELLA, R. L. Educação superior a distância: evasão discente. 2009. 203p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

CRESWELL, J. W.; CLARK, V. P. Designing and Conducting Mixed Methods Research. Sage Publications: California, USA, 2018. 520p.

CRESWELL, J. W.; HIROSE, M. Mixed methods and survey research in family medicine and community health. Fam Med Com Health, 2019. 7:e000086 p.1-6. Disponí­vel em: https://fmch.bmj.com/content/fmch/7/2/e000086.full.pdf Acesso em: 05 fev.2020.

DOWNING, D.; CLARK, J. Estatí­stica Aplicada. Saraiva: São Paulo, 2012. 368p.

FERREIRA, L.; BARROS, R.M.O. Uma análise do discurso do aluno trabalhador acerca de sua evasão: caso especí­fico do curso de matemática da UEM. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e171043, p. 1-26, jan. 2018.

FREITAS, R.S. A ocorrência da evasão do Ensino Superior: uma análise das diferentes formas de mensurar. 2016. 82p. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, 2016.

GARCIA, D.; MAIA, D. Expectativa de vida do brasileiro atinge 76,3 anos, aponta IBGE. Jornal Folha de São Paulo On-line. Disponí­vel em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/11/expectativa-de-vida-do-brasileiro-atinge-763-anos-aponta-ibge.shtml Acesso em 18.abr.2020.

GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasí­lia, DF: Relatório de Pesquisa, DF: UNESCO, 2009.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Atlas: São Paulo, 2017. 192p.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica. Produto Interno Bruto – PIB. Disponí­vel em: https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php Acesso em: 18 abr.2020.

KUSSUDA, S. R. Um estudo sobre a evasão em um curso de licenciatura em Fí­sica: discursos de ex-alunos e professores. 2017. 292p. Tese (Doutorado em Educação para Ciência) Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2017.

LOBO, M. B. C. M. Panorama da evasão no Ensino Superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. São Paulo: Instituto Lobo/Lobo & Associados Consultoria, 2012. Disponí­vel em: http://www.institutolobo.org.br/imagens/pdf/artigos/art_087.pdf Acesso em: 13 jun. 2019.

LOBO, M. B. C. M. et al. A evasão no Ensino Superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 37, n. 132, p. 641-659, set./dez. 2007.

MAIA, M. C.; MEIRELLES, F. S.; PELA, S. K. Análise dos índices de evasão nos Cursos Superior a Distância do Brasil. 2004. Disponí­vel em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/pdf/073-TC-C2.pdf Acesso em: 22 mar.2020.

MARTINS, E. D.; FELIX, N. M. Aluno aprendiz em Educação a Distância: material didático e avaliação. Revista online de Polí­tica e Gestão Educacional, v. 21, n. esp. 1, p. 799-813, out. 2017.

MATTOS, L. J. G.; SANTOS, S. C. Os desafios do estágio supervisionado em um curso de licenciatura a distância. Rev. EaD em Foco, 2018, 8 (1): e643. Disponí­vel em: http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/download/643/286 Acesso em: 25 jun.2020.

PALHARINI, F. A. Evasão, exclusão e gestão acadêmica na UFF: passado, presente e futuro. Niterói: ICHF, 2010. 62 p.

RISTOFF, D. Universidade em foco: reflexões sobre a educação superior. Florianópolis: Insular, 1999.

______. O novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 19, n. 3, 2014.

SANTOS, S. C. Um retrato de uma licenciatura em Matemática a distância sob a ótica de seus alunos iniciantes. 2013. 208p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2013.

SANTOS, P. K. Abandono na Educação Superior: um estudo do tipo Estado do Conhecimento. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 240-255, jul./dez. 2014.

SANTOS BAGGI, C. A. LOPES, D. A. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação, Campinas, v. 16, n. 2, p. 355-374, jul. 2011. Disponí­vel em: https://www.scielo.br/pdf/aval/v16n2/a07v16n2.pdf Acesso em 25 jun.2020

SOUZA, C. A. N. Um Estudo Sobre As Principais Causas da evasão na Educação a Distância – EaD. 2009. 66p. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2009.

UNICESUMAR. Centro Universitário de Maringá. Disponí­vel em: http://www.unicesumar.edu.br/graduacao/missao.php Acesso em: 08 jan.2020.

XENOS, M.; PIERRAKEAS, C.; PINTELAS, P. A survey on student dropout rates and dropout causes concerning the students in the Course of Informatics of the Helenic Open University. Computers and Education, V. 39, p. 361-377, dec, 2002.

Downloads

Publicado

27-06-2020

Como Citar

Ramos, A. da S. ., & Gomes, P. C. (2020). Voz aos Evadidos: a Evasão Escolar da Licenciatura em Matemática Ofertada na Educação a Distância na UniCesumar . EaD Em Foco, 10(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.966

Edição

Seção

Artigos Originais