A Avaliação como Estratégia de Acessibilidade e Inclusão no Processo Formativo de um Curso EAD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2585

Palavras-chave:

Avaliação, Acessibilidade, Inclusão, ensino à distância

Resumo

 O presente texto visa avaliar a experiência formativa do primeiro curso público de pós-graduação lato sensu na área da Educação Especial no Rio de Janeiro. O trabalho colaborativo desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a Fundação CECIERJ, oportunizou o desenvolvimento de uma metodologia ativa e dinâmica, tendo seu estudo ancorado na metodologia da pesquisa-ação. Refletindo sobre tais aspectos, temos como objetivo principal analisar o processo avaliativo que permeia um curso de grande porte e à distância, considerando as especificidades do grupo discente, as propostas pedagógicas empregadas e os recursos utilizados para garantir uma avaliação que seja efetivamente acessível. Por meio da pesquisa-ação, considera-se a imersão no lócus da pesquisa e a observação participante como elementos basilares para nossas análises. Sendo assim, dentre os resultados destacam-se: a) A adoção de estratégias pedagógicas e a diversidade de instrumentos, tais como portfólios, autoavaliações, avaliações formativas, observações sistemáticas, podcast, entre outros recursos favorecedores desse processo, como a reposição de atividades; b) A importância do trabalho colaborativo de planejamento e avaliação na própria execução da especialização e; c) Vivenciar as práticas/estratégias avaliativas do curso, que tem a interação como ponto principal, nos permite perceber que a própria avaliação torna-se mediadora do processo ao sinalizar novas potencialidades. Para finalizar, indicamos por meio do referencial teórico utilizado na pesquisa – abordagem histórico-cultural de Vigotski – as contribuições da mediação pedagógica no processo avaliativo, uma vez que o trabalho colaborativo e entre pares afetou aquilo que está em iminência, o vir a ser. 

 

Palavras-chave:  Avaliação. Acessibilidade. Inclusão. Ensino à distância.

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Biografia do Autor

Maíra Gomes de Souza da Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJ e docente do Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias/RJ. Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEDUC/UFRRJ). Participante do grupo de pesquisa "Observatório de educação especial e inclusão educacional - OBEE"/UFRRJ. Coordenadora de Disciplinas e Professora no Curso de Especialização lato sensu EDUCAÇÃO ESPECIAL E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, sendo Bolsista de Incentivo à Docência da Fundação CECIERJ.

Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento Educação e Sociedade, curso de Licenciatura em Educação Especial, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI/UFRRJ). Coordenadora de disciplina no Curso Lato Sensu de Pós-Graduação em Educação Especial e Inovação Tecnológica, promovido pela UFRRJ e Fundação CECIERJ. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) - UFRRJ. Mestre em Educação pelo mesmo Programa. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (Instituto Multidisciplinar). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ).

Suzanli Estef, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Professora Adjunta da Faculdade de Educação UERJ - no departamento Educação Inclusiva e Continuada, onde também atua como coordenadora da area de Educação Especial. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPEd / UERJ e no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva de Rede Nacional, pela Universidade do Estado de Maringá. Professora no programa de Pós Graduação da UNISUAM. Coordenadora do grupo de pesquisa: Laboratório Universal de Pesquisas em Acessibilidade na Avaliação - LUPAA, pelo PROPEd/UERJ. Coordenadora do curso de extensão (UERJ e consórcio CEDERJ) ASPEI - Acessibilidade para Avaliação na Perspectiva da Educação Inclusiva. Integrante do grupo de pesquisa Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais, no PROPEd-UERJ.

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Publicado

04-07-2025

Como Citar

Rocha, M. G. de S. da, Oliveira , M. C. P. de, & Estef, S. (2025). A Avaliação como Estratégia de Acessibilidade e Inclusão no Processo Formativo de um Curso EAD. EaD Em Foco, 15(2), e2585. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2585

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