Acessibilidade e Identidade na Educação a Distância: A Experiência do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do CEDERJ
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2451Palavras-chave:
Educação a distância, Acessibilidade, Inclusão, Identidade, CEDERJResumo
Este artigo analisa o papel do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) do Consórcio CEDERJ na construção das identidades de estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE) na modalidade de Educação a Distância (EaD). A pesquisa investiga de que maneira os recursos de tecnologia assistiva e os serviços de apoio individualizado promovem a inclusão e a autonomia desses alunos. Desde sua criação em 2020, o NAI tem oferecido adaptações curriculares, provas adaptadas e suporte personalizado, atendendo a diversas necessidades, incluindo deficiências e condições específicas, como a observância do sábado por motivos religiosos. O estudo explora como essas ações contribuem para o respeito e valorização da diversidade dos alunos, permitindo-lhes expressar suas múltiplas identidades dentro do contexto educacional. Por meio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa destaca a importância de integrar os aspectos pessoais e contextuais dos alunos, visando uma educação inclusiva e adaptada às especificidades de cada estudante.
Palavras-chave: Educação a distância. Acessibilidade. Inclusão. Identidade. CEDERJ.
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