Inovação e Eficiência: uma Análise Comparativa das Estratégias de Ensino a Distância entre a UNIVESP (Brasil) e a UNED (Espanha)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2329

Palavras-chave:

Estratégias pedagógicas, Tecnologias educacionais, Flexibilidade educacional, Autonomia do estudante

Resumo

 Este estudo compara as estratégias de Ensino a Distância (EaD) entre a UNIVESP (Brasil) e a UNED (Espanha), destacando a importância da inovação e eficiência no ensino virtual. O objetivo foi identificar as melhores práticas pedagógicas, tecnológicas e acadêmicas adotadas por ambas as instituições. Os dados foram coletados a partir de fontes oficiais utilizando metodologia de pesquisa documental. Os resultados revelaram que, apesar de serem instituições de idades e escalas distintas, ambas priorizam uma abordagem comum, centrada no estudante, que promove autonomia e flexibilidade no processo educacional. A integração de tecnologias educacionais e práticas inovadoras reflete uma adaptação eficaz às demandas contemporâneas da EaD. As conclusões mostram que ambas atendem efetivamente às demandas contemporâneas do EaD, incorporando tecnologias educacionais e práticas inovadoras, oferecendo oportunidades de aprendizagem eficientes e acessíveis, buscando vencer diversos desafios dessa modalidade de ensino, dentre eles a evasão estudantil.

 

Palavras-chave: Estratégias pedagógicas. Tecnologias educacionais. Autonomia do estudante. Flexibilidade educacional.

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Biografia do Autor

Erico Fernando Lopes Pereira-Silva, Universidade de São Paulo

 

Erico Fernando Lopes Pereira-Silva é um professor e pesquisador brasileiro com foco em, Educação em paisagem, Ecologia Vegetal e Botânica. possui mais de 20 anos de experiência na área e atualmente es´tá como pesquisador na Universidade de São Paulo (USP).

Algumas das suas qualificações e realizações incluem:

  • Doutor em Biologia Vegetal: Obtido pela UNICAMP.
  • Pesquisador colaborador: Na Universidade Complutense de Madrid (UCM), Departamento de Ecologia, e membro do Grupo de Pesquisa ECOREG UCM.
  • Publicações: Mais de 25 artigos científicos em periódicos renomados.
  • Áreas de pesquisa: Educação em Paisagem, Ecologia de Paisagem, Florística, fitossociologia.
  • Prêmios e bolsas: Diversos prêmios internacionias e bolsas de pesquisa, incluindo da FAPESP, CNPq e CAPES.
  • Experiência em ensino: Atuação como professor em diferentes níveis de ensino, desde a graduação até a pós-graduação.

Para saber mais sobre Erico Fernando Lopes Pereira-Silva, você pode consultar os seguintes recursos:

Ana Lúcia Gabas Ferreira, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado (1998) e doutorado (2002) em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas e Livre-Docência pela Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos principalmente nos temas: secagem, reologia, propriedades termofísicas, resíduos e biocombustíveis. Atuou de 2008 a 2013 junto ao Sistema Nacional de C, T I, como Assessora Especial do Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação em Brasília - DF. Na Escola de Engenharia de Lorena - EEL/USP, possui pesquisas na área de biocombustíveis e resíduos sólidos. Atuou como Chefe do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais entre 2015 e 2019 e Vice-Chefe deste mesmo Departamento entre 2021-2023. Orientadora de Mestrado e Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ/EEL/USP). Atualmente é Vice-Prefeita do Campus USP de Lorena. 

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Publicado

26-05-2025

Como Citar

Pereira-Silva, E. F. L., Pasquareli, G. R., & Ferreira, A. L. G. (2025). Inovação e Eficiência: uma Análise Comparativa das Estratégias de Ensino a Distância entre a UNIVESP (Brasil) e a UNED (Espanha) . EaD Em Foco, 15(1), e2329. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2329

Edição

Seção

Estudos de Caso