UM PANORAMA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS ATRAVÉS DA EAD NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores/as

  • Daniel Fábio Salvador Fundação CECIERJ
  • Mirian A, Carlos Crapez UFF
  • Roberta Flávia Ribeiro Rolando Fundação CECIERJ
  • Luiz Gustavo Ribeiro Rolando Fundação CECIERJ
  • Jorge Felippe Leal Magarão Fundação CECIERJ

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.19

Resumen

O objetivo do artigo é apresentar o perfil dos professores que buscam por formação continuada a distância na área de Biologia da Fundação CECIERJ e a evolução dos níveis de participação deles durante o desenvolvimento dos cursos entre os anos de 2006 a 2009. Nesse período os ambientes virtuais de aprendizagem sofreram constantes inovações pedagógicas e a implementação de novas ferramentas de interação, o que refletiu positivamente na participação dos cursistas. A análise do perfil dos cursistas foi realizada a partir do mapeamento dos dados cadastrais dos inscritos nos cursos de formação continuada na área de Biologia em 2008 e 2009. Neste período, foram oferecidos oito cursos para 18 turmas, havendo um total de 6.993 pedidos de inscrição. As inscrições eram de licenciados na área Ciências da Vida em 73% dos pedidos. A maior parte dos professores que solicitaram inscrição (48%) declarou não lecionar, com 35% declarando trabalhar em escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio. É importante assinalar que os licenciandos já ocupam 10% da demanda, provavelmente preocupados com a inserção no mercado de trabalho através de concursos públicos. Além desses, professores com formação na área de Humanas e os que ministram aulas em escolas particulares também têm buscado a formação continuada através da EAD. Para avaliação dos níveis de participação, foi usado o banco de dados do sistema acadêmico entre os anos de 2006 a 2009, sendo os cursistas separados em diferentes grupos: observadores, participantes, concluintes e aprovados. Houve aumento da procura por cursos de formação continuada em Biologia e Ciências, bem como maior índice de participação efetiva dos cursistas do ano de 2006 para 2009, como a maior evolução do ano de 2008 para 2009. Entre 2008 e 2009, houve aumento significativo dos alunos participantes, concluintes e aprovados, com queda de 14,1% da taxa de evasão. Conclui-se que as novas práticas pedagógicas e ferramentas tecnológicas utilizadas têm sido de grande ajuda para os professores-cursistas na construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de potencialidades de aprendizagem para a promoção do crescimento profissional da docência na área de Biologia e Ciências no estado do Rio de Janeiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniel Fábio Salvador, Fundação CECIERJ

Professor Associado Doutor da Fundação CECIERJ desde 2006, atual coordenador da Equipe de extensão em Biologia e coordenador do setor de mí­dias digitais para graduação em Biologia.

Mirian A, Carlos Crapez, UFF

Professora adjunta da UFF e vice-presidente da Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ.

Roberta Flávia Ribeiro Rolando, Fundação CECIERJ

Professora bolsista e coordenadora da equipe de Biologia da diretoria de Extensão da Fundação CECIERJ.

Luiz Gustavo Ribeiro Rolando, Fundação CECIERJ

Tutor a Distância da equipe de Biologia da diretoria de Extensão da Fundação CECIERJ.

Jorge Felippe Leal Magarão, Fundação CECIERJ

Estudante de pedagogia da consórcio CEDERJ e Bolsista de Iniciação Ciêntí­fica equipe de Biologia da diretoria de Extensão da Fundação CECIERJ.

Publicado

2010-04-15

Cómo citar

Salvador, D. F., Crapez, M. A. C., Rolando, R. F. R., Rolando, L. G. R., & Magarão, J. F. L. (2010). UM PANORAMA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS ATRAVÉS DA EAD NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. EaD Em Foco, 1(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.19

Número

Sección

Artí­culo de investigación

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>