Arquitetura Pedagógica para Novos Objetos Digitais de Aprendizagem visando a Computação Afetiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1736

Palavras-chave:

Sentimento de pertencimento, Ergonomia cognitiva, Ciberespaço

Resumo

Nesta pesquisa, buscou-se discutir uma necessidade pedagógica que vem se destacando celeremente nos últimos anos e, principalmente, devido ao fenômeno da pandemia causado pelo coronavírus: a urgência de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) capazes de potencializar a sensação de pertencimento nos estudantes. A fundamentação metodológica dessa pesquisa foi subdividida em três momentos e por meio de natureza triangular: bibliográfica, qualitativa e exploratória-retrodutiva, ou seja, a de responder uma hipótese com fins de aplicabilidade: como seria possível a relação afetiva por meio de um ambiente virtual que busca promover a aprendizagem? O resultado alcançado nesse levantamento demonstrou que existem alguns fatores que devem ser considerados na relação afetiva e o sentimento de pertencimento entre os estudantes quando experienciam um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA). Para isso, os critérios considerados para o desenvolvimento desse objeto foram: a qualidade de acesso à Internet, a arquitetura pedagógica do ambiente virtual e a experiência neurocognitiva com os objetos digitais. Diante dessa questão, o objetivo final dessa pesquisa foi idear um ODA, tendo como mote as dores dos estudantes de uma Instituição de Ensino Superior (IES). O intuito foi o de apresentar uma proposta de ODA pensado de forma situacional, a fim de potencializar o uso do próprio AVA, e de instigar o sentimento de pertencimento a um lugar (virtual) entre docente e discente, ou seja, a relação afetiva mesmo em ciberespaço. Por fim, apresentou-se um protótipo de ODA denominado “Conecta Mais”, a fim de estimular a aprendizagem coparticipativa entre estudantes, docentes e comunidade. Esse objeto se encontra em fase piloto de aplicação em uma Instituição de Ensino Superior do Estado do Paraná.  

 

Palavras-chave: ODA. Sentimento de pertencimento. Ergonomia cognitiva. Ciberespaço. TDIC.

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Biografia do Autor

Gustavo Luiz Gava, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professor-tutor na modalidade EaD pela Universidade Positivo. Doutorando na modalidade "doutorado sanduí­che" pela Universidade do Porto/Portugal 2015-2016 (Bolsista CAPES) sob orientação da Profª Dra. Sofia Miguens Travis. Estágio de doutorado - alocado como pesquisador - realizado no MLAG (Mind, Linguage and Action Group), Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutorando e Mestre em Filosofia da Mente com ênfase em Ciência Cognitiva (Bolsista PUCPR). <span>Autor, tendo, no momento, como uma de suas principais obras, O Último Desejo de Freud: requiem à teoria do inconsciente, pela Juruá Editora (segunda edição revisada 2014). Obra classificada entre os 10 melhores livros do ano no 53º Prêmio Jabuti de 2011 pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Sétimo lugar na categoria Psicologia e Psicanálise. Pela mesma editora possui a obra; A Mente Holí­stica: fenômenos globais no cérebro segundo Jerry Fodor, 2014. Autor da Coleção O Pequeno Filósofo Filosofia para Crianças. Tendo como primeiro lançamento da coleção a obra E Se não Existisse?, pela Editora Inverso, 2013. Organizador com Fábio Antonio Gabriel e coautor da obra Ensaios Filosóficos: Antropologia, Neurociência, Linguagem e Educação, pela Editora Multifoco, 2012. Segundo lugar no Prêmio anual (2013) da ABRAFP (Associação Brasileira de Filosofia e Psicanálise) de Literatura. Guest Editor da Science and Education Publishing - American Journal of Education Research 2014-2015 (Special Issue on Philosophy of education: contemporary perspectives)

Mariana Haviaras, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Tecnologia e Sociedade, mestra e graduada em Pedagogia. Especialista em Tutoria para EAD, Especialista em Design Instrucional para EAD Virtual, Especialista em Formação de Docentes e Orientadores Acadêmicos para EAD. Coordenadora EaD do Polo de Curitiba na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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Publicado

29-05-2023

Como Citar

Gava, G. L., & Haviaras, M. (2023). Arquitetura Pedagógica para Novos Objetos Digitais de Aprendizagem visando a Computação Afetiva. EaD Em Foco, 13(1), E1736. https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1736

Edição

Seção

Artigos Originais