Computação Afetiva Aplicada ao Ambiente Virtual de Aprendizagem: a Possibilidade do Mapeamento Neurocognitivo de Estudantes na Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2215Palavras-chave:
Neuroeducação, Emoções, Arquitetura pedagógica, Teoria ator-rede, Computação afetivaResumo
Desde que a pandemia de Covid-19 assolou a realidade de diferentes segmentos de trabalho em 2020, forçando a adaptação aos modelos de atuação remota e/ou home office, praticamente inúmeras áreas tiveram que se reposicionar diante de seus públicos. Na educação, não foi diferente. Por exemplo, observou-se o aumento do uso de ferramentas digitais para o ensino, especialmente por meio de experiências online. Isso, por sua vez, gerou preocupações quanto ao impacto emocional nas pessoas durante os estudos. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi desenvolver uma estratégia neurocognitiva hipotética capaz de acompanhar afetivamente a aprendizagem online de estudantes na Educação a Distância, com o propósito de identificar possíveis necessidades emocionais durante os estudos em ambientes virtuais de aprendizagem. A pergunta problema que norteou essa pesquisa foi: qual estratégia poderia ser capaz de contribuir para o acompanhamento afetivo da aprendizagem online de estudantes na Educação a Distância, isto é, para identificar as necessidades emocionais durante os estudos via ambiente virtual de aprendizagem? A metodologia foi de natureza bibliográfica, qualitativa e exploratória. Nela, buscou-se estabelecer uma relação conjunta entre cinco campos de estudos: 1) Neuroeducação, uma área contemporânea do conhecimento educacional que investiga as emoções humanas e o processo de aprendizagem; 2) Arquitetura Pedagógica, que analisa a integração de estratégias e objetivos de aprendizagem de ponta a ponta em ambientes de educação a distância; 3) Computação Afetiva, campo de estudo que visa investigar como os computadores, por meio de hardware e software, podem simular as emoções humanas; 4) Ética Informacional, que reflete sobre as questões éticas importantes relacionadas à privacidade dos usuários e de seus dados emocionais sensíveis em ambientes virtuais; e 5) Teoria Ator-Rede, um campo teórico que aborda a inter-relação humano e não-humano por meio de rastros ativos em redes físicas e virtuais. Por fim, utilizou-se um framework, inicialmente de caráter conceitual, com o objetivo de estruturar estrategicamente a organização hipercomplexa dos agentes envolvidos na Educação a Distância (EaD). No futuro, esse framework poderá também servir como um instrumento de mapeamento das emoções, a ser implantado como um sistema de gestão das plataformas de aprendizagem. Os resultados alcançados destacam que a Computação Afetiva aliada à Teoria Ator-Rede poderia servir como estratégia aplicada à Educação a Distância, por meio de um instrumento inspirado em framework, futura e supostamente arquitetado e acoplado à plataforma virtual de aprendizagem online capaz de mapear emoções. E, assim, servindo como um facilitador de identificação neurocognitiva, isto é, capaz de indicar e compreender os processos cognitivos e emocionais dos estudantes.
Palavras-chave: Neuroeducação. Emoções. Arquitetura pedagógica. Computação afetiva. Teoria ator-rede.
Downloads
Referências
BRASIL. MEC e Inep apresentam resultados do Enade 2022. https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enade/mec-e-inep-apresentam-resultados-do-enade-2022
BAMIDIS, P. Affective learning: principles, technologies, practice. In: Frasson C., Kostopoulos G. (eds) Brain Function Assessment in Learning. BFAL 2017. Lecture notes in computer science, vol 10512. Sprin-ger, Cham.
BEHAR, P.; R. MACHADO, L.; LONGHI, M. Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem: uma discussão do conceito. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 389–398, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126686. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126686 - Acesso em: 08 jan. 2024.
BORBA, M. C.; MALHEIROS, A. P. S.; AMARAL, R. B. Educação a Distância Online. São Paulo: Autêntica, 2020.
CATH, C.; FLORIDI, L. The Design of the Internet’s Architecture by the Internet Engineering Task Force (IETF) and Human Rights. Science and engineering ethics, v. 23, n. 2, p. 449-468, 2016.
COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
DAMÁSIO, A. E o cérebro criou o homem. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
DAMÁSIO, A. Em busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
DAMÁSIO, A. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
DAMÁSIO, A. O Erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
DELEUZE, G. Diferença e repetição. 3ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
DI FELICE, M. Net-ativismo e ecologia da ação em contextos reticulares. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Manaus, AM, 4 a 7/set/2013.
FERREIRA, G. M. S.; ROSADO, L. A. S.; CARVALHO, J. S. Educação e tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017.
FLORIDI, L. The fourth revolution: how the infosphere is reshaping human reality. UK: Oxford University Press, 2014.
FLORIDI, L. The ethics of information. UK: Oxford University Press, 2013.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GAVA, G. L. The pandemic impact on online education as an urban insurgence: cognitive neuroergonomics of virtual learning environments. American Journal of Educational Research. 2022; 10(3):116-126.
GAVA, G. L. Viagem no tempo mental: uma abordagem filosófica sobre o cérebro global. Curitiba: CRV, 2019.
GAVA, G. L. EaD, cérebro global e engenharia reversa do conhecimento: modelo hipotético de plataforma horizontal e o processo de aprendizagem a partir das TIC. EaD Em Foco, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 1-15, 2016. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v6i3.406
GAVA, G. L.; HAVIARAS, M. arquitetura pedagógica para novos objetos digitais de aprendizagem visando a computação afetiva. EaD Em Foco, 13(1), E1736. https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1736
GAVA, G. L.; ULTRAMARI, C. O fenômeno urbano da educação online: ambiente virtual e planejamento neurocognitivo de ciberespaços . Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 71–88, 2022. https://doi.org/10.21680/2448-296X.2022v7n1ID26121
GAVA, G.; HAVIARAS, M. Arquitetura pedagógica e o uso de objetos digitais de aprendizagem: computação afetiva em ambientes virtuais de aprendizagem. Revista Intersaberes, [S. l.], v. 17, n. 42, p. 885–901, 2022. https://doi.org/10.22169/revint.v17i42.2386
GAVA, G. L. et al. Possibilidades de uma tutoria híbrida em EaD: a horizontalização criativa dos processos e a cultura do pertencimento. In: LOPES, A. (org.). Desafios e estratégias para a Educação a Distância. Ponta Grossa: Atena, 2018. Cap. 21, p. 271-284.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
JAQUES, P. A.; NUNES, M. A. S. N. Computação Afetiva aplicada à Educação. Informática na Educação: games, inteligência artificial, realidade virtual/aumentada e computação ubíqua. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. (Série Informática na Educação CEIE-SBC, v.7). Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/computacaoafetiva - Acesso em 18/06/2022.
LATOUR, B. Reagregando o social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador/Bauru: EDUFBA/EDUSC, 2012.
LEMOS, A. A comunicação das coisas: Teoria Ator-Rede e cibercultura. São Paulo: Annablume, 2013.
LÉVY, P. O que é o virtual? 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2017.
LONGHI, M. T.; BEHAR, P. A.; BERCHT, M. Inferência dos estados de ânimo do aluno em um ambiente virtual de aprendizagem baseada em redes bayesianas. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 93-105, jan./jun. 2011.
MAIESKI, A.; CASAGRANDE, A. L.; ALONSO, K. M. Educação a Distância em tempos de pandemia: implicações e perspectivas. Rivelli – Revista de Educação, Linguagem e Literatura. V. 13. 2021. DOI: https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0.11717 - Acesso em 11 jan. 2024.
MORA, F. Neuroeducación: solo se puede aprender aquello que se ama. 3ª ed. Madrid: Alianza Editorial, 2021.
PICARD, R. W. Affective computing: challenges. International Journal of Human-Computer Studies, Volume 59, Issues 1–2, July 2003, Pages 55-64. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1071581903000521 Acesso em: 21/01/2024. doi: https://doi.org/10.1016/S1071-5819(03)00052-1
PASTERNAK GLITZ KOWALSKI, R.; FERRARINI, R.; TORRES, P. L. Interatividade on-line: lições e hibridizações a partir do ensino remoto na pandemia: Online interactivity: lessons and hybridizations from remote teaching in the pandemic. Revista Cocar, [S. l.], n. 17, 2023.
PICARD, R. W. Affective computing. Cambridge, MA: MIT Press, 1997.
ROCHA, E. M.; LIMA, J. M. da S. Impactos e desafios do ensino on-line decorrentes da pandemia COVID-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 377–390, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.14526. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14526 - Acesso em: 11 jan. 2024.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2014.
SILVA, K. K. A. D.; BEHAR, P. Parâmetros para a construção de Modelos Pedagógicos baseados em Competências Digitais Transversais no Ensino a Distância. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 8, p. e12411830287, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i8.30287. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/30287 - Acesso em: 17 jan. 2024.
SILVA, K. K. A. D.; BEHAR, P. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, v. 35, p. e209940, 2019a.
SILVA, K. K. A. D.; BEHAR, P. Alunos da EaD on-line do Brasil e competências digitais. Revista EDaPECI - Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais. v. 19 n. 2, 2019b. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/edapeci/article/view/10742 - Acesso em: 17/01/2023. DOI: https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.210742.21-39
SONEGO, A. H. S.; RIBEIRO, A. C. R.; MACHADO, L. R.; BEHAR, P. et al. Formação de professores: uma arquitetura pedagógica com foco na m-learning. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 301-10, 2018. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.89279
TYNG, C. M. et al. The Influences of emotion on learning and memory. Front. Psychol, v. 8, p. 1454, 2017. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2017.01454/full - Acesso em: 15/07/2022. doi: 10.3389 / fpsyg.2017.01454
VILLAROUCO, V. et al. Neuroergonomia, neuroarquitetura e ambiente construído – tendencia futura ou presente? Ergodesign & HCI, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 92-112, dec. 2020. ISSN 2317-8876. Disponível em: http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/1459 - Acesso em: 12/072021. doi: http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v8i2.1459
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.