Computação Afetiva Aplicada ao Ambiente Virtual de Aprendizagem: a Possibilidade do Mapeamento Neurocognitivo de Estudantes na Educação a Distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2215

Palavras-chave:

Neuroeducação, Emoções, Arquitetura pedagógica, Teoria ator-rede, Computação afetiva

Resumo

Desde que a pandemia de Covid-19 assolou a realidade de diferentes segmentos de trabalho em 2020, forçando a adaptação aos modelos de atuação remota e/ou home office, praticamente inúmeras áreas tiveram que se reposicionar diante de seus públicos. Na educação, não foi diferente. Por exemplo, observou-se o aumento do uso de ferramentas digitais para o ensino, especialmente por meio de experiências online. Isso, por sua vez, gerou preocupações quanto ao impacto emocional nas pessoas durante os estudos. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi desenvolver uma estratégia neurocognitiva hipotética capaz de acompanhar afetivamente a aprendizagem online de estudantes na Educação a Distância, com o propósito de identificar possíveis necessidades emocionais durante os estudos em ambientes virtuais de aprendizagem. A pergunta problema que norteou essa pesquisa foi: qual estratégia poderia ser capaz de contribuir para o acompanhamento afetivo da aprendizagem online de estudantes na Educação a Distância, isto é, para identificar as necessidades emocionais durante os estudos via ambiente virtual de aprendizagem? A metodologia foi de natureza bibliográfica, qualitativa e exploratória. Nela, buscou-se estabelecer uma relação conjunta entre cinco campos de estudos: 1) Neuroeducação, uma área contemporânea do conhecimento educacional que investiga as emoções humanas e o processo de aprendizagem; 2) Arquitetura Pedagógica, que analisa a integração de estratégias e objetivos de aprendizagem de ponta a ponta em ambientes de educação a distância; 3) Computação Afetiva, campo de estudo que visa investigar como os computadores, por meio de hardware e software, podem simular as emoções humanas; 4) Ética Informacional, que reflete sobre as questões éticas importantes relacionadas à privacidade dos usuários e de seus dados emocionais sensíveis em ambientes virtuais; e 5) Teoria Ator-Rede, um campo teórico que aborda a inter-relação humano e não-humano por meio de rastros ativos em redes físicas e virtuais. Por fim, utilizou-se um framework, inicialmente de caráter conceitual, com o objetivo de estruturar estrategicamente a organização hipercomplexa dos agentes envolvidos na Educação a Distância (EaD). No futuro, esse framework poderá também servir como um instrumento de mapeamento das emoções, a ser implantado como um sistema de gestão das plataformas de aprendizagem. Os resultados alcançados destacam que a Computação Afetiva aliada à Teoria Ator-Rede poderia servir como estratégia aplicada à Educação a Distância, por meio de um instrumento inspirado em framework, futura e supostamente arquitetado e acoplado à plataforma virtual de aprendizagem online capaz de mapear emoções. E, assim, servindo como um facilitador de identificação neurocognitiva, isto é, capaz de indicar e compreender os processos cognitivos e emocionais dos estudantes.

 

Palavras-chave: Neuroeducação. Emoções. Arquitetura pedagógica. Computação afetiva. Teoria ator-rede.

 

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Biografia do Autor

Gustavo Luiz Gava, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pós-Doutorado (2023-2024) em Educação, Linha de Pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores (PUCPR). Pesquisa realizada sobre Objetos Digitais de Aprendizagem e Computação Afetiva. Pós-Doutorado (2021-2022) em Gestão Urbana, Linha de Pesquisa: Planejamento e Projeto Urbano e Regional (PUCPR). Pesquisa realizada sobre Insurgências Urbanas, Direito ao Ambiente Virtual de Aprendizagem e Experiência Cognitiva no Ciberespaço. Doutor (2017) e Mestre (2013) em Filosofia da Mente com ênfase em Ciência Cognitiva (Bolsista PUCPR), Especialista (2008) em Noergologia estudo da interface pensamento-cérebro (Bolsista NIP-UNIBEM), Especialista (2006) em Literatura Brasileira e História Nacional (UTFPR), Graduado em Filosofia (2005) e Pedagogia (2022). Docente e membro do NDE no Curso de Pedagogia da Universidade Positivo. Diretor de EaD da Uniregilstral. Foi coordenador dos cursos EaD de Filosofia Bacharelado e Licenciatura, Teologia Bacharelado e Psicálise Bacharelado da Universidade Cruzeiro do Sul Virtual. Foi coordenador do Curso de Pós-Graduação Especialização em Neuropsicologia Educacional da Universidade Positivo e coordenador do Curso de Pós-Graduação Especialização modalidade EaD Especialização em Educação Especial com Ênfase em Dificuldades de Aprendizagem e Transtorno do Espectro Autista do UniOpet (2018/2019). Foi responsável pelas disciplinas Fundamentos da EaD e Avaliações nos Cursos de EaD do UniOpet, no Curso de Pós-Graduação Especialização em Educação a Distância, bem como sistematizador do percurso de aprendizagem das disciplinas. Foi professor-tutor e responsável pela coordenação da disciplina on-line de Filosofia e Ética do NFH (Núcleo de Formação Humana) ofertada aos cursos de graduação da Universidade Positivo (2011/2019). É membro pesquisador e responsável pelo centro de investigações no Brasil do projeto AutoFocus on Architecture - Philosophy - Neurosciences, da Universidade do Porto, Portugal. Realizou doutorado sanduíche pela Universidade do Porto/Portugal 2015-2016 (Bolsista CAPES pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior) sob orientação da Prof Dra. Sofia Miguens Travis. Estágio de doutorado - alocado como pesquisador - realizado no MLAG (Mind, Language and Action Group), Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atualmente pesquisa e publica nacional e internacionalmente sobre Ciência Cognitiva, Filosofia da Mente, Neurociência Cognitiva, Neuroeducação, Computação Afetiva, EaD, Inclusão Digital, Ciberespaço, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Educação Online, Ética Informacional e Filosofia da Educação a Distância. 

Patrícia Lupion Torres, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPQ. Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Pós doutorado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto- Portugal. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR, professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Professora permanente do mestrado e doutorado em Educação da PUCPR. Foi membro da Diretoria da Associação Brasileira de Educação a Distância no período de 2011 a 2015. Diretora de EAD da Pró-reitoria de Extensão e Comunitária no período de 2005 a 2009. Coordenadora responsável pelo setor de avaliação e pesquisa do Centro de Educação a Distância da PUC-PR no período de 2002 a 2003. 

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Publicado

12-07-2024

Como Citar

Gava, G. L., & Torres, P. L. (2024). Computação Afetiva Aplicada ao Ambiente Virtual de Aprendizagem: a Possibilidade do Mapeamento Neurocognitivo de Estudantes na Educação a Distância . EaD Em Foco, 14(1), e2215. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2215

Edição

Seção

Estudos de Caso