Mudando o Foco da Avaliação: Estudo de Alternativas Possíveis para a Avaliação Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1713

Resumo

Este trabalho buscou desenvolver um método de relativização da média aritmética das notas para obtenção do resultado final na avaliação escolar, utilizando para isso um curso no formato EaD para professores da Educação Básica em formação continuada, refletindo sobre a prática avaliativa nas escolas e a nota final obtida por média aritmética. O curso procurou instrumentalizar os professores, oferecendo alternativas de análise para o resultado final, discutindo possíveis problemas relacionados à média aritmética das notas. A metodologia utilizada neste estudo, de cunho qualitativo, envolveu a aplicação de um curso de formação docente continuada online e posterior análise de depoimentos relativos ao uso da metodologia avaliativa nele proposta, colhidos da própria plataforma de curso e, anos após, realizando nova coleta de depoimentos com os mesmos sujeitos, por meio da plataforma Google Forms. Percebemos a aceitação dos participantes com relação à prática avaliativa proposta, inclusive declarando uso presencial desta metodologia nas escolas e divulgação entre os colegas.

Palavras-chave: Formação docente continuada. Instructional design. Avaliação Escolar.

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Biografia do Autor

Cristina Oliveira Maia, Universidade Federal de Ouro Preto

Atualmente Professora Adjunta do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio ambiente da Universidade Federal de Ouro Preto-MG, pertence ao quadro de docentes permanentes e orientadores do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências do IBqM/ UFRJ. Articuladora do texto do Currí­culo Mí­nimo implantado nas escolas pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro em 2012 e atuou como coordenadora de curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia para professores da Educação Básica entre fevereiro de 2013 e fevereiro de 2016. Tem experiência na área de Educação e formação continuada de professores desde 2000. Possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado em Quí­mica Biológica (2002), doutorado em Ciências (2013) - ambos na área de concentração em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAPES 7). Pesquisadora e membro do grupo "Em Formação" de pesquisas na área educacional (IBqM/ UFRJ) e do Grupo de Pesquisas Núcleo de Ações e Reflexões em Neuropsicologia do Desenvolvimento (NARN/ UFRRJ). Expertise em cursos, Workshop e palestras em EaD. Doutora em Ciências, voltada para a área de Educação.

Denise Lannes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Ciências Biológicas, com mestrado e doutorado na área de concentração em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, pelo Instituto de Bioquí­mica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é professora Associado do Instituto de Bioquí­mica Médica (UFRJ) onde é coordenadora da pós-graduação lato sensu - Especialização em Ciências Educacionais e vice-coordenadora da pós-graduação stricto-sensu - Mestrado Profissional. É Editora Chefe da Revista Em Formação. Coordenadora da equipe de elaboração do "Currí­culo Mí­nimo" da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro, para as modalidades do Ensino Regular, EJA e Curso Normal - Formação de Professores. Tem experiência nas áreas de Educação, Gestão e Divulgação Cientí­fica, com ênfase na pesquisa nas áreas de Práxis Pedagógica e Representações Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, identidade profissional, relações no contexto escolar, currí­culo, processos avaliativos e interação arte-ciência (transdisciplinaridade).

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Publicado

20-10-2022

Como Citar

Maia, C. O., & Lannes, D. (2022). Mudando o Foco da Avaliação: Estudo de Alternativas Possíveis para a Avaliação Escolar. EaD Em Foco, 12(2), e1713. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1713

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Seção

Estudos de Caso

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