Docência Online: Percepções de Estudantes Stricto Sensu em Tempo de Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1602Resumo
A pandemia mundial da COVID-19 impôs novos desafios para docentes
e estudantes com a mudança da educação presencial para a educação à distância,
ou remoto-síncrona. O objetivo geral da pesquisa foi verificar como estas
mudanças afetaram, especificamente, a pós-graduação stricto sensu da
Universidade Estadual do Oeste do Paraná/ Brasil. Para isso, foi usada a
metodologia descritiva, com análise quanti-qualitativa, para compreender e refletir
acerca das principais mudanças nas práticas docentes e métodos de ensino-
aprendizagem. Os resultados evidenciaram que, na percepção dos/as estudantes, o
bom/boa professor/a é aquele/a que valoriza os aspectos profissionais e
relacionais, que fomenta a discussão e a pesquisa, envolvendo os/as estudantes no
processo, por meio de atividades interdisciplinares relacionadas com a atualidade
e na resolução de dúvidas, assim como a adaptação do/a docente com o modo
remoto-síncrono. Conclui-se que, na compreensão dos/as estudantes, há qualidade
de ensino nas aulas e na pesquisa interdisciplinar do ensino superior, e que estas
mudanças paradigmáticas demandam profissionais comprometidos/as, flexíveis e
compreensivos/as, com competência científica, pedagógica e didática também por
meio das tecnologias.
Palavras-chave: Educação. Ensino-superior. Aulas-síncronas. Pandemia.
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