A Produção do Conhecimento sobre Qualidade da EaD na Base de Dados Education Resources Information Center (ERIC)
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1574Resumo
O presente artigo é parte do resultado da pesquisa "Políticas de Expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil: Regulação, Qualidade e Inovação em Questão" (CNPq) que tem por objetivo analisar as concepções, dimensões e mecanismos de qualidade e inovação presentes na oferta e expansão da educação a distância, considerando suas mudanças de trajetória, regulamentação, presença e estratégias de atuação de atores que atuam e lidam com a modalidade. Este estudo apresenta um recorte da pesquisa em que busca analisar os conceitos de qualidade presentes nos trabalhos que tratam da educação a distância contidos no repositório Education Resources Information Center (ERIC), entre 2007 e 2019, mediante abordagem qualitativa de análise de dados, do tipo levantamento bibliográfico. O mapeamento evidenciou que a maioria dos trabalhos levantados apresentou concepção de qualidade voltada para a acreditação, para o mercado, para a avaliação e para a satisfação dos clientes numa perspectiva economicista, bem como demonstrou a lacuna de estudos sobre a qualidade da EaD no âmbito das políticas públicas que deveriam envolver a oferta da modalidade.
Palavras-chave: Políticas públicas. Educação a distância. Qualidade.
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