A Produção do Conhecimento sobre Qualidade da EaD na Base de Dados Education Resources Information Center (ERIC)

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Resumo

O presente artigo é parte do resultado da pesquisa “Políticas de Expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil: Regulação, Qualidade e Inovação em Questão” (CNPq) que tem por objetivo analisar as concepções, dimensões e mecanismos de qualidade e inovação presentes na oferta e expansão da educação a distância, considerando suas mudanças de trajetória, regulamentação, presença e estratégias de atuação de atores que atuam e lidam com a modalidade. Este estudo apresenta um recorte da pesquisa em que busca analisar os conceitos de qualidade presentes nos trabalhos que tratam da educação a distância contidos no repositório Education Resources Information Center (ERIC), entre 2007 e 2019, mediante abordagem qualitativa de análise de dados, do tipo levantamento bibliográfico. O mapeamento evidenciou que a maioria dos trabalhos levantados apresentou concepção de qualidade voltada para a acreditação, para o mercado, para a avaliação e para a satisfação dos clientes numa perspectiva economicista, bem como demonstrou a lacuna de estudos sobre a qualidade da EaD no âmbito das políticas públicas que deveriam envolver a oferta da modalidade.

Palavras-chave: Políticas públicas. Educação a distância. Qualidade.

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Biografia do Autor

Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás

Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Goiás – UFG -  Setor Leste Universitário.

Elka Cândida de Oliveira Machado, Universidade Federal de Goiás

Tribunal de Justiça do Estado de Goiás / UFG

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Publicado

2021-10-26

Como Citar

Lima, D. da C. B. P. ., Fonseca, M. A. R. da, & Machado, E. C. de O. . (2021). A Produção do Conhecimento sobre Qualidade da EaD na Base de Dados Education Resources Information Center (ERIC). EaD Em Foco, 11(1). Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1574

Edição

Seção

Estudos de Caso

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