Escrita Coletiva Digital: Conceitos, Características e Tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1559Resumo
A Escrita Coletiva Digital é uma prática que tem se expandido de forma significativa nos diferentes níveis de ensino e ambientes profissionais. Este estudo tem como objetivo apresentar os conceitos que definem esse tipo de escrita, identificar suas principais características e apontar algumas possibilidades tecnológicas que sustentam essa forma de produção textual. Em relação ao conceito, foram levantados termos correlatos considerados por diversos autores. As características identificadas evidenciaram as especificidades da Escrita Coletiva Digital e, por fim, os recursos tecnológicos apresentaram a gama de possibilidades disponíveis aos usuários interessados nessa prática.
Palavras-chave: Escrita coletiva digital. Recursos tecnológicos. Produção textual.
Downloads
Referências
ARGYLE, M. Cooperation. The basis of sociability. Londres: Routhledge, 1991.
BEHAR P. A. et al. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BENSON, A. Collaborative authoring and the virtual problem of context in writing courses (Unpublished doctoral dissertation). Universityof North Carolina, Greensboro, NC, 2012. Disponível em: (https://libres.uncg.edu/ir/uncg/f/Benson_uncg_0154D_10980.pdf).
BERDUGO, M. I. T.; HERRERA, O. E. A.; VALDIRI, V. V. El desarrollo de la escritura académica enel ambiente virtual Lingweb: realidades y desafios. In: Revista Lenguaje, v.38, n.2, 2010. Colombia. Disponível em: (http://revistalenguaje.univalle.edu.co/index.php/Lenguaje/article/view/373).
BOFF, E.; OLIVESKI, A. Personalização de agentes pedagógicos animados. In: Revista Novas Tecnologias na Educação. CINTED, UFRGS, Vol 10, nº 3, dezembro 2012.
CALVO, R. et al. Peter. Collaborative Writing Support Tools on the Cloud. IEEE Transactions on Learning Technologies. v. 4, pp 88-97, 2011. Disponívelem: (https://www.sydney.edu.au/engineering/latte/docs/10-WriteCloud-web.pdf).
CAMPOS, F. et al. Cooperação e aprendizagem on-line. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
CASTILHO, W. F. et al. Escrita coletiva: Cabeças distantes, conhecimentosarticulados. 2007. Disponível em: (http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/55200765836PM.pdf).
COSTA, A. A. L. et al. Recomendação personalizada de conteúdo para suporte í aprendizagem informal no contexto da saúde. In: RENOTE – Revista de Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre: v.12, n.1, jul. 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/49840.
ELLWEIN, S. A. F.; KFOURI, S. F. As Possibilidades e Contribuições do Hipertexto no Ensino e Aprendizagem. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 17, n. 2, p. 120-125, 2016.
HORNBÆK, K.; OULASVIRTA, A. What Is Interaction?. In: Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems. 2017.
LOWRY, P. B; CURTIS, A.; LOWRY, M. R. Building a Taxonomy and Nomenclature of Collaborative Writing to Improve Interdisciplinary Research and Practice. J. Business Comm., vol. 41, pp. 66-99, 2004.
PIAGET, J. Estudos sociológicos. São Paulo: Companhia Editora Forense, 1973.
PRIMO, A.; RECUERO, R. da C. A terceira geração da hipertextualidade: cooperação e conflito na escrita coletiva de hipertextos com links multidirecionais. Líbero (FACASPER), v. IX, p. 83-93, 2006. Disponível em: (http://www.ufrgs.br/limc/PDFs/links_multi.pdf).
RESNICK, P., VARIAN, H. Recommender Systems. Communications Of TheAcm, 40(3), 56-8, 1997.
SíNCHEZ, A. B. Escritura Colaborativa En Línea. Unestudio preliminar orientado al analisisdelproceso de co-autoría. RIED: revista iberoamericana de educación a distancia, ISSN 1138-2783, Vol. 12, Nº 2, 2009, págs. 33-55. Disponível em: (http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/900).
SANZ, C. V.; ZANGARA, A. La escritura colaborativa como una e-actividad.In: XVIII Congreso Argentino de Ciencias de laComputación. Workshop Tecnología informática aplicada eneducación (WTIAE). Argentina, 2012. Disponível em: (http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/23661).
SCHÄFER, P. B.; LACERDA, R.; FAGUNDES, L. da C. Escrita colaborativa na cultura digital: ferramentas e possibilidades de construção do conhecimento em rede. Revista Novas Tecnologias na Educação, UFRGS, v. 7, n. 1, p. 1-8, jul., 2009. Acessoem: 20 dezembro 2015.
SMITH, T. Novel Ideas for Writing Instruction. In: Tech & Learning. Abril, 2018. Disponível em: (https://www.techlearning.com/magazine/april-2018).
VIVACQUA, A. S.; GARCIA, A. C. B. Ontologia de Colaboração. In: Sistemas Colaborativos. Ed. CAMPUS, 2011. Disponível em: (http://sistemascolaborativos.uniriotec.br/wp-content/uploads/sites/18/2019/06/SC-cap3-ontologia.pdf).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.