Modelos Pedagógicos Baseados em Competências Digitais na Educação a Distância: Revisão e Análise Teórica Nacional e Internacional

Autores

Resumo

O presente artigo trata de um mapeamento de Modelos Pedagógicos baseados em Competências Digitais para o aluno da Educação a Distância. Para isso, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa por meio de dois procedimentos: 1) Revisão teórica e análise de trabalhos em nível nacional e internacional e 2) Cruzamento dos resultados para compor o mapeamento com elementos do Modelo Pedagógico. Na revisão teórica, identificaram-se 209 trabalhos, dos quais foram selecionados 19. A partir da análise e do cruzamento, foram constatadas muitas diferenças em relação aos modelos pedagógicos nacionais e internacionais. Dentre elas está a definição de competências digitais para a construção de um perfil acadêmico digital dos alunos, bem como a estrutura tecnológica pensada e proporcionada para uma aprendizagem totalmente on-line. Como resultado, definiram-se recomendações e um quadro com elementos/indicadores para um modelo baseado em competências digitais.  Este resultado objetiva auxiliar docentes, o que inclui pensar nas estratégias de aplicação e avaliação de competências digitais em processos de ensino e de aprendizagem a distância. Assim, acompanhando o aluno e promovendo a discussão em busca de inovações tecnológicas que promovam a qualidade na Educação a Distância.

Palavras-chave: Modelos pedagógicos. Educação a distância. Competências digitais.

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Biografia do Autor

Ketia Kellen Araújo da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-graduação em Informática na Educação - PPGIE, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Patricia Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-graduação em Informática na Educação - PPGIE, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Silva, K. K. A. da ., & Behar, P. A. (2021). Modelos Pedagógicos Baseados em Competências Digitais na Educação a Distância: Revisão e Análise Teórica Nacional e Internacional. EaD Em Foco, 11(1). Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1423

Edição

Seção

Artigos Originais