Modelos Pedagógicos Baseados em Competências Digitais na Educação a Distância: Revisão e Análise Teórica Nacional e Internacional
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1423Resumo
O presente artigo trata de um mapeamento de Modelos Pedagógicos baseados em Competências Digitais para o aluno da Educação a Distância. Para isso, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa por meio de dois procedimentos: 1) Revisão teórica e análise de trabalhos em nível nacional e internacional e 2) Cruzamento dos resultados para compor o mapeamento com elementos do Modelo Pedagógico. Na revisão teórica, identificaram-se 209 trabalhos, dos quais foram selecionados 19. A partir da análise e do cruzamento, foram constatadas muitas diferenças em relação aos modelos pedagógicos nacionais e internacionais. Dentre elas está a definição de competências digitais para a construção de um perfil acadêmico digital dos alunos, bem como a estrutura tecnológica pensada e proporcionada para uma aprendizagem totalmente on-line. Como resultado, definiram-se recomendações e um quadro com elementos/indicadores para um modelo baseado em competências digitais. Este resultado objetiva auxiliar docentes, o que inclui pensar nas estratégias de aplicação e avaliação de competências digitais em processos de ensino e de aprendizagem a distância. Assim, acompanhando o aluno e promovendo a discussão em busca de inovações tecnológicas que promovam a qualidade na Educação a Distância.
Palavras-chave: Modelos pedagógicos. Educação a distância. Competências digitais.
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