Não Somos Robôs: a Afetividade como Processo Pedagógico no Ensino Fundamental II Durante as Aulas Remotas
Resumo
O fenômeno tecnológico, em especial a inovação da internet, colocou em xeque o processo tradicional de ensino-aprendizagem, uma vez que a escola passou a ser apenas uma das formas de veiculação do conhecimento. Hoje, em especial depois da pandemia de Covid-19, a necessidade de se adequar ao ensino remoto apresenta-se como imperativa. Neste artigo, temos por objetivo refletir acerca da afetividade como processo pedagógico, abordando os desdobramentos do impacto das aulas remotas na relação professor-aluno. Como metodologia, utilizamos a entrevista semiestruturada para analisar o relato de três professoras que atuam nos anos finais do ensino fundamental no contexto da rede municipal do Rio de Janeiro. Como resultados, constatamos que as dificuldades com relação ao acesso à tecnologia e também o insuficiente letramento digital dos estudantes dificultam a proximidade entre docentes e discentes nas aulas remotas e, por consequência, o processo pedagógico imbuído de afetividade.
Palavras-chave: Tecnologia. Processo pedagógico. Relação professor-aluno. Ensino remoto. Afetividade
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