O Papel do Tutor na Humanização da Aprendizagem na Educação a Distância

Autores

  • Simone Guimarães Custódio Universidade de Taubaté https://orcid.org/0000-0002-1870-6496
  • Márcia Maria Dias Reis Pacheco Universidade de Taubaté
  • Camila Aparecida Silva Rosa Marinelo Universidade de Taubaté
  • Laí­s Renó Satalibe Costa
  • Giovanna Velloso dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.767

Resumo

A Educação a Distância cumpre uma exigência da globalização trazendo o acesso ao conhecimento de maneira mais rápida e eficiente. Nessa modalidade, a internet torna-se cada vez mais uma fonte de informações pluricultural de alcance comunitário. No entanto, uma das dificuldades nessa metodologia de ensino parece ser a ausência de acompanhamento pedagógico eficiente. Compreender como deve acontecer a tutoria, quais as características do profissional que atua nessa modalidade pode tornar esse processo de ensino-aprendizagem mais significativo. Este artigo investiga a(s) maneira(s) adequada(s) como esse processo de acompanhamento deve ser desenvolvido para que o aluno obtenha sucesso no processo de aprendizagem no ensino a distância. Buscou-se identificar os agentes facilitadores na aquisição do conhecimento com qualidade segundo os autores Jean Piaget e Lev Vygotsky e, com base nos pressupostos teóricos de Behar (2009) a respeito do modelo pedagógico em EaD, delineou-se o perfil e a preparação acadêmico-pedagógica necessária aos profissionais dessa área, a fim de que possam colaborar efetivamente com o desenvolvimento do educando nesse processo. A metodologia constitui-se de pesquisa bibliográfica.

Palavras-chave: Educação a distância. Tutoria presencial. Qualidade de ensino. Acompanhamento.

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Biografia do Autor

Simone Guimarães Custódio, Universidade de Taubaté

Pedagoga e Psicopedagoga Institucional (pela UNIDERP). Atua como professora no Departamento de Pedagogia (EAD) da Universidade de Taubaté e na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo como professora de ensino básico. Mestranda em Educação pela Universidade de Taubaté.

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Publicado

15-08-2019

Como Citar

Custódio, S. G., Pacheco, M. M. D. R., Marinelo, C. A. S. R., Costa, L. R. S., & Santos, G. V. dos. (2019). O Papel do Tutor na Humanização da Aprendizagem na Educação a Distância. EaD Em Foco, 9(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.767

Edição

Seção

Artigos Originais