Da Imersão no Campo ao Trabalho à Distância: um Relato de Experiência da Disciplina de Educação Especial Inclusiva Semipresencial no Período de Pandemia

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Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal apresentar um relato de experiência de uma proposta educacional e sobre como a pandemia causada pelo SARSCOV2 (Coronavírus), trouxe mudanças na estrutura da disciplina Educação Especial Inclusiva no primeiro semestre de 2020. Esta disciplina faz parte do curso de graduação em Pedagogia e Geografia através do Consórcio CEDERJ.  O curso de graduação oferecido pelo Consórcio CEDERJ é realizado na modalidade semipresencial, com duas avaliações à distância e duas presenciais e utiliza como Ambiente Virtual de aprendizagem a plataforma Moodle. Por conta do isolamento social se fez necessário realizar alterações na estrutura organizacional e a disciplina passou a ser totalmente a distância, não possuindo avaliações presenciais e nem atendimento com o mediador presencial. O atendimento pela plataforma Moodle foi ampliado e intensificado, assim como a forma de abordagem das avaliações. Este estudo de caso qualitativo relata os percursos da disciplina no período de isolamento referente ao período 2020.1, apresentando as mudanças estruturais nas práticas pedagógicas e ações dos mediadores presenciais e a distância neste período.

Palavras-chave: Pandemia. Educação a distância. Adaptações.  

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Biografia do Autor

Edicléa Mascarenhas Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 

 

Luciana Barros Farias Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 

 

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Publicado

2021-07-28

Como Citar

Rodrigues, L. C. de S., Fernandes, E. M., Rodrigues, S. da R. ., & Lima, L. B. F. . (2021). Da Imersão no Campo ao Trabalho à Distância: um Relato de Experiência da Disciplina de Educação Especial Inclusiva Semipresencial no Período de Pandemia. EaD Em Foco, 11(2). Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1225