Da Imersão no Campo ao Trabalho à Distância: um Relato de Experiência da Disciplina de Educação Especial Inclusiva Semipresencial no Período de Pandemia
Resumo
O presente artigo tem como objetivo principal apresentar um relato de experiência de uma proposta educacional e sobre como a pandemia causada pelo SARSCOV2 (Coronavírus), trouxe mudanças na estrutura da disciplina Educação Especial Inclusiva no primeiro semestre de 2020. Esta disciplina faz parte do curso de graduação em Pedagogia e Geografia através do Consórcio CEDERJ. O curso de graduação oferecido pelo Consórcio CEDERJ é realizado na modalidade semipresencial, com duas avaliações à distância e duas presenciais e utiliza como Ambiente Virtual de aprendizagem a plataforma Moodle. Por conta do isolamento social se fez necessário realizar alterações na estrutura organizacional e a disciplina passou a ser totalmente a distância, não possuindo avaliações presenciais e nem atendimento com o mediador presencial. O atendimento pela plataforma Moodle foi ampliado e intensificado, assim como a forma de abordagem das avaliações. Este estudo de caso qualitativo relata os percursos da disciplina no período de isolamento referente ao período 2020.1, apresentando as mudanças estruturais nas práticas pedagógicas e ações dos mediadores presenciais e a distância neste período.
Palavras-chave: Pandemia. Educação a distância. Adaptações.
Downloads
Referências
BRASIL, 1996, [LDB] Lei n. 9394, de 20 de dez. de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 18 de jul. 2020.
BRASIL, 2015, [LBI] Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF: Presidência da República, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 20 se jul. 2020.
ANDRADE, C. C. dos S. et al. Estratégias Pedagógicas Tutoriais Para Acompanhamento de Alunos com Deficiência Visual do CEDERJ. III SIES - Seminário sobre Inclusão no Ensino, Superior: O estudante surdocego; Universidade Estadual de Londrina, 27 e 28 de Novembro de 2012. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sies/pages/arquivos/014%20-%20NAC.pdf. Acesso em: 28 de jul. 2020.
ANDRADE, C. C. dos S.; FERNANDES, E. M. Estudo de caso de tutoria de apoio a aluno com deficiência visual no ensino superior na modalidade de educação í distância. V CBEE: Congresso Brasileiro de Educação Especial; VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2012, ISSN 1984-2279.
CARVALHO, R. E. Educação Inclusiva: com os pingos nos "is". Ed. 8. Porto Alegre: Mediação. 2011.
CORRÊA, M. A. M. Educação Especial. v.1, 5 impressão, Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010, 208 p. Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/anexos/recurso_interno/4597/download/a1af164aed3aff470abbd469102d4a12. Acesso em: 20 de jul. 2020.
FERNANDES, E. M. Metodologia Científica, 1 ed., Rio de Janeiro, Ed. Unirio- Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007.
LEMOS, S. de S.; PASQUETTO, R. G. Funções dos Tutores Presenciais na Educação a Distância. EaD em Foco, 2019; 9(1): e. 690. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/690/344. Acesso em: 10 de set. 2020.
NETO, A. V. Anotações sobre as relações entre teoria e prática; Educação em foco, Juiz de Fora, v. 20, n. 1, p. 113-140, mar. 2015 / jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/19627. Acesso em: 09 de set. de 2020.
OLIVEIRA, F. A.; SANTOS, A. M. S. Construção do Conhecimento na Educação a Distância: Descortinando as Potencialidades da EaD no Brasil. EAD em FOCO. V10 e799, 2020. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/799/504. Acesso em: 15 de jul. 2020.
PEREIRA, G. A.; SILVA, F. C. A. da; SOARES; v. m. p.; Ambientes virtuais de aprendizagem: o uso das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica; Revista Itinerarius Reflectionis – UFG, Vol. 10, Nº 2, julho-dezembro 2014; Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/28880/pdf. Acesso em: 08 de set. de 2020.
PROJETO POLíTICO PEDAGÓGICO; Educação Especial inclusiva, CEDERJ, Rio de Janeiro, 2020.
ROSITO, M. M. B.; Formação de Professores Pesquisadores: Uma Experiência de Desenvolvimento da Autonomia e Emancipação dos Sujeitos. Educação em Foco, V. 24, n. 1, p. 41-64, Jan/abr 2019 Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/26028. Acesso em: 23 de jul. 2020.
SANTOS, A.; VASCONCELOS, C. A.; A contribuição das TIC no processo de ensino e aprendizagem e sua importância na educação a distância 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação; 2º Colóquio Internacional de Educação com tecnologia; Aprendizagem aberta e invertida, Universidade Federal de Pernambuco, 2015. Disponível em http://www.nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2015/A%20contribui%C3%A7%C3%A3o%20das%20TIC.pdf. Acesso em: 02 de set. 2020.
VIEIRA, K. M. et al., Escala de Determinantes da Evasão no Ensino a Distância (EDED):proposição e validação. EaD Em Foco, 10(2). Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1035. Acesso em: 20 de set. 2020.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos; trad. Daniel Grassi. 2.ed. -Porto Alegre: Bookman, 2001.
ZANETTE, M. S., Pesquisa qualitativa no contexto da Educação no Brasil, Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 65, p. 149-166, jul./set. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n65/0104-4060-er-65-00149.pdf. Acesso em: 20 de set. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.