Contribuições dos Fóruns de Discussão em um Curso de Educação a Distância, na Modalidade Blended Learning, ofertado na Rede Pública do Estado do Paraná".

Creuza Martins França, Jair De Oliveira, Samira Fayez Kfouri

Resumo


Analisam-se, neste artigo, as contribuições dos fóruns de discussão para o processo de aprendizagem de professores da Educação Básica da rede pública do Estado do Paraná, em um curso na modalidade blended learning. O estudo foi realizado em abordagem qualitativa, e os dados foram coletados por meio dos registros das falas dos participantes postadas em fóruns disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Buscou- se avaliar de que maneira os fóruns, sendo constituídos como espaços dialógicos, favoreceram a interação entre os participantes e promoveram a ação do pensamento empreendedor, estimulando-os à reflexão sobre os assuntos ali apresentados. Os resultados apontaram que o uso de fóruns pode potencializar a interação on-line em cursos a distância, desde que sejam concebidos de modo personalizado, levando em conta a realidade e a tipicidade do grupo dos participantes nos respectivos cursos.

Palavras-chave: Educação a distância. Empreendedorismo. Fóruns de discussão.

Contributions of Discussion Forums in a Distance Education Course, in the Blended Learning Mode, Artigo Original offered at the Public Network if the State of Paraná

Abstract:

This article analyzes the contributions of the discussion forums in a blended learning course for basic education teachers of the public network in the state of Paraná. The study used qualitative research methods to evaluate if discussion forums, online message board areas that allow discussion and dialogue in a virtual environment, favored the interaction between the participants and promoted the action of entrepreneurial thinking, stimulating them to reflect on the content presented in the course. The data collected were records of the contributions of the participants posted in the virtual discussion forums. The results showed that the use of discussion forums can enhance the online interaction among participants, provided they are designed in a personalized way, taking into consideration the reality and diversity of the group of participants taking the courses.

Keywords: Distance education. Entrepreneurship. Discussion forum.


Palavras-chave


Tecnologia, Educação a distância, Empreendedorismo, Escola Pública.

Texto completo:

PDF

Referências


AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Personal/Edições 70/LDA, 2011.

BATISTA, E. M.; GOBARA, S. T. O fórum on-line e a interação em um curso a distância. Revista Renote, v. 5, no 1, 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/download/14248/8162. Acesso em: jan. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília:MEC, 2012.

BELLONI, M. L. Educação a distância. 6a ed. Campinas: Autores associados, 2012.

BORUCHOVITCH, E. Autorregulação da aprendizagem: contribuições da Psicologia Educacional a formação de professores. Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, p. 401-410, 2014. Disponível em: http://www. scielo.br/pdf/pee/v18n3/1413-8557-pee-18-03-0401.pdf. Acesso em: jan. 2019.

BRITO, M. R. F. Processamento da informação e aprendizagem significativa na solução de problemas. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, jun. 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.293. Acesso em: jan. 2019.

DAVIS, C.; NUNES, M. R. M.; NUNES, C. A. A. Metacognição e sucesso escolar: articulando teoria e prática. Cadernos de Pesquisa, v. 35, no 125, 2005. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20435/serie-estudos.

v0i21.293. Acesso em: jan. 2019.

DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 37a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9a ed. Campinas: Papirus, 2010.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2a ed. Rio de Janeiro: EPU/GEN, 2015.

MALLMANN, E. M. Teoria dos modos de saber e educação dialógica em cursos de formação de professores a distância: conduta dos tutores nas atividades de estudo fórum. Perspectiva, v. 34, no 2, p. 671-694,

Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175795X.2016v34n2p671. Acesso em: jan. 2019.

MENEZES, A. Métodos de ensino online. In: BATES, Tony. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016 (Coleção Tecnologia Educacional 7).

MORAN, J. M. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; TANZI N. A.;

TREVISANI, F. M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

PIAGET, J. A epistemologia genética. Trad. Nathanael C. Caixeira. Petrópolis: Vozes, 1971.

TENÓRIO, A.; FERRARI JUNIOR, J.; TENÓRIO, T. A visão de tutores sobre o uso de fóruns em cursos a distância. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 14, no 1, 2015. Disponível em:

http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/264. Acesso em: jan. 2019.

TENÓRIO, A.; SOUTO, E. V.; TENÓRIO, T. Percepções sobre a competência socioafetiva de cordialidade e a humanização da tutoria a distância. EAD em foco, Rio de Janeiro, v. 4, no 1, p. 36-47, 2014. Disponível em: http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/199/48. Acesso em: jan. 2019.

VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, no 4, p. 79-97, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.38645. Acesso em: jan. 2019.




DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.701



Direitos autorais 2019 Revista EaD em FOCO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Universidades consorciadas