Integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação por Docentes do Ensino Superior Durante a Pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1598Resumo
O distanciamento social e a quarentena, medidas restritivas de saúde pública para conter a pandemia da COVID-19, têm impactado os sistemas educacionais. A realização de aulas remotas tem causado muitas discussões entre educadores, especialmente acerca do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Objetiva-se conhecer o processo de integração de TDIC por docentes do ensino superior durante a pandemia da COVID-19 e discutir desafios e possibilidades percebidas frente à necessidade do ensino remoto. Estudo transversal, de abordagem exploratório-descritiva. Dos 48 docentes que participaram do estudo, 29 (60,4%) relataram ter conhecimento prévio sobre as TDIC. A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem e das salas de aula on-line intensificou-se significativamente após o início da pandemia. As principais dificuldades percebidas são a falta de motivação, de internet compatível e de conhecimento. Ainda percebe-se a ausência de políticas públicas e institucionais que abarquem as necessidades para uma completa e eficiente integração de TDIC no ensino superior.
Palavras-chave: Educação superior. Ensino. Docentes. Tecnologia da informação. COVID-19.
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Referências
ANJOS, A. M.; SILVA, G. E. G. Tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) na educação. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, Secretaria de Tecnologia Educacional, 2018.
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