A Interação e a Colaboração na Formação de Mediadores Pedagógicos Digitais

Autores

  • Wanderlucy Czeszak Universidade Anhembi Morumbi https://orcid.org/0000-0002-9434-655X
  • Daniela Melaré Vieira Barros Universidade Aberta -Portugal
  • Elisa Tomoe Moriya Schlünzen Universidade Estadual Paulista
  • Daniela Jordão Garcia Perez Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.941

Resumo

Nossa pesquisa se desenvolveu em uma das turmas do curso online, fruto de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Universidade Aberta de Portugal (UAb) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP), para a formação de 1500 cursistas. Este estudo apresenta a experiência de uma das autoras no curso de formação de mediadores pedagógicos digitais para educação a distância, enfatizando a importância da interação e do trabalho colaborativo na construção do conhecimento. O conceito de aprendizagem expansiva de Engeström (1994) e a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) de SCHLÜNZEN (2015) compõem a base deste estudo. Foi adotada uma abordagem metodológica do tipo qualitativa, por meio da análise de conteúdo de Bardin (2009), a partir da qual são realizadas observações sobre a natureza da interação em atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e em um grupo utilizando o aplicativo WhatsApp. Podemos afirmar que os processos de comunicação foram fundamentais para formar o professor mediador, condição essencial para que seja promovida a interação e o trabalho colaborativo.

Palavras-chave: Colaboração. Interação. Formação de mediadores pedagógicos. EaD.

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Biografia do Autor

Wanderlucy Czeszak, Universidade Anhembi Morumbi

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Francês e Português pela Universidade de São Paulo (1988) e mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). É doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área de Educação e Tecnologias (2011). Professora de Leitura e Produção de Textos, Comunicação e Expressão presencial e on-line, Literaturas Brasileira e Portuguesa e Metodologia do Ensino desde 1991 em diversas universidades e uma das responsáveis pelas primeiras turmas de Oficinas de Formação de Professores na Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente trabalha como professora no curso de pós-graduação Inovação em Tecnologias Educacionais, da Universidade Anhembi Morumbi, na disciplina Fundamentos de EaD. Trabalha também como consultora, conteudista e tutora de cursos de educação on-line, além de desenvolver projetos e pesquisas em Educação a Distância.

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Publicado

01-04-2020

Como Citar

Czeszak, W., Barros , D. M. V., Schlünzen, E. T. M., & Perez, D. J. G. (2020). A Interação e a Colaboração na Formação de Mediadores Pedagógicos Digitais. EaD Em Foco, 10(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.941

Edição

Seção

Artigos Originais