Análise da produção de narrativas digitais no ensino superior em saúde

Autores

  • Maria Augusta Vasconcelos Palácio
  • Miriam Struchiner Universidade Federal do Rio de Janeiro/Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES)/Laboratório de Tecnologias Cognitivas

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v7i1.541

Resumo

A narrativa digital envolve o potencial da narrativa de facilitar a construção de sentido e o compartilhamento de experiências com as linguagens das tecnologias digitais de informação e comunicação. Ela pode promover a participação ativa e reflexiva dos sujeitos educandos. No ensino superior em saúde, defende-se uma mudança nas práticas pedagógicas tradicionais com a valorização das experiências dos alunos. Na formação em Atenção Primária à Saúde há a necessidade de aproximá-los do cotidiano familiar e social dos usuários do serviço e promover a discussão sobre a relevância dessa formação. O objetivo do artigo é analisar narrativas digitais produzidas em um blog quanto às linguagens midiáticas utilizadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, cujo contexto é uma disciplina de um curso de Medicina. Para a produção das narrativas, os alunos criaram blogs em um ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados mostraram a produção de narrativas em multimídia a partir da utilização de outras linguagens midiáticas, como imagens/fotos e vídeos. A análise da narrativa revelou que o uso de diferentes linguagens para apresentar as experiências e a forma como o blog foi explorado são aspectos que sugerem o desenvolvimento de habilidades, o estímulo à criatividade e a reflexão do aluno nesse processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Narrativas digitais, Tecnologias de informação e comunicação, Ensino superior, Ensino da Saúde.



Analysis of the Production of Digital Storytelling in Higher Education in Health

Abstract
Digital storytelling involves the narrative's potential to facilitate the construction of meaning and sharing experiences, with the languages of Digital Information and Communication Technologies. It can promote active and reflective participation of the students. In Higher Education in the health field, the latest debates argue for change in traditional teaching practices with the appreciation of the students experiences. On the training in Primary Health Care there is the need to approach them from the family daily routine and social service users and promote discussion on the relevance of training in that context. The aim of this study is to analyze digital storytelling produced in a blog according to the media languages used. This is a descriptive qualitative research which the context is is a discipline present in a medicine course. To produce digital storytelling, students created blogs in the virtual learning environment. The results showed the production of multimedia narratives based on the use of different media, such as pictures/photos, and videos. Analysis of the narratives revealed that the use of different languages to present the experiences and the way the blog tool was explored are aspects that suggest the development of skills, stimulating creativity, and reflection of the student in the teaching-learning process.


Keywords: Digital storytelling, Information and communication technologies, Higher education, Health education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Augusta Vasconcelos Palácio

Atualmente, participo do grupo de pesquisa Apreciação Analí­tica de Ambientes Construtivistas de Aprendizagem baseados nas Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação na írea das Ciências da Saúde?, no Laboratório de Tecnologias Cognitivas, Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

Almeida, M. E. B.& Valente, J. A. (2012). Integração currí­culo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currí­culo sem Fronteiras, 12 (3), 57-82. Disponí­vel em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.pdf

Barret, H.C. (2006). Researching and Evaluating Digital Storytelling as a Deep Learning Tool. In Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference (pp. 647-654).

Bissolotti, K., Gonçalves, B. & Pereira, A.T. (2015). Hyperbook: analysis of digital narratives of creation and online edition of educational hypermedia. In 7º Congresso Nacional de Ambientes Hipermí­dia para Aprendizagem. São Luí­s, MA.

Boase, C. (2013).Digital Storytelling for Reflection and Engagement: a study of the uses and potential of digital storytelling. Centre for Active Learning & Department of Education, University of Gloucestershire. Disponí­vel em: https://gjamissen.files.wordpress.com/2013/05/boase_assessment.pdf

Bruner, J.S. (1996). Cultura da Educação. (p.240). Lisboa: Edições 70.

Bruner, J.S (1991). The narrative construction of reality. Critical Inquiry. 17,1-21.

Carácio, F. C. C, Conterno, L.de O., Oliveira, M. A. de C., Oliveira, A. C. H. de, Marin, M. J. S. & Braccialli, L. A. D. (2014). A experiência de uma instituição pública na formação do profissional de saúde para atuação em atenção primária. Ciência & Saúde Coletiva, 19(7), 2133-2142. https://dx.doi.org/10.1590/1413-81232014197.08762013

Ceccim, R.B. & Feuerwerker, L.C.M. (2004). Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Cadernos de Saúde Pública, 20(5), 1400-1410. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000500036

Gonzalez, A. D. & Almeida, M.J.de. (2010). Integralidade da saúde: norteando mudanças na graduação dos novos profissionais. Ciência & Saúde Coletiva, 15(3), 757-762. https://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000300018

Gregori-Signes, C. (2014). Digital Storytelling and Multimodal Literacy in Education. Porta Linguarum, 22.

Istúriz, O.F.(2015). Avanzando hacia la nueva APS: Cuidado integral de la salud con la participación de todas y todos. In L. Giovanella. (Eds). Atención primaria de salud en Suramérica, Rio de Janeiro: Isags: Unasur.

JISC. (2012). Digital approaches to academic reflection a digital storytelling study guide. Leeds Metropolitan University.

Paul, N.(2012). Elementos das narrativas digitais. In P. Ferrari (Eds). Hipertexto e Hipermí­dia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto.

Ribeiro, V. M. B. (2005). Discutindo o conceito de inovação curricular na formação dos profissionais de saúde: o longo caminho para as transformações no ensino médico. Trabalho, Educação e Saúde, 3(1). https://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462005000100006

Robin, B. (2005). The Educational Uses of Digital Storytelling. In University of Houston. Educational Uses of Digital Storytelling Website. Disponí­vel em: http://digitalstorytelling.coe.uh.edu/

Robin, B. R. (2008). Digital Storytelling: A Powerful Technology Tool for the 21st Century Classroom. Theory Into Practice, 47(3), 220-228. Doi: 10.1080/00405840802153916

Valente, J.A. & Almeida, M.E.B. (2014). Narrativas digitais e o estudo de contextos de aprendizagem. EmRede, Revista de Educação a Distância, 1(1), 32-50. Disponí­vel em: http://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/10/22

Downloads

Publicado

31-05-2017

Como Citar

Palácio, M. A. V., & Struchiner, M. (2017). Análise da produção de narrativas digitais no ensino superior em saúde. EaD Em Foco, 7(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v7i1.541

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)