A Potencialidade dos Dispositivos Móveis nas Práticas Pedagógicas dos Professores da Educação Básica

El potencial de los dispositivos móviles en las prácticas pedagógicas de los docentes de educación básica

Autores

  • Socorro Aparecida Cabral Cabral Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia https://orcid.org/0000-0003-0854-729X
  • Lara Lorrane da Silva Matos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Maria de Cássia Passos Brandão Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2459

Palavras-chave:

Dispositivos móveis, Cibercultura, Prática pedagógica

Resumo

 As transformações sociais, culturais e políticas, impulsionadas pela era digital no âmbito educacional, têm demandado mudanças no processo de ensino e aprendizagem e exigido dos docentes uma “alfabetização tecnológica”. Diante desse cenário, o Núcleo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire (NEPAF) desenvolveu o Projeto de Extensão App Learning: Aprendizagem com mobilidade, com o intuito de oportunizar aos professores da educação básica a apropriação do uso de dispositivos móveis em práticas pedagógicas. Este artigo tem como objetivo socializar os resultados da pesquisa realizada no contexto desse Projeto, buscando compreender como tablets e interfaces digitais potencializam o processo de ensino e aprendizagem na educação básica. A metodologia adotada foi a pesquisa-formação, pois possibilita a socialização, a troca e o compartilhamento de experiências entre os participantes, favorecendo a reflexão acerca do processo formativo. Os resultados da pesquisa evidenciam que o uso de tablets em práticas docentes, a partir de uma perspectiva cibercultural, desperta interatividade, colaboração, mobilidade e autonomia, potencializando a construção do conhecimento. Concluímos, portanto, que a adoção de dispositivos móveis em sala de aula requer reflexão sobre conceitos como cibercultura, ciberespaço, mobilidade e prática pedagógica, de modo a integrar saberes e promover estratégias formativas capazes de transformar o cotidiano escolar.

 

Palavras-chave: Dispositivos móveis. Prática pedagógica. Cibercultura. Educação básica.

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Biografia do Autor

Socorro Aparecida Cabral Cabral Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

PEREIRA é professora do Departamento de Ciências Humanas e Letras na Universidade Estadual do
Sudoeste da Bahia. Completou o seu doutorado na Universidade Federal de Sergipe. Seus interesses
de pesquisa incluem Educação On-line, Saberes Docentes, Desenvolvimento Profissional Docente na
Formação Inicial e no Estágio Supervisionado, com destaque para as Tecnologias da Informação e da
Comunicação. Esteve envolvido em Projeto de Extensão: App Learning: Aprendizagem com Mobilidade
2022/2023 e no Projeto de Pesquisa Contribuições do Pibid para o Desenvolvimento Profissional de
Professores Iniciantes, Ex-Bolsistas de Iniciação à Docência-Uesb 2021/2023.
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0854-729X
E-MAIL: socorro.cabral@uesb.edu.br

Lara Lorrane da Silva Matos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Matos é pedagoga egressa da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Seus interesses
de pesquisa incluem Educação On-line, com destaque para as Tecnologias da Informação e da
Comunicação. Esteve envolvido em Projeto de Extensão: App Learning: Aprendizagem com Mobilidade
2022/2023.

Maria de Cássia Passos Brandão , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

GONÇALVES é professora do Departamento de Ciências Humanas e Letras na Universidade Estadual
do Sudoeste da Bahia. Completou o seu doutorado na Universidade do Estado da Bahia, com Estágio
Científico Avançado no âmbito de Doutoramento em Ciências da Educação na Universidade do Minho.
Seus interesses de pesquisa incluem Formação de Professores, Docência Universitária, com destaque
para Desenvolvimento Profissional Docente. Esteve envolvida em Projeto de Pesquisa O potencial da
experiência da pesquisa-ação e da reflexão sobre a prática para o desenvolvimento profissional docente 2018/2023; Projeto de Extensão: App Learning: Aprendizagem com Mobilidade 2022/2023 e no Projeto de Pesquisa Contribuições do Pibid para o Desenvolvimento Profissional de Professores Iniciantes, Ex- Bolsistas de Iniciação à Docência-Uesb 2021/2023. 
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1624-2322
E-mail: cassia.brandao@uesb.edu.br

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Publicado

02-07-2025

Como Citar

Cabral Pereira, S. A. C., Matos, L. L. da S., & Brandão , M. de C. P. (2025). A Potencialidade dos Dispositivos Móveis nas Práticas Pedagógicas dos Professores da Educação Básica: El potencial de los dispositivos móviles en las prácticas pedagógicas de los docentes de educación básica. EaD Em Foco, 15(1), e2459. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2459

Edição

Seção

Estudos de Caso