A Potencialidade dos Dispositivos Móveis nas Práticas Pedagógicas dos Professores da Educação Básica
El potencial de los dispositivos móviles en las prácticas pedagógicas de los docentes de educación básica
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2459Palavras-chave:
Dispositivos móveis, Cibercultura, Prática pedagógicaResumo
As transformações sociais, culturais e políticas, impulsionadas pela era digital no âmbito educacional, têm demandado mudanças no processo de ensino e aprendizagem e exigido dos docentes uma “alfabetização tecnológica”. Diante desse cenário, o Núcleo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire (NEPAF) desenvolveu o Projeto de Extensão App Learning: Aprendizagem com mobilidade, com o intuito de oportunizar aos professores da educação básica a apropriação do uso de dispositivos móveis em práticas pedagógicas. Este artigo tem como objetivo socializar os resultados da pesquisa realizada no contexto desse Projeto, buscando compreender como tablets e interfaces digitais potencializam o processo de ensino e aprendizagem na educação básica. A metodologia adotada foi a pesquisa-formação, pois possibilita a socialização, a troca e o compartilhamento de experiências entre os participantes, favorecendo a reflexão acerca do processo formativo. Os resultados da pesquisa evidenciam que o uso de tablets em práticas docentes, a partir de uma perspectiva cibercultural, desperta interatividade, colaboração, mobilidade e autonomia, potencializando a construção do conhecimento. Concluímos, portanto, que a adoção de dispositivos móveis em sala de aula requer reflexão sobre conceitos como cibercultura, ciberespaço, mobilidade e prática pedagógica, de modo a integrar saberes e promover estratégias formativas capazes de transformar o cotidiano escolar.
Palavras-chave: Dispositivos móveis. Prática pedagógica. Cibercultura. Educação básica.
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