Reflexões sobre a Sala de Aula Ampliada e o Comodale: Polígono Fedathi em Ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2273

Palavras-chave:

Ensino, Tecnologias, Comodale, Sequência Fedathi

Resumo

A evolução das tecnologias redefiniu as abordagens educacionais, proporcionando oportunidades inovadoras que visam aprimorar o ensino-aprendizagem. Destacam-se, com efeito, as webconferências, ferramentas-chave na Educação a Distância, que relativiza as relações, o tempo e o espaço da realidade educacional. O Ensino Comodale propõe o uso de webconferências para a realização de aulas simultâneas, ou seja, que ocorrem paralelamente na modalidade presencial e a distância. Mencionado procedimento oferece aos estudantes a flexibilidade para participar, sem qualquer prejuízo, das atividades acadêmicas presencial ou virtualmente. Com suporte nesses comentários, objetivou-se mostrar o Comodale MultiMeios, que se utiliza do Polígono Fedathi e dos preceitos do Ensino Comodale para promover flexibilidade, interação e participação ativa dos estudantes. O estudo é classificado como pesquisa-ação, em que a observação participante foi utilizada como coleta de dados. Desse modo, uma disciplina de pós-graduação foi ofertada na modalidade presencial, realizando, conjuntamente, transmissões simultâneas por meio de uma plataforma de webconferência inserida no Moodle MultiMeios. Comprovou-se o comprometimento do docente em valorizar e incentivar a participação de todos os estudantes, estejam esses sob situação virtual ou estado presencial. Ademais, o Comodale MultiMeios promoveu a continuidade das discussões após a finalização da aula síncrona, por intermédio de meios assíncronos, como o fórum, possibilitando uma avaliação contínua e paralela. Concluiu-se que este estudo contribui com novas abordagens no âmbito educacional, ampliando as possibilidades e promovendo uma educação compatível com o estado de coisas contemporâneo.

 

Palavras-chave: Ensino. Tecnologias. Comodale. Sequência Fedathi.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, J. C. Raízes: concepções teóricas, pedagógicas e tecno- práticas de um Objeto Educacional Digital (OED) baseado na Sequência Fedathi. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: http://blogs.multimeios.ufc.br/sitemmproducaocientifica/?smd_process_download=1&download_id=1296 - Acesso em: 19 fev. 2024.

BORGES NETO, H. O protagonismo do professor. Redenção: UNILAB – Laboratório de Pesquisa MultiMeios/UFC, 2020. 20 slides.

BORGES NETO, H. et al. Polígono Fedathi. Fortaleza: Laboratório de Pesquisa MultiMeios/UFC, 2022. 2 slides.

GÉRIN-LAJOIE, S. et al. 2022. Processus de recension systématique sur l'enseignement comodal en enseignement supérieur de 2008-2021. (Rapport de processus de recension systématique). Borealis, v. 5, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5683/SP3/KWVDEC - Acesso em: 11 mar. 2024.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOBEIL-PROULX, J. La perspective étudiante sur la formation comodale, ou hybride flexible. Revue internationale des technologies en pédagogie universitaire, v.16, n. 1, 2019, p. 56-67. Disponível em: https://doi.org/10.18162/ritpu-2019-v16n1-04 - Acesso em: 11 mar. 2024.

HAGUETTE, T. M. F. Metodologias qualitativas na sociologia. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

HOUSSAYE, J. Le Triangle Pédagogique. Théorie et Pratique de l’Education Scolaire (Vol. 1). Berne: Peter Lang, 1998.

LAKHAL, S. et al. Choisir le cours comodal: conditions pédagogiques, technologiques et organisationnelles favorables. Pédagogie collégiale, v. 34, n. 4, 2021, p. 36-42. Disponível em: https://eduq.info/xmlui/handle/11515/38135 - Acesso em: 04 mar. 2024.

LOMBARD, F. Du Triangle de Houssye au Tétraèdre des TIC: comment l'analyse des productions tic peurmet d'approcher une compréhension des interactions entre les savoirs d'expérience et de recherche. Paper presented at the Colloque REF03, Genève, 2003.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: projetos de pesquisa, pesquisa bibliográfica, teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

NEPPOMUCENO, L. M. S. Ensino híbrido no MM (UFC): experiências advindas do Laboratório de Pesquisa Multimeios. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.

OLIVEIRA, S. S. Mediação pedagógica e Sequência Fedathi: contributos para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático de crianças e adolescentes com Mielomeningocele no contexto hospitalar de reabilitação em Fortaleza/Ceará/Brasil. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: http://blogs.multimeios.ufc.br/sitemmproducaocientifica/?smd_process_download=1&download_id=2833 - Acesso em: 27 fev. 2024.

PERICO, L. A. S. Ensino médio, língua portuguesa e portal educacional: percepções emergentes das narrativas de alunos inseridos em práticas de letramento digital. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2015. Disponível em: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1035 - Acesso em: 11 mar. 2024.

SOARES, R. L. Por que AVE?: uma discussão sobre ensino e aprendizagem em

ambientes virtuais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. Disponível em: https://blogs.multimeios.ufc.br/sitemmproducaocientifica/files/2022/06/RaiannyLimaSoares_Por-que-AVE-uma-discussao-sobre-ensino-e-aprendizagem-em-AV.pdf - Acesso em: 02 set. 2024.

SOUSA, F. E. E. A pergunta como estratégia de mediação didática no ensino de matemática por meio da Sequência Fedathi. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. Disponível em: http://blogs.multimeios.ufc.br/sitemmproducaocientifica/?smd_process_download=1&download_id=1264 - Acesso em: 19 fev. 2024.

UNIVERSITÉ LAVAL (Canadá). Enseignement comodal. 2024. Disponível em: https://www.enseigner.ulaval.ca/ressources-pedagogiques/enseignement-comodal - Acesso em: 19 fev. 2024.

Downloads

Publicado

07-10-2024

Como Citar

Xavier, D. de O., Carmo, F. M. A. do, Borges Neto, H., & Barbosa, J. de C. (2024). Reflexões sobre a Sala de Aula Ampliada e o Comodale: Polígono Fedathi em Ação. EaD Em Foco, 14(1), e2273. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2273

Edição

Seção

Estudos de Caso