Reflexões sobre a Sala de Aula Ampliada e o Comodale: Polígono Fedathi em Ação
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2273Palabras clave:
Ensino, Tecnologias, Comodale, Sequência FedathiResumen
A evolução das tecnologias redefiniu as abordagens educacionais, proporcionando oportunidades inovadoras que visam aprimorar o ensino-aprendizagem. Destacam-se, com efeito, as webconferências, ferramentas-chave na Educação a Distância, que relativiza as relações, o tempo e o espaço da realidade educacional. O Ensino Comodale propõe o uso de webconferências para a realização de aulas simultâneas, ou seja, que ocorrem paralelamente na modalidade presencial e a distância. Mencionado procedimento oferece aos estudantes a flexibilidade para participar, sem qualquer prejuízo, das atividades acadêmicas presencial ou virtualmente. Com suporte nesses comentários, objetivou-se mostrar o Comodale MultiMeios, que se utiliza do Polígono Fedathi e dos preceitos do Ensino Comodale para promover flexibilidade, interação e participação ativa dos estudantes. O estudo é classificado como pesquisa-ação, em que a observação participante foi utilizada como coleta de dados. Desse modo, uma disciplina de pós-graduação foi ofertada na modalidade presencial, realizando, conjuntamente, transmissões simultâneas por meio de uma plataforma de webconferência inserida no Moodle MultiMeios. Comprovou-se o comprometimento do docente em valorizar e incentivar a participação de todos os estudantes, estejam esses sob situação virtual ou estado presencial. Ademais, o Comodale MultiMeios promoveu a continuidade das discussões após a finalização da aula síncrona, por intermédio de meios assíncronos, como o fórum, possibilitando uma avaliação contínua e paralela. Concluiu-se que este estudo contribui com novas abordagens no âmbito educacional, ampliando as possibilidades e promovendo uma educação compatível com o estado de coisas contemporâneo.
Palavras-chave: Ensino. Tecnologias. Comodale. Sequência Fedathi.
Descargas
Citas
BARBOSA, J. C. Raízes: concepções teóricas, pedagógicas e tecno- práticas de um Objeto Educacional Digital (OED) baseado na Sequência Fedathi. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: http://blogs.multimeios.ufc.br/sitemmproducaocientifica/?smd_process_download=1&download_id=1296 - Acesso em: 19 fev. 2024.
BORGES NETO, H. O protagonismo do professor. Redenção: UNILAB – Laboratório de Pesquisa MultiMeios/UFC, 2020. 20 slides.
BORGES NETO, H. et al. Polígono Fedathi. Fortaleza: Laboratório de Pesquisa MultiMeios/UFC, 2022. 2 slides.
GÉRIN-LAJOIE, S. et al. 2022. Processus de recension systématique sur l'enseignement comodal en enseignement supérieur de 2008-2021. (Rapport de processus de recension systématique). Borealis, v. 5, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5683/SP3/KWVDEC - Acesso em: 11 mar. 2024.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOBEIL-PROULX, J. La perspective étudiante sur la formation comodale, ou hybride flexible. Revue internationale des technologies en pédagogie universitaire, v.16, n. 1, 2019, p. 56-67. Disponível em: https://doi.org/10.18162/ritpu-2019-v16n1-04 - Acesso em: 11 mar. 2024.
HAGUETTE, T. M. F. Metodologias qualitativas na sociologia. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
HOUSSAYE, J. Le Triangle Pédagogique. Théorie et Pratique de l’Education Scolaire (Vol. 1). Berne: Peter Lang, 1998.
LAKHAL, S. et al. Choisir le cours comodal: conditions pédagogiques, technologiques et organisationnelles favorables. Pédagogie collégiale, v. 34, n. 4, 2021, p. 36-42. Disponível em: https://eduq.info/xmlui/handle/11515/38135 - Acesso em: 04 mar. 2024.
LOMBARD, F. Du Triangle de Houssye au Tétraèdre des TIC: comment l'analyse des productions tic peurmet d'approcher une compréhension des interactions entre les savoirs d'expérience et de recherche. Paper presented at the Colloque REF03, Genève, 2003.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: projetos de pesquisa, pesquisa bibliográfica, teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
NEPPOMUCENO, L. M. S. Ensino híbrido no MM (UFC): experiências advindas do Laboratório de Pesquisa Multimeios. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
OLIVEIRA, S. S. Mediação pedagógica e Sequência Fedathi: contributos para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático de crianças e adolescentes com Mielomeningocele no contexto hospitalar de reabilitação em Fortaleza/Ceará/Brasil. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: http://blogs.multimeios.ufc.br/sitemmproducaocientifica/?smd_process_download=1&download_id=2833 - Acesso em: 27 fev. 2024.
PERICO, L. A. S. Ensino médio, língua portuguesa e portal educacional: percepções emergentes das narrativas de alunos inseridos em práticas de letramento digital. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2015. Disponível em: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1035 - Acesso em: 11 mar. 2024.
SOARES, R. L. Por que AVE?: uma discussão sobre ensino e aprendizagem em
ambientes virtuais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. Disponível em: https://blogs.multimeios.ufc.br/sitemmproducaocientifica/files/2022/06/RaiannyLimaSoares_Por-que-AVE-uma-discussao-sobre-ensino-e-aprendizagem-em-AV.pdf - Acesso em: 02 set. 2024.
SOUSA, F. E. E. A pergunta como estratégia de mediação didática no ensino de matemática por meio da Sequência Fedathi. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. Disponível em: http://blogs.multimeios.ufc.br/sitemmproducaocientifica/?smd_process_download=1&download_id=1264 - Acesso em: 19 fev. 2024.
UNIVERSITÉ LAVAL (Canadá). Enseignement comodal. 2024. Disponível em: https://www.enseigner.ulaval.ca/ressources-pedagogiques/enseignement-comodal - Acesso em: 19 fev. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.