Educação no Contexto da Pandemia: Percepções Críticas da Coordenação Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1913Resumo
Este artigo é resultado de percepções críticas da coordenação pedagógica da Rede Pública de Educação do Estado da Bahia e objetiva analisar as contribuições da Coordenação Pedagógica no processo de Ensino Remoto Emergencial, durante o período de distanciamento físico, sem atividades escolares presenciais, em virtude da pandemia de Covid-19. Configura-se como um relato de experiência implicada de 2 (dois) Coordenadores Pedagógicos, atuantes em 2 (dois) colégios públicos, no interior da Bahia, no período entre 2020 e 2022. O estudo aponta que a Coordenação Pedagógica atuou de forma incisiva para gerir alguns entraves que emergiram na gestão da aprendizagem dos estudantes nesse período, tais como alto índice de evasão escolar, déficit na construção das aprendizagens e precarização do trabalho pedagógico. Esse processo também favoreceu o desenvolvimento de novas competências digitais para professores, coordenadores e direção escolar, contribuindo para promover práticas híbridas de ensino no pós-pandemia.
Palavras-chave:Coordenação pedagógica. Ensino remoto emergencial. Cibercultura.
Downloads
Referências
BAHIA. Decreto nº 19.586 de 27 de março de 2020. Disponível em: https://www.bahia.ba.gov.br/2021/02/noticias/governo/decreto-que-proibe-aulas-presenciais-na-bahia-e-prorrogado-ate-14-de-marco/ - Acesso em: 20 jun. 2022.
BAHIA. Lei nº 14.310 de 24 de março de 2021. Disponível em: http://institucional.educacao.ba.gov.br/bolsapresenca - Acesso em: 20 jun. 2022.
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BUNIOTTI, D.; GOMES, P. C. Educação a Distância não é Ensino Remoto: Identificando Ações da Secretaria Estadual de Educação do Paraná em 2020. EaD em Foco, v. 11, n. 2, 31 ago. 2021.
CARVALHO, A. A. As competências da gestão nos processos de avaliação em vista da qualidade da aprendizagem. 2016. 112 f. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2192 - Acesso em:25 jun. 2022.
CHRISTENSEN, C. M.; HORN, M. l. B.; STACKER, H. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução í teoria dos híbridos. Clayton Christensen Institute. Maio de 2013. Disponível em: https://porvir.org/wp-content/uploads/2014/08/PT_Is-K-12-blended-learning-disruptive-Final.pdf - Acesso em: 29 mar. 2022.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade: a sociedade brasileira em transição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.
HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática da Liberdade. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2013.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LEMOS, A. A tecnologia é um vírus. Porto Alegre: Sulina, 2021.
LIB NEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. Goiânia: MF Livros, 2008.
MACEDO, R. S. A pesquisa e o acontecimento: compreender situações, experiências e saberes acontecimentais. Salvador-BA: EDUFBA, 2016. Disponível em: A pesquisa e o acontecimento compreender situações, experiências e saberes acontecimentais - Acesso em: 20 jun. 2022.
MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438 - Acesso em: 9 abr. 2022.
MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, 17(48), p. 1-18, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010 - Acesso em: 10 abr. 2022.
NOLASCO-SILVA, L.; LO BIANCO, V. Os isolados e os aglomerados da cibercultura: ensino remoto emergencial, educação a distância e educação online. Salvador-BA: Devires, 2022. Disponível em: https://www.queerlivros.com.br/pagina/ebooks-gratuitos.html - Acesso em: 22 mai. 2022.
SAVIANI, D.; GALVíO, A. C. Educação na Pandemia: a falácia do ´ensino´ remoto. Universidade e Sociedade, ANDES-SN, 67, ano XXXI, Janeiro, p. 36-49, 2021. Disponível em: https://www.sintese.org.br/download/educacao-na-pandemia-a-falacia-do-ensino-remoto Acesso em: 10 jun. 2022.
SALES, K. M. B.; ALBUQUERQUE, J. C. M. de. Práticas Híbridas dos Sujeitos Aprendentes - Uma Proposição de Modelagem para Análise das Formas de Hibridismo Presentes nas Instituições Formativas. Revista Prâksis, n. 2, p. 162-186, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.2193 - Acesso em: 10 abr. 2022.
SANTO, E. do E.; LIMA, T. P. P. de; OLIVEIRA, A. D. de. Competenciasdigitalesdelprofesorado: de laautoevaluación de lapraxis a lasnecesidades formativas. Obra digital, [S. l.], n. 21, p. 113–129, 2021. DOI: 10.25029/od.2021.323.21. Disponível em: http://revistesdigitals.uvic.cat/index.php/obradigital/article/view/323 - Acesso em: 13 jun. 2022.
SANTOS, E. Pesquisa-Formação na Cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.
SANTOS, E. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, agosto de 2020, online. ISSN: 2594-9004. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/redoc/announcement/view/1119 Acesso em: 30 abr. 2022.
VERAS, P. DA P. S. et al. Professor Criativo: uma Oficina de Divulgação das Tecnologias Digitais para Auxiliar o Processo de Ensino-Aprendizagem. EaD em Foco, v. 11, n. 2, 8 abr. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.