Evasión en educación a distancia
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.983Resumen
Este artículo presenta y analiza los resultados de una revisión de la literatura en portugués sobre el fenómeno de la evasión en la educación a distancia. La revisión incluyó solo investigaciónes empíricas, que tenía algún tipo de recopilación de datos cualitativos o cuantitativos. Sus objetivos eran identificar las causas de la evasión en la educación a distancia y recomendaciones para modelos o herramientas que permitan a las instituciones educativas anticipar la evasión de sus estudiantes. Los resultados mostraron que las principales causas de abandono descritas por la literatura están posicionadas antes del comienzo de los cursos: falta de orientación para los estudiantes que ingresan a la modalidad y capacitación inadecuada de los tutores. El artículo concluye que las instituciones que ofrecen educación a distancia deben preocuparse por proponer módulos de recepción para sus estudiantes y por la capacitación continua de sus tutores, y no solo por predecir y evitar la evasión cuando los cursos ya están en curso.
Descargas
Citas
ABED "” Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2018. Curitiba: InterSaberes, 2019. Disponível em: http://abed.org.br/arquivos/CENSO_DIGITAL_EAD_2018_PORTUGUES.pdf. Acesso em: 25 fev. 2020.
BIAZUS, C. A. Sistema de fatores que influenciam o aluno a evadir-se dos cursos de graduação na UFSM e na UFSC: um estudo no curso de Ciências Contábeis. 2004. 152 f. Tese (Doutorado) – Programa em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, 2004.
BITTENCOURT, G. P. Evasão na educação a distância do ensino superior: estudo de caso no 1° curso de administração. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/36710. Acesso em: 27 fev. 2020.
ALVES, D. P. Implementação de conceitos de manufatura colaborativa: um projeto virtual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Industrial Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2008.
BITTENCOURT, I. M.; MERCADO, L. P. L. Evasão nos cursos na modalidade de educação a distância: estudo de caso do Curso Piloto de Administração da UFAL/UAB. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 22, n. 83, p. 465-504, 2014.
BOCCHINI, B. Pesquisa mostra evasão de 30% em cursos superiores privados. Agência Brasil, 27 set. 2018. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-09/pesquisa-mostra-evasao-de-30-em-cursos-superiores-privados. Acesso em: 25 fev. 2020.
BRINDLEY, J. E. Apoio ao aluno em Educação a Distância Online: essencial e evoluindo. In: ZAWACKI-RICHTER, Olaf; ANDERSON, Terry (org.). Educação a distância online: construindo uma agenda de pesquisa. São Paulo: Artesanato Educacional, 2015. p. 295-318.
COLPANI, R. Educação a Distância: identificação dos fatores que contribuíram para a evasão dos alunos no Curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Mococa. EaD em Foco, v. 8, n. 1, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.688.
CZESZAK, W. A. A. C.; GUIMARíES, M.; MATTAR, J.; RODRIGUES, L. M. M. Formação inicial e continuada de tutores para a educação online. RE@D – Revista de Educação a Distância e Elearning, v. 2, n. 2, p. 29-44, 2019.
ESPíNDOLA, R. M.; LACERDA, F. K. D. Evasão na Educação a Distância: um estudo de caso. EAD em Foco, v. 3, n. 1, p. 96-108, 2013. https://doi.org/10.18264/eadf.v3i1.174.
GARRISON, D. R.; ANDERSON, T.; ARCHER, W. Critical inquiry in a text-based environment: Computer conferencing in higher education. The Internet and Higher Education, v. 2, n. 2-3, p. 87-105, 1999.
GARRISON, D. R.; ANDERSON, T.; ARCHER, W. Critical thinking, cognitive presence, and computer conferencing in distance education. American Journal of Distance Education, v. 15, n. 1, p. 7-23, 2001.
HARZING, A.-W.; ALAKANGAS, S. Google Scholar, Scopus and the Web of Science: a longitudinal and cross-disciplinary comparison. Scientometrics, v. 106, n. 2, p. 787-804, 2016.
HIPÓLITO, O.; SANTOS, M. G. Evasão no ensino superior: um problema persistente. ABMES blog, 18 jul. 2019. Disponível em: https://blog.abmes.org.br/evasao-no-ensino-superior-um-problema-persistente/. Acesso em: 25 fev. 2020.
HIRUMI, A. Aplicando estratégias fundamentadas para projetar e sequenciar interações em e-learning. Tecnologia Educacional, Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, ano 42, n. 200, p. 6-41, jan./mar. 2013. Disponível em: http://abt-br.org.br/wp-content/uploads/2017/03/200.pdf. Acesso em: 2 maio 2020.
KAMPFF, A. J. C.; FERREIRA, V. H.; REATEGUI, E.; LIMA, J. V. Identificação de perfis de evasão e mau desempenho para geração de alertas num contexto de educação a distância. Relatec – Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 13, n. 2, p. 61–76, 2014. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/142453/000987102.pdf?sequence=1. Acesso em: 26 fev. 2020.
LIRA, K. C.; OLIVEIRA, M. A.; MAGALHAES, R. P.; GONCALVES, E. J. T. Utilizando mineração de dados e sistemas multiagentes na análise da evasão em educação a distância por meio do perfil dos alunos. In: BRAZILIAN CONFERENCE ON INTELLIGENT SYSTEM (BRACIS), 5., 2016, Recife. p. 1-12. Disponível em: https://www.researchgate.net /profile/Marcos_De_Oliveira3/publication/308995146_Utilizando_Mineracao_de_Dados_e_Sistemas_Multiagentes_na_Analise_da_Evasao_em_Educacao_a_Distancia_por_meio_do_Perfil_dos_Alunos/links/57fd407808aeea8c97c87a8b/Utilizando-Mineracao-de-Dados-e-Sistemas-Multiagentes-na-Analise-da-Evasao-em-Educacao-a-Distancia-por-meio-do-Perfil-dos-Alunos.pdf. Acesso em: 26 fev. 2020.
MATTAR, J.; RAMOS, D. K.; LOUREIRO, A. C. C. Recursos Digitais em Educação: estudo de caso de um mestrado blended em Portugal. In: CIAED "” Congresso Internacional ABED de Ensino a Distância, 25., 2019, Poços de Caldas, MG. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2019/anais/trabalhos/35121.pdf. Acesso em: 27 fev. 2019.
MATTOS, A. L. B. A educação a distância sob a ótica da adesão e evasão escolar: uma Survey investigativa. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Profissionais Especializados em Educação) – Instituto Politécnico do Porto, Porto, 2017. Disponível em: https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/10801/1/DM_Andr%c3%a9Mattos_2017.pdf. Acesso em: 27 fev. 2020.
MOORE, M. Teoria da Distância Transacional. Trad. Wilson Azevedo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 1, p. 1–14, ago. 2002. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2002_Teoria_Distancia_Transacional_Michael_Moore.pdf. Acesso em: 27 fev. 2019.
OKOLI, C. Guia para realizar uma revisão sistemática de literatura. Tradução de David Wesley Amado Duarte. Revisão técnica e introdução de João Mattar. EaD em Foco, v. 9, n. 1, p. 1-40, 2019. https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.748.
OLIVEIRA, A. P.; CAVALCANTE, I. F.; GONÇALVES, R. S. O processo de evasão (ou desistência) no curso de Licenciatura em Letras espanhol ofertado pelo campus EaD-IFRN: causas possíveis. In: SIED: EnPED "” Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2012, São Carlos, SP. Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/sied/article/viewFile/236/116. Acesso em: 27 fev. 2019.
PORTAL, C.; SCHLEMMER, E. Estratégias para minimizar a evasão na educação a distância: o uso de um sistema de mineração de dados educacionais e learning analytics. In: CIAED "” Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 21., 2015, Bento Gonçalves, RS. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_317.pdf. Acesso em: 26 fev. 2020.
RAMOS, J. L. C. et al. Um modelo preditivo da evasão dos alunos na EaD a partir dos construtos da teoria da Distância Transacional. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação "” CBIE, 6., 2017, Recife. Anais do XXVIII SBIE "” Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017. p. 1227–1236.
SALES, G. L.; LEITE, E. A.; JOYE, C. R. Gerenciamento da Aprendizagem, Evasão em Ead Online e Possíveis Soluções: um estudo de caso no IFCE. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, n. 3, p. 1-11, 2012. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.36382.
SEPÚLVIDA, W. R. Predição de evasão na educação a distância como subsídio í tomada de decisão. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, 2016. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/bitstream/tede/2318/2/WeslleyRodriguesSepulvidaDissertacao2016.pdf. Acesso em: 26 fev. 2020.
SILVA FILHO, R. L. L. A evasão no Ensino Superior brasileiro – novos dados. Instituto Lobo. 4 out. 2017. Disponível em: https://www.institutolobo.org.br/imagens/pdf/artigos/art_088.pdf. Acesso em: 25 fev. 2020.
SILVA, F. C. Gestão da evasão na EaD: modelo estatístico preditivo para os cursos de graduação a distância. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/179913/347995.pdf?sequence=1. Acesso em: 26 fev. 2020.
TENÓRIO, A.; GAMA, C. O.; TENÓRIO, T. Percepções de tutores sobre as competências comportamentais. EaD em Foco, v. 5, n. 3, p. 142-169, 2015. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v5i3.273.
TENÓRIO, A.; PIRES, D. N.; TENÓRIO, T. A influência de competências socioafetivas no processo de ensino-aprendizagem com base nas percepções de tutores a distância. Paidéi@ – Revista Científica de Educação a Distância, v. 9, n. 15, p. 1-18, 2017. Disponível em: https://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/569. Acesso em: 2 maio 2020.
TENÓRIO, A.; SOUTO, E. V.; TENÓRIO, T. Percepções sobre a competência socioafetiva de cordialidade e a humanização da tutoria a distância. EaD em Foco, v. 4, n. 1, p. 36-47, 2014. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v4i1.199.
WILGES, B.; RIBAS, J. C.; CATAPAN, A. H.; BASTOS, R. C. Sistemas multiagentes: mapeando a evasão na educação a distância. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, n. 1, p. 1-10, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/15193/8957. Acesso em: 26 fev. 2020.
WOODLEY, A.; SIMPSON, O. Evasão: o elefante na sala. In: ZAWACKI-RICHTER, O.; ANDERSON, T. (org.). Educação a distância online: construindo uma agenda de pesquisa. São Paulo: Artesanato Educacional, 2015. p. 473–498.
ZAWACKI-RICHTER, O.; ANDERSON, T. Introdução: áreas de pesquisa em Educação a Distância Online. In: ______ (org.). Educação a distância online: construindo uma agenda de pesquisa. São Paulo: Artesanato Educacional, 2015. p. 1–36.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.