Evasión en educación a distancia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.983

Resumen

Este artículo presenta y analiza los resultados de una revisión de la literatura en portugués sobre el fenómeno de la evasión en la educación a distancia. La revisión incluyó solo investigaciónes empíricas, que tenía algún tipo de recopilación de datos cualitativos o cuantitativos. Sus objetivos eran identificar las causas de la evasión en la educación a distancia y recomendaciones para modelos o herramientas que permitan a las instituciones educativas anticipar la evasión de sus estudiantes. Los resultados mostraron que las principales causas de abandono descritas por la literatura están posicionadas antes del comienzo de los cursos: falta de orientación para los estudiantes que ingresan a la modalidad y capacitación inadecuada de los tutores. El artículo concluye que las instituciones que ofrecen educación a distancia deben preocuparse por proponer módulos de recepción para sus estudiantes y por la capacitación continua de sus tutores, y no solo por predecir y evitar la evasión cuando los cursos ya están en curso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alcimar Kowalski, Centro Universitário Internacional Uninter

Mestrando em Educação e Novas Tecnologias no Centro Universitário Uninter. Professor na FAEL

Citas

ABED "” Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD.BR: relatório analí­tico da aprendizagem a distância no Brasil 2018. Curitiba: InterSaberes, 2019. Disponí­vel em: http://abed.org.br/arquivos/CENSO_DIGITAL_EAD_2018_PORTUGUES.pdf. Acesso em: 25 fev. 2020.

BIAZUS, C. A. Sistema de fatores que influenciam o aluno a evadir-se dos cursos de graduação na UFSM e na UFSC: um estudo no curso de Ciências Contábeis. 2004. 152 f. Tese (Doutorado) – Programa em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, 2004.

BITTENCOURT, G. P. Evasão na educação a distância do ensino superior: estudo de caso no 1° curso de administração. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponí­vel em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/36710. Acesso em: 27 fev. 2020.

ALVES, D. P. Implementação de conceitos de manufatura colaborativa: um projeto virtual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Industrial Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

BITTENCOURT, I. M.; MERCADO, L. P. L. Evasão nos cursos na modalidade de educação a distância: estudo de caso do Curso Piloto de Administração da UFAL/UAB. Ensaio: Avaliação e Polí­ticas Públicas em Educação, v. 22, n. 83, p. 465-504, 2014.

BOCCHINI, B. Pesquisa mostra evasão de 30% em cursos superiores privados. Agência Brasil, 27 set. 2018. Disponí­vel em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-09/pesquisa-mostra-evasao-de-30-em-cursos-superiores-privados. Acesso em: 25 fev. 2020.

BRINDLEY, J. E. Apoio ao aluno em Educação a Distância Online: essencial e evoluindo. In: ZAWACKI-RICHTER, Olaf; ANDERSON, Terry (org.). Educação a distância online: construindo uma agenda de pesquisa. São Paulo: Artesanato Educacional, 2015. p. 295-318.

COLPANI, R. Educação a Distância: identificação dos fatores que contribuí­ram para a evasão dos alunos no Curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Mococa. EaD em Foco, v. 8, n. 1, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.688.

CZESZAK, W. A. A. C.; GUIMARíES, M.; MATTAR, J.; RODRIGUES, L. M. M. Formação inicial e continuada de tutores para a educação online. RE@D – Revista de Educação a Distância e Elearning, v. 2, n. 2, p. 29-44, 2019.

ESPíNDOLA, R. M.; LACERDA, F. K. D. Evasão na Educação a Distância: um estudo de caso. EAD em Foco, v. 3, n. 1, p. 96-108, 2013. https://doi.org/10.18264/eadf.v3i1.174.

GARRISON, D. R.; ANDERSON, T.; ARCHER, W. Critical inquiry in a text-based environment: Computer conferencing in higher education. The Internet and Higher Education, v. 2, n. 2-3, p. 87-105, 1999.

GARRISON, D. R.; ANDERSON, T.; ARCHER, W. Critical thinking, cognitive presence, and computer conferencing in distance education. American Journal of Distance Education, v. 15, n. 1, p. 7-23, 2001.

HARZING, A.-W.; ALAKANGAS, S. Google Scholar, Scopus and the Web of Science: a longitudinal and cross-disciplinary comparison. Scientometrics, v. 106, n. 2, p. 787-804, 2016.

HIPÓLITO, O.; SANTOS, M. G. Evasão no ensino superior: um problema persistente. ABMES blog, 18 jul. 2019. Disponí­vel em: https://blog.abmes.org.br/evasao-no-ensino-superior-um-problema-persistente/. Acesso em: 25 fev. 2020.

HIRUMI, A. Aplicando estratégias fundamentadas para projetar e sequenciar interações em e-learning. Tecnologia Educacional, Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, ano 42, n. 200, p. 6-41, jan./mar. 2013. Disponí­vel em: http://abt-br.org.br/wp-content/uploads/2017/03/200.pdf. Acesso em: 2 maio 2020.

KAMPFF, A. J. C.; FERREIRA, V. H.; REATEGUI, E.; LIMA, J. V. Identificação de perfis de evasão e mau desempenho para geração de alertas num contexto de educação a distância. Relatec – Revista Latinoamericana de Tecnologí­a Educativa, v. 13, n. 2, p. 61–76, 2014. Disponí­vel em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/142453/000987102.pdf?sequence=1. Acesso em: 26 fev. 2020.

LIRA, K. C.; OLIVEIRA, M. A.; MAGALHAES, R. P.; GONCALVES, E. J. T. Utilizando mineração de dados e sistemas multiagentes na análise da evasão em educação a distância por meio do perfil dos alunos. In: BRAZILIAN CONFERENCE ON INTELLIGENT SYSTEM (BRACIS), 5., 2016, Recife. p. 1-12. Disponí­vel em: https://www.researchgate.net /profile/Marcos_De_Oliveira3/publication/308995146_Utilizando_Mineracao_de_Dados_e_Sistemas_Multiagentes_na_Analise_da_Evasao_em_Educacao_a_Distancia_por_meio_do_Perfil_dos_Alunos/links/57fd407808aeea8c97c87a8b/Utilizando-Mineracao-de-Dados-e-Sistemas-Multiagentes-na-Analise-da-Evasao-em-Educacao-a-Distancia-por-meio-do-Perfil-dos-Alunos.pdf. Acesso em: 26 fev. 2020.

MATTAR, J.; RAMOS, D. K.; LOUREIRO, A. C. C. Recursos Digitais em Educação: estudo de caso de um mestrado blended em Portugal. In: CIAED "” Congresso Internacional ABED de Ensino a Distância, 25., 2019, Poços de Caldas, MG. Disponí­vel em: http://www.abed.org.br/congresso2019/anais/trabalhos/35121.pdf. Acesso em: 27 fev. 2019.

MATTOS, A. L. B. A educação a distância sob a ótica da adesão e evasão escolar: uma Survey investigativa. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Profissionais Especializados em Educação) – Instituto Politécnico do Porto, Porto, 2017. Disponí­vel em: https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/10801/1/DM_Andr%c3%a9Mattos_2017.pdf. Acesso em: 27 fev. 2020.

MOORE, M. Teoria da Distância Transacional. Trad. Wilson Azevedo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 1, p. 1–14, ago. 2002. Disponí­vel em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2002_Teoria_Distancia_Transacional_Michael_Moore.pdf. Acesso em: 27 fev. 2019.

OKOLI, C. Guia para realizar uma revisão sistemática de literatura. Tradução de David Wesley Amado Duarte. Revisão técnica e introdução de João Mattar. EaD em Foco, v. 9, n. 1, p. 1-40, 2019. https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.748.

OLIVEIRA, A. P.; CAVALCANTE, I. F.; GONÇALVES, R. S. O processo de evasão (ou desistência) no curso de Licenciatura em Letras espanhol ofertado pelo campus EaD-IFRN: causas possí­veis. In: SIED: EnPED "” Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2012, São Carlos, SP. Disponí­vel em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/sied/article/viewFile/236/116. Acesso em: 27 fev. 2019.

PORTAL, C.; SCHLEMMER, E. Estratégias para minimizar a evasão na educação a distância: o uso de um sistema de mineração de dados educacionais e learning analytics. In: CIAED "” Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 21., 2015, Bento Gonçalves, RS. Disponí­vel em: http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_317.pdf. Acesso em: 26 fev. 2020.

RAMOS, J. L. C. et al. Um modelo preditivo da evasão dos alunos na EaD a partir dos construtos da teoria da Distância Transacional. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação "” CBIE, 6., 2017, Recife. Anais do XXVIII SBIE "” Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017. p. 1227–1236.

SALES, G. L.; LEITE, E. A.; JOYE, C. R. Gerenciamento da Aprendizagem, Evasão em Ead Online e Possí­veis Soluções: um estudo de caso no IFCE. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, n. 3, p. 1-11, 2012. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.36382.

SEPÚLVIDA, W. R. Predição de evasão na educação a distância como subsí­dio í tomada de decisão. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação) – Universidade Católica de Brasí­lia, Brasí­lia, DF, 2016. Disponí­vel em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/bitstream/tede/2318/2/WeslleyRodriguesSepulvidaDissertacao2016.pdf. Acesso em: 26 fev. 2020.

SILVA FILHO, R. L. L. A evasão no Ensino Superior brasileiro – novos dados. Instituto Lobo. 4 out. 2017. Disponí­vel em: https://www.institutolobo.org.br/imagens/pdf/artigos/art_088.pdf. Acesso em: 25 fev. 2020.

SILVA, F. C. Gestão da evasão na EaD: modelo estatí­stico preditivo para os cursos de graduação a distância. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponí­vel em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/179913/347995.pdf?sequence=1. Acesso em: 26 fev. 2020.

TENÓRIO, A.; GAMA, C. O.; TENÓRIO, T. Percepções de tutores sobre as competências comportamentais. EaD em Foco, v. 5, n. 3, p. 142-169, 2015. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v5i3.273.

TENÓRIO, A.; PIRES, D. N.; TENÓRIO, T. A influência de competências socioafetivas no processo de ensino-aprendizagem com base nas percepções de tutores a distância. Paidéi@ – Revista Cientí­fica de Educação a Distância, v. 9, n. 15, p. 1-18, 2017. Disponí­vel em: https://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/569. Acesso em: 2 maio 2020.

TENÓRIO, A.; SOUTO, E. V.; TENÓRIO, T. Percepções sobre a competência socioafetiva de cordialidade e a humanização da tutoria a distância. EaD em Foco, v. 4, n. 1, p. 36-47, 2014. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v4i1.199.

WILGES, B.; RIBAS, J. C.; CATAPAN, A. H.; BASTOS, R. C. Sistemas multiagentes: mapeando a evasão na educação a distância. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, n. 1, p. 1-10, 2010. Disponí­vel em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/15193/8957. Acesso em: 26 fev. 2020.

WOODLEY, A.; SIMPSON, O. Evasão: o elefante na sala. In: ZAWACKI-RICHTER, O.; ANDERSON, T. (org.). Educação a distância online: construindo uma agenda de pesquisa. São Paulo: Artesanato Educacional, 2015. p. 473–498.

ZAWACKI-RICHTER, O.; ANDERSON, T. Introdução: áreas de pesquisa em Educação a Distância Online. In: ______ (org.). Educação a distância online: construindo uma agenda de pesquisa. São Paulo: Artesanato Educacional, 2015. p. 1–36.

Publicado

2020-07-07

Cómo citar

Kowalski, A., Mattar, J., Barbosa, L. C. ., & Branco, L. S. A. . (2020). Evasión en educación a distancia. EaD Em Foco, 10(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.983

Número

Sección

Revisões