A Singularidade Pedagógica do Ensino Híbrido
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.948Resumen
Este trabalho tem como objetivo principal demonstrar a singularidade pedagógica do ensino híbrido, considerando-se as respectivas discussões teóricas, conforme registradas na literatura. Além disso, como se trata da construção de opções teóricas e metodológicas para a construção de uma pedagogia que seja peculiar apenas ao ensino híbrido, que lhe faça distinto tanto do ensino presencial quanto do ensino à distância, então, o método de pesquisa adotado foi o de revisão bibliográfica. A justificativa que motivou a nossa pesquisa foi a constatação das inúmeras controvérsias envolvendo o tema, ao ponto de não haver unanimidade sobre o que é ensino hibrido, e o que não é. Ao final, esta pesquisa nos permitiu deduzir que o que distingue o ensino híbrido é a sua pedagogia, que faz convergir o ambiente presencial ao virtual de maneira indissociável, a partir de ações pedagógicas que, para serem finalizadas, necessitam de atividades nesses dois ambientes.
Palavras-Chave: Ensino. Híbrido. Singularidade. Pedagógica.
Descargas
Citas
BARREIRO, R. M. C. Um breve panorama sobre o design instrucional. EAD em Foco, Revista Científica de Educação a Distância. Rio de Janeiro, v.6, n.2, p.61-75, 2016. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/452>. Acesso em: 11 out. 2019.
BERGMANN, J.; SAMS, A.. A sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Tradução de Afonso Celso da Cunha Serra. 1ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
BRITO, J. M. da S.; SANTOS, E. E. dos. A natureza híbrida do ensino médio a distância: desafios e metodologia. EmRede – Revista de educação í distância, Porto Alegre, v.6, n.2, p.307-321, 2019. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/452>. Acesso em: 2 set. 2019.
CASTRO, E. A. et al. Ensino híbrido: desafio da contemporaneidade? Periódico Científico Projeção e Docência, Brasília, v.6, n.2, p.47-58, 2015. Disponível em: <http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/article/view/563/505>. Acesso em: 9 out. 2019.
COTRIM, G.; FERNANDES, M. Fundamentos de filosofia. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
FELTRE, R. Química: Físico-química, v.2, 6. ed. São Paulo: Moderna, 2004.
FURLETI, S.; COSTA, J. W. da. O. blended learning nos repositórios brasileiros. Imagens da Educação, Maringá, v.8, n.1, e39886, p.1-17, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i1.39886>. Acesso em: 9 set. 2019.
HAMAD, A. et al. Ecossistema de inovação na educação: Uma Abordagem Conectivista. In: EHLERS, A. C. da S. T.; TEIXEIRA, C. S.; SOUZA, M. V. de (Orgs.). Educação fora da caixa: tendência para a educação no século XXI. Florianópolis: Bookess, 2015. p.9-32.
HAYDT, R. C. C. Curso de didática geral. 1.ed. São Paulo: ítica, 2011.
HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Tradução de Maria Cristina Gularte Monteiro, revisão técnica de Adolfo Tanzi Neto e Lilian Bacich. Porto Alegre: Penso, 2015.
LEANDRO, S. M.; CORREA, E. M. Ensino híbrido (blended learning): potencial e desafios no ensino superior. EmRede – Revista de educação í distância, Porto Alegre, v.5, n.3, p.387-396, 2018. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/369>. Acesso em: 2 set. 2019.
LIBANEO, J. C. Didática, 1ª.ed. São Paulo: Editora Cortez, 2009.
MACDONALD, J. Blended learning and online tutoring: planning learner support and activity design, 2nd ed. Aldershot, UK: Gower Publishing Company, 2018.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica, 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.
MORAN, J. Educação Híbrida: um conceito chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. M. (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p.27-45.
______. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, S. e outros (Orgs). Novas tecnologias digitais: reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017. p.23-35.
NURUZZAMAN, A. The pedagogy of blended learning: a brief review. IRA International Journal of Education and Multidisciplinary Studies, índia, v.4, issue 1, p.124-133, 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.21013/jems>. Acesso em: 10 out. 2019.
NETO, E. B. O ensino híbrido: processo de ensino mediado por ferramentas tecnológicas. Ponto e Vírgula, São Paulo, n.22, p. 59-72, 2º. sem./2017. Disponível em: <https://doi.org/10.23925/1982-4807.2017i22p59-72>. Acesso em: 3 nov. 2019.
NOVAIS, I. de A. M. Ensino híbrido: estado do conhecimento das produções científicas no período de 2006 a 2016.143f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Paraná, 2017.
PASIN, D. M.; DELGADO, H. O. K. O ensino híbrido como modalidade de interação ativa e reflexão crítica: relato de uma experiência docente no brasil. Texto Livre: Linguagem e tecnologia, Belo Horizonte, v.10, n.2, p.87-105, jul./dez. 2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.10.2.87-105>. Acesso em: 4 out. 2019.
PEREIRA, P. R. B.; LUCENA, S. K. C. de. Prática pedagógica docente de mediação e facilitação no processo de ensino-aprendizagem. Revista Olhar Científico, Rondônia, v.3, n.1, p.378-405, jan./jul. 2017. Disponível em: <http://www.olharcientifico.kinghost.net/index.php/olhar/article/view/109>. Acesso em: 10 out. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.